Está com dúvida de como encerrar a conta no Next? Então basta conferir esse artigo!

O nível de contentamento das pessoas está cada vez mais crítico, e isso quer dizer que a cada dia que passa tem se tornado mais difícil satisfazer completamente um cliente. E é por esse e outros motivos que muita gente vem procurando saber como cancelar conta no Next. No entanto, por se tratar de um banco digital, muita gente tem sentido dificuldade para realizar esse procedimento. E para que todas essas questões fiquem esclarecidas, resolvemos elaborar um artigo elucidativo e detalhado e, para conferir o resultado, basta continuar nesse post!

Notebook encima de uma mesa de vidro na sala de estar.
Muitas pessoas podem ter dificuldade para encerrar a conta no Next, e para minimizar esse problema, resolvemos detalhar todo o procedimento nesse artigo.
(Imagem: Pexels via Pixabay)

Não é difícil perceber que ultimamente as pessoas estão cada vez mais rígidas em relação aos serviços bancários que são oferecidos. E muito disso se dá devido as numerosas opções dentro do mercado financeiro, afinal de contas, só é possível criar critérios mais ponderados quando se tem algum parâmetro de comparação. E é em razão de todo esse tino que milhares de clientes estão se questionando como encerrar a conta no banco Next, e vale salientar que se trata de um direito de todos os clientes.

Muito do desentendimento sobre o cancelamento da conta Next ocorre devido a uma falta de esclarecimento por parte da própria instituição. Mas é sempre bom ressaltar que, independente de qual seja o motivo da sua solicitação, seja por razões pessoais, por insatisfação em relação aos serviços oferecidos ou qualquer outra coisa, é direito seu ter o pedido acatado. E para saber como realizar essa solicitação e todos os seus demais direitos, é só continuar nesse artigo.

O que é o banco Next?

O Next nada mais é que senão uma conta que se enquadra nos moldes digitais. E como muitos já tem conhecimento, o Next é, de certa forma, dependente do Bradesco. O Next veio a surgir em junho de 2017, depois de dois anos de muito estudo e investimentos e, atualmente, ele é o primeiro e único banco 100% digital do Bradesco. Vale destacar, inclusive, que ambos bancos possuíam o mesmo CNPJ e compartilhavam os mesmos fundos.

Homem desenhando uma linha vermelha crescente em um gráfico de barra
Para que o Next pudesse vir a público, foi necessário muito estudo e investimento. E isso mostra que não foi apenas um “tapa buraco” do Bradesco para não ficar para trás diante dos bancos digitais.
(Imagem: Tumisu via Pixabay)

No entanto, mesmo diante dessas circunstâncias, é preciso saber dissociar algumas coisas. Os serviços ofertados por ambos bancos não são os mesmos. O Bradesco, por exemplo, utiliza o sistema de cestas, coisa que hoje em dia não acontece no Next. Fora isso, clientes Next não podem ir até uma agência do Bradesco para resolver algum problema relacionado a sua conta, pois isso é tratado de maneira separada.

Por que o Bradesco resolveu obter uma conta digital?

Uma informação que a maior parte das pessoas já sabem em relação ao Next é que ele está diretamente ligado com o banco Bradesco, uma renomada instituição tradicional. No entanto, nem todos compreendem o motivo desses bancos estarem interligados. Com a crescente aparição das contas digitais e com a enorme receptividade da sociedade em relação a esses serviços, o Bradesco já começou a visualizar uma grande oportunidade de aderir mais clientes.

E essa oportunidade foi intensificada quando foi notado uma predileção por parte do público jovem a escolherem as contas digitais. Os jovens, na atual sociedade, já nascem em um ambiente repleto de tecnologia. Por conta disso, muitos já crescem sabendo que a internet é um propagador de facilidades e comodidade, e tendem a preferir tudo o que envolve tecnologia. Tanto que, segundos estudos, os jovens estão cada vez mais presentes no âmbito dos bancos digitais.

Mulher loira e com vestido branco escorada em uma parede de pedra.
Sabendo que, estatisticamente falando, os jovens preferem as contas digitais, foi um incentivo para que o Bradesco lançasse um banco nesses moldes.
(Imagem: DzeeShah via Pixabay)

Em paralelo a essa constatação, também é necessário frisar um outro ponto. À medida em que o número de clientes em contas digitais aumentava, o Bradesco perdia cliente. Em meio dessas circunstâncias, a instituição precisava fazer alguma coisa para se reerguer, e uma das alternativas tomadas foi justamente a invenção de uma conta digital direcionada ao público jovem; o banco Next.

Como é a estrutura do banco Next?

