Está com dificuldade de encerrar a conta no Banco Inter? Então confira esse artigo!

Nos atuais padrões em que se vive, tornou-se completamente comum que as pessoas optem pelos bancos digitais, o que, de fato, mostrou ser um grande revolucionador bancário. Entretanto, deve-se entender que cada pessoa é única e, portanto, pode acontecer de nem todos se sentirem satisfeitos com as instituições digitais. Dentro dessas circunstâncias, é possível que o cliente se questione se é possível cancelar conta no Banco Inter, e é sobre esse assunto que abordaremos nesse artigo.

Imagem de um cadeado com o fundo tecnológico.
Pelo fato de o Inter ser um banco digital, presume-se que o cancelamento seja facilitado. No entanto, há pessoas que tem dificuldade com tecnologia.
(Imagem: JanBaby via Pixabay)

Primeiro de tudo, é essencial saber que é um direito do correntista poder cancelar a conta, independente de qual seja o banco. Pelo fato de o Inter ser digital, é comum que algumas pessoas pensem que as mesmas regras das instituições financeiras tradicionais não se apliquem a ela, mas isso não procede. A realidade é que as regras são as mesmas para todas as instituições bancárias, independentemente se são digitais ou não. Sendo assim, é completamente verossímil afirmar que é possível encerrar conta no Banco Inter.

É possível cancelar conta no Banco Inter?

Independentemente de quais sejam as suas motivações, é perfeitamente possível cancelar a conta no Banco Inter. Porém, dentro desse contexto, é necessário frisar alguns pontos. Se tratando de uma conta digital, é de se imaginar que alguns trâmites se destoem das instituições tradicionais. Portanto, é de se cogitar que a maneira como alguns serviços são realizados sejam diferentes, incluindo o procedimento de encerrar conta no Banco Inter, e isso faz com que algumas pessoas tenham certa dificuldade.

A realidade é que, apesar de ser infinitamente mais fácil e cômodo realizar alguns serviços nessa instituição, o contraponto é que pode gerar algumas dificuldades devido à falta de esclarecimento. Há algumas formas de solicitar o encerramento do Banco Inter, mas nenhum deles é de maneira presencial. Por conta disso, pessoas mais velhas ou que não tem muita familiaridade com tecnologia podem se sentir confusas. Mas, nesse artigo, iremos detalhar todo o procedimento.

O que é o Banco Inter?

Para todos os efeitos, pode ser interessante conhecer um pouco mais sobre essa instituição, pois isso pode facilitar o entendimento em vários outros assuntos. O primordial para se compreender acerca dessa empresa é que o Banco Inter é um banco múltiplo brasileiro cuja sede está localizada na cidade de Belo Horizonte. A instituição é amplamente conhecida por se tornar um dos primeiros bancos digitais do Brasil e oferecer serviços básicos sem a necessidade de pagar taxas.

Homem segurando um cartão azul e mexendo no notebook.
Costumeiramente o Banco Inter é associado como um dos pivôs na contribuição da revolução bancária.
(Imagem: rupixen via Pixabay)

Entretanto, apesar de toda a magnitude e proporção que o banco tem hoje, nem sempre foi assim. Fundada em 1994 pelos membros da família proprietária do grupo MRV Engenharia, a finalidade inicial era um pouco distinta do que se tornou hoje. A então Intermedium CFI tinha como intuito fomentar operações de crédito imobiliário. Entrementes, apesar disso, a empresa acabou se consolidando no mercado de crédito consignado e Middle Market.

Mas, seguindo o seu objetivo inicial, em 2007 o Intermedium resolveu reabrir as operações de crédito imobiliário, sendo o refinanciamento imobiliário o principal produto da carteira. Já o ano seguinte ficou marcado pelo recebimento da carta patente do Banco Central, autorizando a instituição a operar como banco múltiplo. Foi por esse fato que, em 2008, o nome da empresa foi alterado para “Banco Intermedium”.

Quando o Banco Inter se tornou um banco digital?

Apesar de até 2008 a instituição ter apresentado um histórico positivo, tendo em vista as suas conquistas, até aquele ano ela ainda não tinha se tornado um banco completamente digital. Afinal de contas, apesar da carta patente do Banco Central, o Inter ainda não oferecia os serviços principais que uma instituição bancária oferta. Porém, com o decorrer dos tempos, essa ideia passou a ser cogitada pelos fundadores da empresa.

Mas mesmo essa possibilidade passando a ser maturada, foi somente no final de 2014 que ela começou a ser aplicada na prática. Foi nesse ano que a conta digital foi iniciada e com propostas realmente inovadoras. Diferentemente dos bancos tradicionais, o Intermedium passou a oferecer, desde os seus primórdios, uma conta-corrente totalmente gratuita e acessível através de qualquer computador e celular.

Macbook com a página do google aberta em cima de uma mesa e ao lado de um celular.
A instituição ainda teve que percorrer um caminho trabalhoso até se tornar um banco 100% digital.
(Imagem: 377053 via Pixabay)

Além disso tudo, os serviços que o banco oferecia era um grande diferencial. Através da conta digital era possível realizar depósitos, transferências, pagamentos de boletos, saques em qualquer caixa Banco24Horas e diversos outros serviços. Dessa forma, é possível afirmar que essa foi a primeira instituição bancária digital brasileira e totalmente gratuita, o que é um grande marco a ser mencionado e lembrado.

Qual foi o impacto do Banco Inter?

A construção do histórico do Banco Inter foi realmente algo que tomou grandes proporções, mas a magnitude foi tão grande que respaldou até mesmo na visão da própria sociedade. Na época em que a instituição passou a oferecer seus serviços, ela era vista com certo receio. Porém, hodiernamente, não é preciso ter um olhar muito clínico para notar que esse tipo de empresa é muito mais aceita. Inclusive, muito do que se fala a respeito da “revolução bancária” é mérito do Banco Inter.

Afinal de contas, foi através desse banco que as pessoas passaram a ter novas percepções. No entanto, esses não foram os únicos impactos. Com o início do primeiro banco digital, outros empreendedores passaram a ter interesse nesse tipo de mercado. Mas como de costume, o Brasil é um país muito burocrático, o que dificultava que empresas desse tipo conseguisse a carta patente do Banco Central.

Cartão vermelho em cima de um notebook branco.
O Banco Inter foi fundamentalmente importante para que as instituições bancárias reformassem os serviços ofertados para os seus clientes.
(Imagem: StockSnap via Pixabay)

Contudo, muito influenciada pelo Banco Inter – e percebendo o quão bem essa ideia tinha sido aceita – em abril de 2016 passou a vigorar a resolução nº 4480 do Banco Central, cuja finalidade era de facilitar a abertura de novas contas digitais. Fora essas tecnicidades, também é bom destacar que o Banco Inter impactou também a empregabilidade brasileira. Segundo dados de 2018, estima-se que a empresa obtinha cerca 1.200 funcionários.

Também é bom ressaltar que, atualmente, o banco consta com um pouco mais de 6 milhões de clientes, mostrando que realmente impactou a sociedade, pois esse é o número de pessoas que deixaram de pagar taxas abusivas. É bom salientar também que, em junho de 2017 o banco promoveu a renovação da sua marca, passando a ser chamado de Banco Inter, abandonando o nome “Intermedium”.

Porém, justamente devido a todo esse impacto e por conta da constante aparição de novas contas digitais, algumas pessoas começaram a procurar como encerrar a conta no Banco Inter. Nos tópicos seguintes abordaremos com mais detalhe esse assunto.

Por que as pessoas estão cancelando conta no Banco Inter?

Sabendo que a instituição possui uma conta digital completamente gratuita, faz com que seja muito difícil acreditar que há pessoas que solicitam o cancelamento da conta no Banco Inter. Entretanto, se analisado com mais profundidade, é possível observar algumas características que não são bem vistas por algumas pessoas, fazendo com que elas queiram encerrar a conta bancária no Inter. A seguir, elencaremos alguns motivos que fazem com que as pessoas encerrem suas contas, confira.

Caixas eletrônicos limitados

Como já frisado durante algumas partes do texto, o Inter é um banco digital e, apesar de ter algumas vantagens pelo simples fato de ser digital, esse fato também induz a algumas desvantagens, como o fato de não haver agências físicas. Como consequência, o banco não possui caixas eletrônicos próprios e, apesar de não aparentar ser um grande problema, na realidade é.

Uma nota de cem reais e uma nota de cinquenta reais.
Para quem vive em cidade grande, esse é um problema que passa despercebido, mas para aqueles que vivem em cidades menores, é uma questão bem relevante.
(Imagem: lkzmiranda via Pixabay)

Se você é oriundo de uma cidade grande, é provável que esse problema nem sequer tenha passado pela sua cabeça, mas o fato é que os caixas eletrônicos do Banco24Horas nem sempre são o suficiente. O Banco24Horas é uma rede interbancária que integra mais de 40 bancos conveniados, com mais de 23 mil caixas eletrônicos espalhados em mais de 600 cidades brasileiras, o que é relativamente grande.

Porém, se esses números forem analisados com um pouco mais de atenção, chega-se facilmente na conclusão de que essa rede de caixas eletrônicos não é tão acessível assim. E isso ocorre porque, apesar de os caixas estarem espalhados em mais de 600 cidades, o Brasil possui 5.570 municípios. Ou seja, para muita gente, a instituição apresenta ser uma opção não muito viável, pois na cidade não há presença do Banco24Horas, fazendo com que os mesmos desejem cancelar a conta no Banco Inter.

Rigidez na concessão e aumento de crédito

O intuito da grande maioria das pessoas ao abrir conta em banco certamente é para conseguir um limite pelo menos razoável. Afinal de contas, para muitas pessoas, nem sempre é possível realizar o pagamento à vista de um produto com custo elevado, por exemplo. Nessas ocasiões, é fundamental ter um cartão de crédito cujo limite seja alto ou, pelo menos, compatível com a renda mensal.