Outra coisa que é interessante saber sobre o Next é sobre como ele é estruturado. E, nesse ponto, a realidade é que a instituição agrada muita gente, sendo até motivo de inveja por parte de outros bancos digitais. E o principal motivo para que tudo isso ocorra é justamente devido ao fato de o Bradesco compartilhar algumas de suas estruturas com o Next. Dentre todos os compartilhamentos feitos, há alguns que são dignos de destaque.

Uma das grandes desvantagens apontadas pelos adeptos das contas digitais é em relação a baixa acessibilidade em realizar saques em dinheiro. Todos sabem que essas instituições digitais permitem fazer esse tipo de serviço por intermédio da rede Banco24Horas, mas há algumas questões que devem ser levantadas. Essa rede interbancária brasileira conta com mais de 23 mil caixas eletrônicos espalhados em mais de 600 cidades em território nacional.

Inicialmente, até pode parecer ser um bom número, mas basta analisar com um olhar mais clínico que se muda facilmente de opinião. Hodiernamente, o Brasil é formado por 5.570 municípios. Tendo consciência desse número e fazendo um comparativo proporcional, enxerga-se que a quantidade de Banco24Horas não é o suficiente para atender toda a população. Inclusive, essa é uma frustração bem presente em pessoas de cidade pequena, que são as mais afetadas pela falta da rede interbancária.

Casas próximo a uma colina e da natureza.
Pessoas que vivem em cidades mais afastadas sabem que não é possível contar com a rede de Banco24Horas. Portanto, para elas, é mais vantajoso ter conta no Next, visto que se pode utilizar os caixas eletrônicos do Bradesco, os quais estão presentes em todos os municípios brasileiros.
(Imagem: milesz via Pixabay)

No entanto, até 2010, o Bradesco era o único banco privado brasileiro a estar presente em todos os municípios do país, com pelo menos uma agência ou posto de atendimento. Sabendo disso, é nítido perceber que o Next tem uma clara vantagem, uma vez que clientes dessa instituição podem utilizar os caixas eletrônicos do Bradesco para realizarem saques, transferências e retirar extratos.

Fora isso, há outras vantagens que os clientes podem aproveitar que, em sua natureza, advém do Bradesco. A BIA, uma espécie de assistente virtual, também é compartilhada entre os dois bancos. Essa tecnologia surgiu para facilitar algumas consultas, uma vez que com a BIA é possível conferir o extrato, saber onde está a agência mais próxima e até fazer transferências entre contas. Além do mais, a maneira de entrar em contato com a BIA é extremamente fácil, podendo até ser pelo WhatsApp.

O Next se separou do Bradesco?

Um assunto muito em voga nos últimos tempos envolvendo a instituição é se realmente haverá uma separação entre o banco Bradesco e o Next. Essa é uma informação que não se baseia em boatos ou especulações, mas muito pelo contrário. O próprio presidente do Bradesco relatou à imprensa que tinha essa intenção em mente, e desde então ficou a dúvida de quando isso ocorreria.

Relatada pela própria equipe de frente do Bradesco, a intenção inicial era realizar essa ruptura no primeiro semestre de 2020, o que claramente não ocorreu. Diante disso, começou a se cogitar que essa separação não mais ocorreria, mas, pelas falas do presidente da instituição, foi possível interpretar de uma outra maneira.

Multidão de pessoas parado em uma rua
A expectativa era de que, caso o Next ultrapassasse o número de 3,5 milhões de clientes, haveria essa ruptura. No entanto, isso aconteceu antes de bater essa meta.
(Imagem: efes via Pixabay)

Recentemente, o Next bateu o número de 3 milhões de clientes, o que já é um número bom, ainda que não tenha superados os seus principais rivais como o Inter e o Nubank. Algumas prospecções ainda afirmavam que até março de 2020 o Bradesco iria se desunir, o que também não ocorreu. Diante disso, é possível perceber que as expectativas no tocante à separação foram frustradas, mas não excluídas.

Ainda sobre esse tema, é interessante destacar uma fala de Octavio de Lazari Jr, o então presidente do Bradesco, durante uma teleconferência com jornalistas. Segundo o próprio, é possível afirmar que “o Next vai ser separado totalmente do Bradesco, terá um CNPJ só dele e presidente só dele”. E foi exatamente isso que acontece, pois em setembro de 202 saiu a notícia de que o Next foi oficialmente desmembrado do Bradesco!

Por que o Bradesco se separou do Next?