Imagem com um cartão de crédito gold na cor dourada em cima de outro cartão com bandeira MasterCard.
Como muitas pessoas só resolvem abrir conta em banco para ter crédito, ao terem as suas expectativas frustradas, acabam cancelando a conta no Banco Inter.
(Imagem: stevepb via Pixabay)

O problema é que a instituição nem sempre mostra ser flexível nesse ponto, o que motiva muita gente a solicitar o encerramento da conta no Banco Inter. Porém, o cerne do problema nem sempre é o limite inicial, pois pode acontecer de o banco oferecer um limite parecido com aquilo que você ganha. A questão mais profunda, então, está no tocante ao aumento de limite de crédito. Há vários relatos de correntistas que passaram um ano sem receberem nenhum aumento, e esse é um grande fator que faz com que as pessoas encerrem suas contas.

Impossibilidade de saques internacionais

Outro fator que faz com que as pessoas procurem cancelar conta no Banco Inter é devido ao fato de a empresa ainda não possibilitar os saques internacionais. É verdade que a propaganda da instituição afirma que o cartão é MasterCard internacional, e isso não é mentira. Entretanto, deve-se ressaltar que esse cartão só pode ser usado na função crédito, sem a possibilidade de saques.

Apesar de ser um detalhe que interesse apenas uma parte restrita dos clientes do banco, esse é um pormenor que não pode deixar de ser citado como um dos motivos de cancelamento. Afinal de contas, muitas pessoas que viajam frequentemente para o exterior, acham muito mais cômodo utilizar um cartão que forneça esse tipo de serviço. Fora isso, também é necessário destacar que a função débito não está permitida para casos internacionais.

Carteira com cartão bandeira MasterCard e dinheiro em um bolso jeans.
É fato que esse é um detalhe para os mais exigentes, mas ele não pode deixa de ser citado.
(Imagem: stevepb via Pixabay)

Além do mais, também é interessante relatar o fato de que o cartão de crédito MasterCard não possui um programa próprio de milhas, apesar de essa possibilidade já estar sendo cogitada e pode ser que a qualquer momento seja divulgada. Mas, atualmente, somente é possível usufruir das facilidades do Programa MasterCard Surpreenda, onde você troca os seus pontos por diversos benefícios.

Atendimento

Há pessoas que acham que uma conta digital possui somente benefícios, mas isso está longe de ser realidade. Afinal de contas, nenhuma instituição é perfeita e, portanto, está passível de ter erros e desvantagens, uma vez que não é possível agradar todo mundo. Ou seja, da mesma forma que alguns podem encarar o fato de todo o atendimento ser feito de maneira online algo positivo, há também aqueles que consideram isso uma desvantagem, e é algo completamente compreensível.

A verdade é que em algumas circunstâncias pode até ser legal resolver pequenas pendências ou problemas pelo chat ou telefone, por exemplo. Porém, quando se trata de assuntos mais sérios, pode se tornar um problema resolvê-los à distância. Assuntos como empréstimos, para algumas pessoas, são mais bem esclarecidos quando conversam cara a cara com algum atendente, pois fica mais fácil de realizar perguntas e extirpar qualquer questionamento.

Homem de óculos e social com um telefone branco na orelha.
Há pessoas que preferem maneiras mais formais para resolver algumas questões, bem como empréstimos ou assuntos do gênero.
(Imagem: Fotorech via Pixabay)

Mas, por se tratar de uma instituição digital, todo e qualquer problema deve ser resolvido de forma online, sendo impossível falar pessoalmente com algum atendente, o que para alguns já é uma questão negativa. Agora, se somado ao fato de que nem sempre o banco presta um atendimento satisfatório, torna-se um agravante ainda maior para que as pessoas queiram encerrar conta no Banco Inter.

O fato é que nem sempre a instituição oferece um atendimento de qualidade, e como não é possível ir até uma agência para solucionar os problemas presencialmente, muita gente acaba se chateando e optando por encerrar a conta. Isso ganha uma força ainda maior quando se sabe que alguns concorrentes são conhecidos por oferecem um atendimento de excelência.

Deficitário para débitos automáticos

O débito automático é uma ferramenta muito apreciada, principalmente pelo fato de acarretar diversos benefícios. Se você é uma pessoa esquecida, basta habilitar essa opção que, mensalmente, as suas contas serão debitadas automaticamente da sua conta. Dessa forma, acaba evitando que você adquira pendências financeiras e fique inadimplente devido ao simples fato de esquecer de pagar uma conta.

É mais uma maneira de obter certeza de que todas as suas responsabilidades financeiras estão sendo tratadas com a devida atenção e zelo. Além do mais, há algumas empresas que oferecem descontos caso habilite uma conta em débito automático, e certamente esse é um benefício que muitas pessoas querem aproveitar. No entanto, quem é cliente da instituição, pode sofrer alguns problemas, pois ele é um pouco deficitário no tocante a débito automático.

Imagem com clipes coloridos e uma calculadora e uma caneta ao fundo.
É comum que muitas empresas ofereçam benefícios aos que habilitam o débito automático, pois isso dará a certeza de que não haverá inadimplência.
(Imagem: AlexanderStein via Pixabay)

Dessa forma, muita gente acaba optando por encerrar a conta bancária no Banco Inter pois não consegue usufruir de todas as possibilidades do débito automático. Inclusive, há algumas operadoras telefônicas que oferecem um pacote melhor e por preço reduzido e, para resgatar essa oferta, basta cadastrar o plano no débito automático. No entanto, se você é cliente Inter, isso pode não ser possível.

É mentira dizer que o Banco Inter não possui débito automático, pois ele possui sim. Contudo, ele é um pouco limitado. O banco tem convênio para faturas em débito automático das seguintes empresas: COPASA, CLARO, CEMIG, SABESP, ALGAR TELECOM, ALGAR CELULAR, TIM, CELPE, EDP SAO PAULO, ELEKTRO, ENEL GOIAS, ENERGISA (BO, MG, MS, MT, NF, PB, SD, SE, TO), COELBA BAHIA, CELG, COPEL, CESAN, MINAS TÊNIS CLUBE e MINAS TÊNIS NÁUTICO CLUBE.

Como é possível notar, essa é uma lista que não abrange um público mais exigente. E justamente por esse motivo é que muitas pessoas preferem cancelar a conta no Banco Inter. Se você faz parte dos clientes que querem encerrar a conta por esses ou outros motivos, basta conferir o tópico seguinte que iremos mostrar com detalhes. Confira.

Como cancelar a conta no Banco Inter?

O fato é que, por se tratar de um banco digital, muitas pessoas presumem que o método de cancelamento segue um certo padrão. Mas a realidade é que isso não é completamente verdade. Geralmente, as instituições bancárias digitais oferecem mais de uma forma possível para encerrar a conta. Em alguns bancos é possível cancelar a conta por telefone, e-mail ou até mesmo pelo chat. Contudo, não é o que acontece com o Inter.

Mulher com unhas pintadas com um telefone na orelha.
Pelo fato de ser uma instituição digital, a maioria acha que é possível cancelar a conta do Banco Inter pelo chat. Entretanto, essa afirmação não procede.
(Imagem: kaboompics via Pixabay)

Para poder cancelar conta no Banco Inter é estritamente necessário que se faça o procedimento via internet Banking. E isso significa dizer que caso você ligue para a Central de Atendimento com intuito de cancelar a conta, sua solicitação será negada e a atendente irá lhe explicar o procedimento para encerrar a conta via Internet Banking. Mas para que não seja necessário realizar essa ligação, no tópico seguinte iremos lhe explicar como encerrar a conta bancária no Inter.

Como cancelar conta no Banco Inter via Internet Banking?

Por ser uma conta digital, onde todos os procedimentos devem ser resolvidos com auxílio da internet, é normal que algumas pessoas tenham certas dúvidas. Entrementes, para que todos os questionamentos sejam esvaídos, explicaremos detalhadamente como encerrar conta no Banco Inter.

O primeiro passo deve ser acessar o site do Internet Banking Inter e preencher devidamente conforme o seu perfil. Ou seja, deve escolher o tipo de acesso, se é conta corrente/investimento ou se a sua conta é PJ. Tendo feito isso, é só digitar o número da sua conta.

Print de login de conta do Internet Banking do Banco Inter.
Caso você não saiba a sua conta, basta verificar na parte traseira do seu cartão.

A passo seguinte é clicar nas iniciais do seu nome e inserir a senha no teclado virtual. Mas atenção, a senha que você deve colocar é a mesma que você utiliza para acessar o aplicativo, e não a senha numérica.

Print do Internet Banking do Banco Inter na parte de login do usuário.
A senha que você deve colocar não é a numérica e possui no máximo 8 caracteres.

Para poder ter acesso a essa plataforma, você deve informar o código I-Safe, uma sequência numérica única que é gerado no seu aplicativo para celular. Para visualizar esse código não é necessário logar na sua conta, basta abrir o app e apertar para gerar código.

Print do Internet Banking do Banco Inter onde é solicitado a autenticação pelo i-safe.
Esse código possui um período para ser utilizado, pois ele pode expirar. Portanto, não demore muito a colocar o código ou terá que esperar o aplicativo gerar outro.

Após fazer isso você já terá conseguido adentrar no Internet Banking e, então, basta clicar em “Serviços”, no menu situado ao lado esquerdo. Em seguida, irá aparecer novas opções. Basta apertar em “Solicitação de Encerramento de Conta”.

Print da parte inicial do Internet Banking do Banco Inter
Através do internet banking é possível realizar diversas funções, até mesmo o encerramento da conta Inter.