Um dos pontos que é interessante ter noção é sobre os motivos que faziam com que o Bradesco quisesse se separar do Next. Mesmo sendo um assunto que deteve a atenção de muitas pessoas – em especial dos próprios correntistas – ele também é um assunto onde há bastante ambiguidade. Muitos acreditam que esse intuito se dá pelo fato de o Next não ter sido muito vantajoso, mas essa informação não procede.

Notas de um dólar espalhado por uma superfície.
Ao contrário do que muitos podem imaginar, o Next foi extremamente vantajoso, principalmente financeiramente falando. E isso quer dizer que os motivos da separação têm outras razões.
(Imagem: geralt via Pixabay)

Em teoria, o motivo dessa motivação é justamente o oposto. Segundo pesquisas feitas, a separação reduziria custos de operação da instituição financeira digital e facilitaria na concorrência com fintechs. O objetivo é fazer com que a plataforma siga regulamentações mais brandas impostas pelo Banco Central, o que equivaleria aos concorrentes também digitais. Ao que parece, pelo Next ser uma subsidiária do Bradesco, as determinações são um pouco mais rígidas.

Sendo assim, como ocorreu essa separação, a prospecção é que o crescimento do Next se torne muito mais simples. Além do mais, o banco tradicional tem investido fortemente em capacidade de análise de dados para deixar o Next cada vez mais preparado pós-separação. O primordial intuito é fazer com que a conta digital tenha vida própria, com balanço e avaliações separados. Mas, de certa forma, esse assunto causa muito receio para os clientes Next, e falaremos mais a respeito desse assunto nos próximos tópicos.

Por que as pessoas estão encerrando conta no Next?

As contas digitais, em sua grande maioria, detêm grandes vantagens, principalmente quando são comparadas as contas tradicionais. Inclusive, muitas pessoas afirmam que, em certos aspectos, o próprio Next é melhor do que o Bradesco. Diante de um posicionamento desse, é até difícil crer que as pessoas estão buscando cancelar suas contas. Mas o fato é que nenhuma instituição é imune a erros, inclusive o Next. E são esses pontos negativos que fazem com que a empresa perca clientes, e elencaremos todos eles a seguir.

Atendimento

Esse é o primeiro ponto que deve ser ressaltado, e não é por acaso. De todos os problemas encontrados e dentre os principais motivos que fazem com que os clientes encerrem suas contas, certamente o que está ocupando a primeira posição está diretamente relacionado com o atendimento oferecido pelo Next. É muito difícil encontrar um só cliente que nunca tenha tido um problema com o atendimento, e eles são os mais diversos possíveis.

No entanto, de todas as reclamações, uma que pode ser encontrada em unanimidade diz respeito a demora para ser atendido. Inclusive, desde que o Next foi criado, esse é um problema recorrente, o que só denota que até então a empresa não procurou resolver essa questão. Inclusive, ao procurar sobre a instituição no site Reclame Aqui, nota-se que mais da metade das insatisfações estão ligadas com o atendimento.

No entanto, mesmo a demora para ser atendido ser uma das principais reclamações, não para por aí. Afinal de contas, também não é raro cair em ligação com um atendente despreparado ou que não é tão solícito sobre os seus questionamentos, sendo capaz de tirar qualquer um do sério. Mas, como se não bastasse, os problemas envolvendo o atendimento não se restringem unicamente ao contato por telefone, pois ele também se estende aos que optam pelo chat.

Homem segurando um celular Lumia
Ninguém gosta de ser desrespeitado. E quando ocorre algum incômodo durante o atendimento, é dessa forma que nos sentimos. E é esse um dos principais motivos de as pessoas estarem abandonando o Next.
(Imagem: JESHOOTS-com via Pixabay)

Em teoria, o chat é uma funcionalidade que veio para facilitar e agilizar diversos processos, mas, na prática, nem sempre é assim. É nítido perceber que o chat do Next é um tanto defasado, pois há algumas falhas. O primeiro de todos também é a demora para que algum atendente entre no chat, demonstrando que há muita demanda para poucos profissionais. Às vezes, por uma pergunta super simples, você deve ficar horas esperando.

Além do mais, não é raro ouvir outro tipo de relato por parte dos correntistas que também os deixa incomodado. Por vezes, caso algum atendente entre na conversa e você demore a respondê-lo, ele simplesmente abandona o chat, achando que todas as suas perguntas foram respondidas e que você já está satisfeito com o atendimento. E isso quer dizer que caso você ainda tenha alguma pergunta, será necessário esperar por mais um bom tempo até que outro atendente entre na conversa.