Como de praxe, lhe será solicitado que você informe o porquê de querer encerrar a conta no Banco Inter, e esse é um campo obrigatório. Porém, se caso nenhuma das alternativas contemplem o seu motivo, basta apertar em “Outro” e fazer uma descrição do que o levou a tomar essa iniciativa.

Print do Internet Banking do Banco Inter onde é solicitado o motivo do encerramento de conta.
Dentre os motivos para o encerramento, é possível colocar “utilizo pouco a conta”, “não recebi meu cartão”, “limite de cartão de crédito negado” e alguns outros.

Assim que você realizar esse passo, irá aparecer na tela um termo de encerramento, o qual é recomendado ler e, depois, marcar a opção “Li e aceito o termo de encerramento”. É interessante destacar que não é possível dar continuidade ao procedimento sem antes marcar essa caixa.

Print do Internet Banking do Banco Inter onde é mostrado o termo de encerramento de conta digital.
Vale destacar que ao apertar para ler o termo de encerramento, irá ser realizado o download do documento para o seu desktop.

Após apertar em “Avançar”, é necessário confirmar o cancelamento e preencher todos os dados do formulário e, em seguida, finalizar o seu pedido. Tendo feito isso, o seu pedido eventualmente irá ser analisado pela equipe do banco e em até 30 dias a instituição irá dar retorno a sua solicitação.

E esse é todo o procedimento necessário para poder efetuar o cancelamento da conta no Banco Inter. Como você pôde perceber, apesar de ser feito de maneira online, trata-se de um processo extremamente fácil e cômodo. Além do mais, é necessário saber que a resposta para a sua solicitação será enviada para o seu endereço de e-mail. Portanto, sempre se atente em deixar os dados cadastrais atualizados.

Como cancelar a função crédito no Banco Inter?

Tem algumas pessoas que somente querem cancelar a função crédito, e caso esse seja o seu intuito, saiba que também há essa possibilidade. Nesse caso, o titular da conta não terá o cartão por inteiro bloqueado, haja vista que o Banco Inter possui cartão múltiplo. Isso quer dizer que com o cancelamento da versão crédito, ainda será possível usufruir do modo débito e a conta-corrente não será encerrada.

Imagem de um cartão e a ponta de uma caneta.
Há pessoas que se consideram muito impulsivas e, por isso, querem cancelar a função crédito do cartão. E isso é completamente possível!
(Imagem: rupixen via Pixabay)

Além do mais, muitas pessoas acham que com o cancelamento da função débito, toda a conta será encerrada, mas essa é uma falsa afirmação. Para obter a finalização total e cortar completamente os vínculos com o Banco Inter, é necessário realizar o passo a passo detalhado logo acima. Agora para cancelar a função crédito ou débito do cartão Inter, basta ligar para o banco através dos seguintes números:

  • 3003 4070 para capitais e regiões metropolitanas ou;
  • 0800 940 0007 para demais localidades.

Para dar prosseguimento a solicitação, basta digitar a opção número 2 ambos os telefones. O horário de atendimento para os dois conatos é 24h por dia e 7 dias por semana. Lembre-se que caso você possua algum saldo devedor no cartão, as faturas irão ser enviadas normalmente até que o valor da compra seja quitado.

O que mais preciso saber sobre o cancelamento de conta no Banco Inter?

Apesar de o procedimento para cancelar conta no Banco Inter ser extremamente rápido, é importante saber alguns detalhes. Assim que a solicitação for feita, você irá receber um e-mail confirmando o cancelamento. A partir desse momento, a instituição tem até 30 dias para dar um retorno para o seu caso. Isso quer dizer que mesmo fazendo o pedido de encerramento hoje, a conta só será definitivamente cancelada depois de um tempo.

E é extremamente necessário que você saiba dessa informação e fique atento nesse pormenor. Segundo o Banco Central, uma espécie de órgão regulamentador de empresas bancárias, toda instituição tem o prazo máximo de 30 dias para causar uma ruptura total dos vínculos entre cliente e banco. Sendo assim, caso o Inter ultrapasse esse prazo e não tenha lhe dado nenhuma resposta via e-mail de que a conta foi definitivamente excluída, deve-se tomar algumas atitudes drásticas.

Imagem de um calendário branco com números pretos.
É importante ficar atento a data do cancelamento da conta Inter, pois se ultrapassar o período estipulado, deve-se tomar as medidas cabíveis.
(Imagem: tigerlily713 via Pixabay)

Dentre algumas opções, uma das que você pode resolver fazer é entrar em contato com o banco e tentar resolver essa situação. Porém, caso deseje isso, é importante saber como contatar a instituição. Deve-se salientar que o Inter possui alguns números telefônicos, mas cada um é voltado para algo específico. Abaixo explicaremos cada um deles.

  • Para capitais e regiões metropolitanas: 3003 4070;
  • Para as demais localidades: 0800 940 0007;
  • Serviço de atendimento ao consumidor (SAC): 0800 940 9999 ou
  • Para deficientes de fala e audição: 0800 979 7099.

Todos esses canais estão disponíveis 24h por dia, portanto, você pode ligar a qualquer horário para resolver a sua pendência em relação ao cancelamento. Agora, se acaso mesmo ligando em um desses números telefônicos você não obter uma resposta satisfatória, será necessário tomar outra ação, a qual explicaremos logo abaixo.

O que fazer quando o atendimento não resolve?

Pode acontecer de mesmo entrando em contato com o banco via SAC, por exemplo, o seu problema não seja solucionado. Nesse caso, é preciso apelar para uma outra opção, que é a ouvidoria. Esse é um canal muito conhecido, que deve ser utilizado quando você não obtém uma resposta satisfatória ou a resolução do seu problema não tenha sido concluída. Portanto, se esse for o caso, basta ligar para o seguinte número:

  • 0800 940 7772: ouvidoria.

Porém, diferente dos outros meios de contato, a ouvidoria não possui o atendimento 24h por dia, o seu horário é um pouco mais restrito. Por isso, caso seja necessário contatar esse canal, atente-se ao horário, que é de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 18h00. A ouvidoria é um canal de segunda instância e, por isso, para poder entrar em contato, é indispensável já ter falado com os atendentes por meio dos outros números telefônicos.

Imagem de um telefone antigo em cor preta.
A ouvidoria deve ser contatada em segunda instância. Ou seja, quando o SAC ou outro canal de atendimento não resolve o seu problema.
(Imagem: Alexas_Fotos via Pixabay)

Além disso, ao ligar para a ouvidoria, não esqueça de ter o número de protocolo nas mãos dos outros atendimentos. Para obter esse número, ainda que o atendente não informe, é só questioná-lo no momento da ligação ou antes de encerrá-la, pois trata-se de um direito seu que não pode ser negado. Assim que o atendente lhe informar, certifique-se anotar corretamente, pois essa sequência numérica irá garantir que já houve uma tentativa da resolução do problema por meio de outro canal de atendimento.

No entanto, se mesmo ligando para a ouvidoria o problema persistir, o recomendado é ligar para o Banco Central através do número 145, pois lá certamente a sua pendência será resolvida, uma vez que esse órgão aplica multa para casos desse tipo. Entrementes, você deve ter algumas coisas esclarecidas ao realizar o cancelamento da conta digital Inter, que é o que falaremos a seguir.

Perguntas frequentes sobre cancelamento de conta bancária

Há pessoas que possuem certas dúvidas em relação ao cancelamento da conta no Banco Inter e, com intuito de saná-las, resolvemos elencar as perguntas frequentes que permeiam esse assunto. Dessa forma, após ler esses tópicos, você ficará mais esclarecido e confiante ao fazer essa solicitação. Para saber mais, basta conferir o tópico seguinte.

Há tempo limite para cancelar a conta no Banco Inter?

Essa é uma dúvida muito recorrente da parte dos clientes da instituição, mas a resposta é bem simples. Em todos os bancos existentes, não é possível encontrar uma única cláusula que estipule um tempo específico que se deve usufruir dos serviços para poder solicitar o encerramento da conta. Portanto, ainda que o Inter seja um banco digital, ele não foge dessa regra, pois ele também deve seguir os padrões e regulamentos dados pelo Banco Central do Brasil.

Imagem de um relógio despertador.
Um erro muito comum é achar que é necessário ter a conta por um certo período antes de solicitar o encerramento da conta no Banco Inter.
(Imagem: obpia30 via Pixabay)

Sendo assim, é possível afirmar com tranquilidade que o correntista pode solicitar o encerramento da conta no Banco Inter a qualquer momento, independente de quando ele se tornou cliente, pois não há um tempo mínimo exigido. Portanto, se você abriu a conta a alguns dias, mas já decidiu que quer cancelar a conta, basta seguir o passo a passo ensinado acima, pois você tem esse direito.

Posso cancelar a conta no Banco Inter com débito?

Se você tem qualquer pendência financeira com o banco, não será possível cancelar sua conta. Portanto, nesse caso, a instituição pode se negar a encerrar a sua conta pois, nessa situação, ela está no seu direito. Então, caso esteja decidido a cancelar a conta, certifique-se de ter quitado todas as contas no seu cartão e cancelar os agendamentos futuros, se for o caso de ter habilitado o débito automático.

Entrementes, algumas situações podem ocorrer. Como se sabe, o Banco Inter oferece algumas opções de empréstimos, como o empréstimo consignado, que se trata de um voltado para servidores públicos, aposentados e pensionistas, além de alguns outros. Nesse caso, pode acontecer de o empréstimo somente ser quitado por completo dentre alguns anos. Ou seja, estará em débito com o banco e como consequência não poderá cancelar a conta.