Essas são questão que ferem negativamente a experiência do usuário, uma vez que diante de todos esses problemas, dificilmente ele irá querer manter conta numa instituição como essa. E esse incômodo se agrava um pouco mais quando se dá conta de que todo contato com a empresa deve ser feito por um desses meios; chat ou telefone, uma vez que, por se tratar de uma conta digital, não é possível resolver qualquer complicação bancária pessoalmente, mesmo que seja no Bradesco.

Incongruência no compartilhamento da infraestrutura

Esse é um tipo de problema que ocorre principalmente por falta de esclarecimento de ambos os bancos. Como todos já sabem e como já foi citado anteriormente, o Next é um subsidiário do Bradesco, ainda que tenham se separado. E isso já abre precedentes para crer que a infraestrutura é compartilhada, coisa que até é reforçada pelos bancos. Inclusive, serviços como a BIA – uma inteligência artificial – é utilizada pelas duas instituições bancárias, sem contar a possibilidade do uso dos caixas eletrônicos.

No entanto, não está prescrito detalhadamente o que é e o que não é compartilhado entre o Bradesco e o Next. E como isso não é esclarecido no momento de abertura de conta, alguns clientes podem acabar achando que podem usufruir de tudo que o Bradesco dispõe, e não é bem assim. Clientes Next não podem ir até uma agência física da empresa tradicional resolver problemas da conta bancária, por exemplo, bem como nem todos os serviços oferecidos por um, é ofertado por outro.

E esse é um dos motivos que fazem com que as pessoas cancelem conta no Next por uma pura decepção. Afinal de contas, muitas pessoas abrem conta nessa instituição achando que irão poder usufruir de todas as funcionalidades do Bradesco. E, quando descobrem que isso não será possível, acabando optando por encerrar a conta Next, sendo que tudo isso poderia ser resolvido com um maior esclarecimento.

Liberação de crédito

É inegável afirmar que a função crédito dos cartões é uma funcionalidade que veio para facilitar muita coisa. Aliás, um dos motivos que fazem com que as pessoas abram conta em instituições bancárias é justamente para poder usufruir das facilidades de ter um cartão. Mas, para que isso ocorra, é necessário que a instituição bancária libere crédito, e isso pode ser um empecilho para clientes Next.

Quatro cartões de crédito MasterCard em um bolso de calça jeans.
A grande maioria das pessoas só querem abrir uma conta em banco para receberem um bom limite de crédito. E, quando isso não acontece, muitos acabam optando por encerrarem suas contas.
(Imagem: TheDigitalWay via Pixabay)

É verdade que essa é uma característica geral de outras contas digitais, mas é um fato que não pode deixar de ser citado. É comum ouvir relatos de pessoas afirmando que o limite disponibilizado pelo Next não condiz com o salário mensal ou até com o limite que outros bancos ofereceram. Ainda outros dizem que, mesmo o score sendo alto, o Next oferece algo bem inferior ao esperado.

Portanto, pode acontecer de o Next negar crédito para você ou, quando libera, permitir apenas um valor ínfimo. Além do mais, também é importante salientar que outra dificuldade imposta pelo Next é no aumento de crédito. Isso quer dizer que, caso o banco inicialmente libere um valor de R$1.000,00, é muito provável que você continue com esse valor por muito tempo, mesmo solicitando um aumento. E essa dificuldade para aumentar o crédito é motivo de muitas pessoas cancelarem a conta no Next.

Separação do Next com o Bradesco

Os rumores de que o Next iria se separar do Bradesco foi uma das razões motivadoras de alguns dos correntistas quererem encerrar a conta no banco Next, e isso não é por mero acaso. Como todos já sabem, o fato de a instituição digital estar ligada ao banco tradicional traz diversas vantagens, bem como a possibilidade de aproveitar alguns dos partilhamento da infraestrutura, ainda que não sejam todos.

No entanto, caso esses bancos se divorciassem, seria de se imaginar que não haveria mais a capacidade de aproveitamento da infraestrutura do Bradesco, o que já desanimaria muita gente. Por exemplo, como ficaria o caso de um residente de uma cidade pequena, onde não há presença da rede Banco24Horas, apenas das agências Bradesco? Esse perfil de usuário seria extremamente prejudicado, uma vez que eles não poderiam mais usufruir de alguns serviços.

Homem de jaqueta caramelo utilizando um caixa eletrônico.
Pessoas que moram em cidades pequenas, por exemplo, seriam bastante prejudicadas caso essa compartilhação deixasse de existir e, portanto, acabam preferindo cancelar a conta no Next.
(Imagem: Peggy_Marco via Pixabay)

É verdade que mesmo agora que ocorreu a separação das duas instituições, a infraestrutura poderia continuar a ser compartilhada, uma vez que o Bradesco seria o principal investidor da fintech. Aliás, mesmo hoje, com esse desmembramento, todas essas questões continuam sendo intocáveis, ou seja, nada mudou, pois a infraestrutura continua sendo compartilhada.

Porém, mesmo essa sendo uma possibilidade viável, até então não houve sequer uma fala dos representantes ou do presidente que confirmasse que todas essas questão irão continuar sendo assim para sempre, o que acaba deixando os correntistas em uma certa instabilidade, fazendo com que eles queiram cancelar conta no Next.

Instabilidade no aplicativo

Por se tratar de uma conta digital, toda e qualquer movimentação deve ser realizada por intermédio de um aplicativo celular. Porquanto, como é possível fazer essas tais coisas quando o próprio aplicativo apresenta algumas instabilidades? Se fosse uma conta bancária com presença de agências físicas, o problema não seria assim tão grave, mas, tendo em vista que essa é única maneira possível de ter acesso a conta bancária, torna-se uma questão ainda mais séria.

Segundo alguns clientes, dentre os problemas encontrados, é possível citar o fato de que, às vezes, o aplicativo simplesmente desconecta do aparelho, sendo necessário, para poder acessar novamente a conta, informar um código enviado para o e-mail, mas esse código nem sempre chega no endereço eletrônico. Sendo assim, o cliente acaba impossibilitado de fazer as movimentações, podendo comprometer o seu nome na praça de crédito.

Mulher de blusa e unha rosa segurando um iPhone cinco.
No Next, tudo deve ser feito através do aplicativo. Mas, como ele aparenta algumas instabilidades, afeta negativamente a experiência dos usuários, fazendo com que os mesmos queiram encerrar as suas contas.
(Imagem: JESHOOTS-com via Pixabay)

Outro problema informado pelos clientes Next é a instabilidade que o aplicativo demonstra quando é feito alguma atualização cadastral. Eventualmente, pode ser que você seja obrigado a mudar o seu e-mail, número telefônico ou até tenha mudado de endereço. Nessas ocasiões, é fundamental fazer uma atualização cadastral para que não haja incompatibilidade nos seus dados.

Porém, nem sempre o Next registra essa atualização. E isso obriga você a, por vezes, ter que realizar esse procedimento por incansáveis vezes até que o aplicativo atualize definitivamente as suas informações. Esse é um ponto que traz grande incômodo, pois submete o cliente a uma experiência prejudicial, fazendo com ele queira encerrar a conta no Next, e é exatamente isso que tem acontecido.

Como encerrar a conta no Next?

Ainda que o Next tenha sido fundado para um público específico, que são os jovens, nada impede que pessoas mais velhas abram conta na instituição. E, geralmente, pessoas com mais idade tem dificuldades para realizar esse tipo de coisa, principalmente pelo fato de não estarem familiarizadas com tecnologia. Mas, para facilitar esse procedimento, iremos detalhar todas as formas possíveis de cancelamento. Confira!

Como encerrar a conta no Next pelo chat?

O Next tem duas formas para realizar esse procedimento, sendo uma delas através do chat. No entanto, é interessante adiantar que esse método é, considerado por muitos, extremamente mais fácil e ágil. Contudo, cabe unicamente a você decidir qual opção escolher, e para que você possa tomar essa decisão com mais facilidade, iremos explicar detalhadamente as duas formas.

Para dar prosseguimento a esse meio, você deve se certificar de ter o aplicativo instalado no seu smartphone, o qual está disponível tanto para iOS quanto para Android. Caso já esteja instalado, averigue se o aplicativo está atualizado na sua última versão.

Primeiramente, é necessário estar conectado com a sua conta no seu telefone celular. Já tendo feito isso, com o aplicativo aberto, você deve se dirigir até o chat do Next, que fica situado na aba “ajuda”, logo no topo do aplicativo.

Página inicial do aplicativo Next onde é possível contactar o chat.
Logo que você apertar nos dizeres, irá ser aberto imediatamente uma nova aba com o chat do Next.

Assim que iniciar a conversa, inicialmente você será atendido por uma inteligência artificial, a BIA. Ao contrário do que você possa ter pensado, não será necessário conversar com um atendente humano, pois a BIA pode intermediar a sua solicitação até um certo momento.

Chat do banco Next onde é possível cancelar a conta Next.
Assim que a conversa for avançando, a BIA irá lhe passar para um atendente real.

Para continuar com o procedimento, basta digitar “encerrar conta” ou “cancelar conta” e enviar. Assim que isso for feito, você irá receber uma mensagem programada de algumas opções para saber qual o motivo da sua solicitação.