Homens de social fazendo cumprimento de mão e outro com um tablet na mão.
Caso haja uma pendência financeira por um longo período, como um empréstimo, há uma alternativa que você pode considerar.
(Imagem: ccfb via Pixabay)

Ao menos é isso o que a maioria acha, pois na prática pode ser diferente. Nessa situação, onde se deve fazer um pagamento por um longo período, há uma opção que pode ser cogitada. É possível solicitar a portabilidade dessa dívida para um outro banco e, apesar de ser um processo ardiloso, é a melhor alternativa para quem quer cancelar com urgência a conta bancária.

Ademais, vale ressaltar que não é uma obrigação da instituição acatar essa sua solicitação, fica apenas a critério do banco aceitar ou recusar. No entanto, se você está realmente decidido no propósito de encerrar a conta, vale a pena tentar esse método. Mas se você procurou construir um histórico de bom relacionamento com o banco, a probabilidade de a empresa aceitar a sua proposta são significativamente maiores.

Perco o acesso as informações ao encerrar a conta no Banco Inter?

Geralmente, quando se encerra o vínculo com uma empresa bancária, é de se imaginar que algumas informações serão perdidas. Você fica incapacitado de visualizar, por exemplo, comprovantes de pagamento e o histórico de saques e depósitos. No entanto, pode acontecer de alguma empresa insinuar que você não pagou determinada parcela de um produto e, para mostrar que houve o pagamento, somente com o comprovante em mãos.

Mas como já houve o cancelamento da conta, torna-se impossível entrar no aplicativo e pegar o comprovante do pagamento da compra. Porém, se você realmente desejar resgatar algum comprovante – ou outra informação – talvez seja possível, mas somente entrando em contato com o Banco Inter. Ou seja, é factível afirmar que se perde o acesso livre as informações, mas algumas podem ser resgatadas.

Para que isso seja possível, você deve entrar em contato com o banco através dos números telefônicos que foram citados alguns tópicos anteriores. E ao ser atendido pela equipe do banco, basta relatar a sua situação e que você deseja resgatar um comprovante de pagamento. É provável que o atendente queira enviar tal comprovante para o seu e-mail, então não deixe de passar o endereço eletrônico correto.

É possível ter a conta encerrada por inatividade?

Um questionamento muito comum em relação a instituição é se a conta se encerra quando há um longo período sem nenhum tipo de movimentação. Muitas pessoas acham que as instituições digitais seguem um padrão diferente dos bancos tradicionais e, portanto, acreditam que certos posicionamentos não acontecem no Banco Inter. No entanto, é necessário dissociar essa ideia, uma vez que toda instituição bancária é regulamentada pelo Banco Central do Brasil.

Mas ainda assim uma dúvida pode ocorrer. O mandado de encerramento de conta por inatividade advinda do Banco Central ocorre por alguns motivos, os quais o Inter não se encaixa. Em suma, esse encerramento é para precaver o titular de eventuais gastos desnecessários. É sabido que os bancos tradicionais cobram diversas taxas, como mensalidade, anuidade e até mesmo manutenção dos serviços e, a longo prazo, isso gera gastos significativos para o cliente.

Imagem de uma ampulheta de vidro.
É verdade que o Inter não se encaixa nos motivos de a conta bancária ser cancelada por inatividade. No entanto, a instituição deve seguir o que manda o Banco Central.
(Imagem: sstoppo via Pixabay)

No entanto, se há inatividade, os valores dessas taxas vão se acumulando, gerando dívidas e podendo ocasionar em juros. Mas para que esses valores não fiquem ainda mais exorbitantes, o Banco Central obriga que contas inativas sejam automaticamente canceladas, justamente para evitar acúmulo de dívidas e gastos desnecessários. Como é de se notar, essa é uma justificativa extremamente plausível.

Contudo, no caso do Inter, não há cobrança de nenhuma taxa, seja mensalidade, anuidade etc. Portanto, pela lógica, seria de se imaginar que a regra não se aplica nesse caso, uma vez que não haveria dívidas para acumular. Apesar de esse raciocínio fazer sentido, na prática ele é bem diferente. A verdade é que mesmo sendo uma conta digital 100% gratuita, a instituição é obrigada a cancelar a conta quando há inatividade.

Sendo assim, é completamente verossímil afirmar que é possível encerrar a conta do Banco Inter por inatividade. Para que isso ocorra, o correntista deve manter a conta sem movimentações por aproximadamente 6 meses. Contudo, é importante fazer algumas ressalvas. Ainda que seja possível cancelar a conta desse jeito, não é o mais recomendado, pois isso consta no seu histórico e pode não ser muito bem visto por outras instituições bancárias caso você deseje se tornar cliente.

O banco pode cancelar a conta sem que o cliente solicite?

Essa é uma informação que poucas pessoas sabem, mas é essencial que ela seja mais difundida. A realidade é que sim, o banco pode cancelar a conta-corrente sem que haja uma solicitação da parte do cliente, apesar de isso ser raro. A abertura de conta é um contrato celebrado, onde ambas partes envolvidas podem solicitar o encerramento. Esse fato ocorre com algumas pessoas e, devido a desinformação, acabam achando que não é direito do banco fazer isso.