Chat do Next onde se deve informar o motivo do cancelamento da conta Next.
Nesse etapa, você deve digitar o número que corresponde ao motivo do encerramento da conta Next.

Feito isso, uma nova mensagem programa irá lhe dar algumas pré-instruções que devem ser respeitadas para que o cancelamento da sua conta ocorra sem maiores problemas. Caso você se enquadre nesses requisitos, é só digitar “sim”.

Chat do Next onde há os pré-requisitos para encerrar a conta no Next.
Se porventura você digitar “Sim” e não estiver de acordo com os requisitos, poderá haver impedimento no processo de encerramento de conta.

Depois disso, você deve esperar até que um atendente humano – e não mais um robô – entre na conversa e dê continuidade ao procedimento. Isso é necessário para que o seu perfil seja analisado, para ter certeza de que você se encaixa em todos os pré-requisitos. Caso seja constatado que sim, a sua solicitação poderá ter continuidade e, então, o atendente irá lhe enviar um formulário de cancelamento de conta Next pelo próprio chat.

Basta baixar o termo no seu aparelho, ler e responder o atendente.

Com esse formulário sendo enviado no chat, você deve ler todas as informações dispostas, pois é lá onde constará todos os seus direitos. Após ler, você deve concordar com o termo, pois somente assim o procedimento poderá ser continuado. Feito isso, o Next terá no máximo 30 dias para concluir a sua solicitação.

Como encerrar conta no Next pelo telefone?

Há pessoas que irão preferir tratar desse assunto por intermédio do telefone, e isso é até compreensível. Afinal de contas, como por telefone é possível ouvir a voz do atendente, se consegue sentir mais firmeza e há pessoa que se sentem mais confortáveis para fazer qualquer tipo de pergunta, por exemplo. Se esse é o seu caso, deve-se ficar atento aos números de telefone que você deve contactar, que são:

  • Central de atendimento – 0800 275 6398;
  • SAC – 0800 722 6398;
  • SAC deficiência auditiva ou fala – 0800 722 0099.

Assim que você contactar um desses números, você deve procurar a opção para poder falar com um atendente e solicitar que ele encerre a sua conta no banco Next. Feito isso, o atendente irá tentar coagi-lo a continuar sendo cliente da instituição, mas basta você continuar firme na sua intenção que ele irá dar prosseguimento a solicitação de encerramento. Fora isso, também lhe será dito a respeito dos pré-requisitos, e caso você já esteja enquadrado neles, é só confirmar.

Mulher de gorro preto com o celular no ouvido.
Ainda que alguns possam considerar esse método um pouco mais demorado, há aquelas pessoas que sentem mais segurança falando com um atendente.
(Imagem: Free-Photos via Pixabay)

Assim que todo esse trâmite de praxe for feito, o atendente deverá lhe enviar um formulário de encerramento de conta para o seu e-mail cadastrado. Mas, antes de desligar a ligação, questione-o a respeito do número de protocolo e anote em um local seguro, caso seja preciso futuramente. Feito isso, você deve imprimir o formulário, preencher, assinar e reenviar para o e-mail da instituição financeira.

Geralmente, o fechamento de uma conta digital leva em torno de sete dias úteis para ser aprovada. No entanto, segundo o Banco Central, a instituição tem até 30 dias para que haja o cancelamento definitivo, e é nesse prazo que você deve se atentar. Caso o prazo estipulado ultrapasse e você ainda continue com a conta ativa, é preciso tomar as medidas cabíveis, e falaremos sobre esse assunto no tópico seguinte.

O que fazer se a conta não for cancelada?

É preciso ficar atento na demora para que a sua solicitação seja acatada, pois caso ultrapasse o período estipulado, é necessário tomar algumas medidas cabíveis. Quando o banco não realiza a solicitação no período correto, entende-se que a instituição está se negando e encerrar a conta bancária, e isso é contra as regulamentações impostas pelo Banco Central, sendo uma infração grave.

Sendo assim, é importante tomar algumas ações para que o seu pedido seja devidamente acatado, e um deles é contactar a ouvidoria do Next. No entanto, para que você possa utilizar esse canal, é preciso estar com o número de protocolo em mãos, daí a importância de você exigir ao falar com o atendente. Resolvido isso, basta fazer uma ligação para o seguinte número:

  • Ouvidoria – 0800 688 6398

Ao ser atendido, é só relatar o ocorrido, ou seja, que foi feito uma solicitação de encerramento de conta cujo deveria ser efetuado em até 30 dias e, até então, a conta continua ativa. No entanto, se mesmo a ouvidoria não resolver o problema, faça uma reclamação direto no Banco Central, pois caso o problema não seja resolvido, o BC aplica uma multa. Sendo assim, força a instituição a tratar como prioridade o seu caso.

Homem mais velho de terno e gravata vermelha com um telefone no ouvido.
Lembre-se que, para poder contatar esses canais, você deve ter em mãos o número do protocolo, então exija ao atendente que ele lhe passe.
(Imagem: DT via Pixabay)

O Banco Central recomenda que, antes de entrar em contato com a autarquia, deve-se tentar resolver o problema pela ouvidoria da instituição financeira, então não deixe de pular essa etapa. Caso você tente entrar em contato com o Banco Central sem antes tentar resolver com a instituição bancária, é provável que o BC se negue a atendê-lo.

Sendo assim, se você tentou resolver com a ouvidoria e a sua situação continua incompleta, e você queira fazer uma reclamação no BC, você deve se direcionar até o fale conosco do Banco Central e registrar a sua demanda. É possível fazer isso de maneira anônima, no entanto, isso irá impossibilitá-lo de acompanhar o caso e o recebimento da resposta, então não é muito indicado.

Cuidados ao cancelar conta no Next

Antes de cancelar a sua conta no Next, é fundamental você ter alguns conhecimentos prévios, pois eles irão garantir que sua solicitação não seja negada. É verdade que o banco não pode se negar em encerrar a sua conta, mas desde que você esteja dentro dos conformes solicitados. Quando você está em desacordo com tais princípios, o banco está em total direito de negar o fechamento de conta, e abordaremos mais sobre os cuidados necessários nos próximos tópicos.

Posso cancelar a conta com débito?

Essa é uma dúvida até que muito comum entre as pessoas que estão com o intuito de encerrar suas contas bancárias. No entanto, nenhuma instituição sequer aceita dar prosseguimento ao encerramento caso o cliente tenha alguma pendência financeira. Isso quer dizer que, anterior a solicitar esse tipo de serviço, é preciso arcar com todas as suas responsabilidades pecuniárias, independentemente do valor.

Homem com um lápis na mão conferindo contas em uma calculadora preta.
Como não é possível encerrar a conta estando em débito com o Next, o recomendado é que você se organize financeiramente e quite essas pendências.
(Imagem: jarmoluk via Pixabay)

No entanto, há alguns problemas que podem ser encontrados diante dessa perspectiva. Muitas pessoas têm que arcar com um valor mensal relativamente grande e que perdurará por um bom período de tempo, que é o caso de quem solicitou algum tipo de empréstimo. Para esse perfil, conclui-se erroneamente que não será possível solicitar o encerramento da conta, uma vez que haverá débito por um bom período.

Mas, apesar de aparentemente ser um caso perdido, a realidade é um pouco distante. Em algumas circunstâncias, você pode contactar a instituição e pedir para que essa dívida seja aportada para um outro banco que você manterá após o encerramento no Next. É verdade que pode se tratar de uma situação um tanto quanto ardilosa, mas é a única solução para aqueles que não pretendem permanecer sendo cliente do Next.

Posso ter a conta cancelada com saldo positivo?

Da mesma maneira que o banco não aceita encerrar sua conta caso você tenha alguma pendência financeira, ele também fica impossibilidade caso tenha alguma quantia na sua conta, seja ela qual for. Tanto é verdade que, ao solicitar o encerramento da conta Next via chat, uma das mensagens que a inteligência artificial irá mandar é justamente sobre a necessidade de não ter dinheiro em conta.

Moedas de vinte e cinco e cinco centavos empilhadas
Por mais ínfimo que seja o valor que você tenha em conta, o banco não conseguirá encerrar a sua conta. Então não deixe de sacar ou enviar para outra conta.
(Imagem: Gadini via Pixabay)

Sendo assim, antes de fazer essa solicitação, é fundamental que você ou retire o seu dinheiro através de um saque ou faça uma transferência bancária para uma outra conta que você irá deixar ativa. Contudo, há um detalhe que você deve ficar atento. Pode ser que você tenha o cartão Visa Platinum e, sendo assim, é necessário arcar com um valor mensal de R$42,50. Portanto, antes de encerrar a sua conta, deve-se arcar com essa pendência financeira.

Então, será necessário deixar o dinheiro em conta referente a esse serviço. Nesse caso, como o dinheiro que ficará em conta será apenas para pagar a mensalidade do cartão, o Next não ficará impossibilitado de cancelar a sua conta. Fora isso, também é importante destacar que o banco pode cobrar um valor proporcional ao uso dos serviços que você contratou, caso ainda não tenha fechado o mês.