Dois homens com uma caneta na mão sendo uma azul e outra branca e com um contrato na mão.
A abertura de conta é um contrato de ambas as partes. Portanto, isso dá o total direito de a instituição encerrar sua conta, se assim desejar.
(Imagem: Aymanejed via Pixabay)

Apesar de aqui estarmos falando do Banco Inter, a realidade é que isso se expande para todas as instituições bancárias existentes, sejam elas digitais ou não. É sabido que essa não é uma atitude tão usual ou sem motivos, pois o Banco Inter encerra uma conta por alguns motivos, os quais iremos falar ainda nesse artigo. Ainda que seja raro de ocorrer, é fundamental obter esses conhecimentos. Sabendo disso, os motivos que fazem o banco cancelar a conta são:

Desinteresse comercial

É verdade que esse pode ser um motivo um tanto quanto genérico, mas o Banco Inter pode alegar desinteresse comercial em manter a sua conta ativa. Esse desinteresse pode ser motivado por poucas transações financeiras, saldo em conta costumeiramente baixo ou coisas do gênero. Dessa forma, o banco pode cancelar a conta ou cartão a qualquer instante. Contudo, antes de realizar esse feito, é enviado um e-mail avisando.

Suspeita de fraude

Nenhuma empresa, de qualquer ramo que for, quer ser vítima de oportunistas. Portanto, se o Banco Inter achar que a sua conta está tendo movimentações muito suspeitas, é possível que a empresa resolva encerrar a sua conta e findar com qualquer tipo de relacionamento com o cliente. Um exemplo de suspeita de fraude é receber transferências cujos valores sejam exacerbados e até maiores que sua renda mensal, por exemplo.

É verdade que certamente sua conta não será encerrada caso esse tipo de situação seja esporádica, mas, caso seja recorrente, é possível que o Inter se atente a sua conta para averiguar se há alguma questão destoante. Contudo, há uma forma bastante prática e simples de evitar com que a instituição desconfie da autenticidade do titular.

Homem de capuz com o rosto não iluminado sendo impossível reconhecer.
É fato que nenhuma empresa, de qualquer ramo que for, quer manter como cliente uma pessoa com identidade suspeita, haja vista que ninguém quer ser vítima de fraude. No entanto, para evitar esse tipo de situação, há algumas dicas que você pode aplicar.
(Imagem: xusenru via Pixabay)

Sempre se fala na necessidade de manter os dados cadastrais atualizados, e isso não é por acaso. O fato de você estar constantemente atualizando os seus dados, mostra ao banco que você é uma pessoa real, e não um mero oportunista. Portanto, se você mudou de número, e-mail, endereço ou coisas do gênero, procure imediatamente alterar essa informação no aplicativo.

O fato de o Inter ser um banco digital facilita bastante esse processo, uma vez que não é necessário ir até uma agência física para resolver essa questão. Basta fazê-lo por intermédio do internet banking ou, se preferir, pode tentar realizar esse procedimento através do número telefônico. Como pôde ver, trata-se de uma questão super simples de ser evitada.

Solicitação proveniente de órgão judicial ou regulador

Além disso, a sua conta pode ser encerrada quando há um pedido oriundo da Justiça, Receita Federal, Banco Central do Brasil ou qualquer outra autoridade desse nível. A solicitação desses órgãos pode ser motivada por suspeita de fraude ou até mesmo quando o valor declarado no imposto de renda não seja compatível com as transações feitas no Inter.

Pouca interação com o banco

Esse tópico engloba várias coisas, mas, em suma, se você não interage muito com o banco, é sinal de que você não está satisfeito com os serviços e, portanto, o recomendável e encerrar a conta. Com “interagir”, além de estar se referindo as interações pelo chat, telefone etc., também abrange outras coisas, como ter pouca movimentação bancária. Como já esclarecido anteriormente, se você deixar de utilizar a conta por 6 meses, a sua cona é encerrada por inatividade.

Imagem de um homem de terno em uma reunião
Pouca interação com banco não se resume apenas a diálogos com a instituição, mas vários outros aspectos.
(Imagem: kherrmann via Pixabay)

Entrementes, outros fatores podem contribuir para esse resultado, bem como a falta de uso do cartão de crédito, por exemplo. Se você não utiliza, significa que não faz falta para você e, portanto, nada irá mudar caso o cartão seja cancelado. Independentemente do que leve o banco a tomar essa atitude, saiba que sempre haverá um aviso prévio, que será enviado para o e-mail cadastro, daí a importância de manter os seus dados sempre atualizados.

Muita gente procura tomar algumas atitudes jurídicas por afirmarem que o banco excluiu a conta sem nenhum tipo de aviso prévio, quando na verdade nem sempre isso é verdade. Às vezes, a pessoa só não recebeu esse aviso porque os seus dados estavam desatualizados, impossibilitando qualquer tipo de contato. Além do mais, vale frisar que é muito difícil de o banco excluir por conta própria a sua conta, ainda que não seja impossível.