Cuidado com o cheque especial

Para algumas pessoas, o cheque especial é um grande auxiliador quando ocorre alguma emergência. Porém, mesmo que ela tenha a sua função, é importante tomar muito cuidado com ele, uma vez que ele acarreta juros altos, podendo dificultar o processo de encerramento da sua conta Next. Então, a dica é que você evite utilizá-lo pelo menos um mês antes de fechar a conta.

Esse é um passo muito importante, mas que nem todo mundo dá os devidos créditos. Fazer isso evitará que o banco queira cobrar IOF após retirar completamente o saldo em conta. Porém, caso você não tenha outra opção e se veja obrigado a usar o cheque especial, não esqueça de deixar saldo suficiente na sua conta para que seja possível arcar com essas despesas e evite qualquer erro na sua solicitação.

Cuidado com os seus investimentos

Clientes Next tem a possibilidade de realizar investimentos em diversos fundos, bem como o CDB, Alocação Moderada, Alocação Dinâmica etc. No entanto, ao encerrar a sua conta, você perde o acesso a tais investimentos. Portanto, um cuidado extremamente necessário que você deve ter em relação a esse assunto é de retirar todos os seus aportes, independente de qual tipo de investimento você tenha optado.

Gráfico colorido
Procure retirar todos os seus investimentos, uma vez que, ao encerrar a conta, você não terá mais acesso a tais aportes.
(Imagem: Mediamodifier via Pixabay)

Dentre todas as opções de investimentos disponível no Next, há um chamado previdência privada. Se foi essa a sua opção, é possível que você esteja evitando encerrar a conta para que a sua aplicação não seja prejudicada. No entanto, você pode tentar realizar novas contribuições por intermédio de um boleto bancário. Ou, outra opção, é tentar transladar o investimento para uma outra instituição.

Posso cancelar o cartão do Next?

É possível que você tenha tido muito problema com o seu cartão e, por isso queira encerrar apenas o seu cartão, mas continuar usufruindo dos benefícios que o Next oferece. No entanto, esse é um tópico que demanda um pouco de atenção, visto que há alguns detalhes a serem esclarecidos. Primeiro de tudo, você deve saber que para poder continuar com a conta-corrente ativa, obrigatoriamente é preciso ter um cartão ativo.

Isso significa dizer que, caso você cancele o seu cartão por completo, automaticamente a sua conta também será fechada. Não é possível manter a conta caso você cancele o seu cartão, visto que um é totalmente ligado ao outro. Agora, uma opção recorrente é encerrar apenas a função crédito do cartão, mas permanecer com a opção de débito. Nesse caso, a sua conta não será encerrada, apenas a função específica.

Mulher tirando um cartão de crédito MasterCard de uma carteira preta.
É perfeitamente possível encerrar o cartão do Next, mas há alguns pormenores dos quais você deve estar atento.
(Imagem: JESHOOTS-com via Pixabay)

Outra dúvida que se deve levar em consideração é que também não é possível encerrar apenas a função débito, pois caso isso for feito, a conta-corrente também será cancelada. Sendo assim, a única opção é ficar apenas com a função débito ativa. Portanto, se essa é a sua intenção, iremos explicar como realizar esse feito no tópico seguinte.

Como cancelar o cartão do Next?

Como já foi dito, apenas a função crédito pode ser cancelada. Sendo assim, você continuará com o cartão múltiplo, mas apenas com uma das funcionalidades ativas. Se esse é o seu intuito, saiba que todo o procedimento deve ser intermediado pelo aplicativo. Muitas pessoas tentam realizar esse feito por telefone, o que é até compreensível. Mas, no Next, esse serviço só pode ser executado pelo app.

Sendo assim, já com o aplicativo previamente instalado no seu celular, basta fazer o login usando o CPF e a senha cadastrada. Com o app aberto, é só apertar na flecha ao lado do seu nome.

Imagem do aplicativo do Next onde é possível cancelar a função crédito.
Cancelar a função crédito no Next é um pouco diferente do habitual e, por isso, algumas pessoas podem ter algumas dúvidas.

Isso feito, vá até os dizeres “trocar plano”. Lá, você deve selecionar um novo plano onde não há presença de um cartão de crédito, apenas o Visa Débito e a Cesta Next, que se trata de serviços ilimitados.

Imagem do aplicativo Next onde é possível trocar de plano e cancelar a função crédito do cartão.
Ao apertar para ver o seu plano, você se dará conta de que possui o cartão crédito. Portanto, para cancela-lo, você deve trocar o plano.

O modo de cancelar a função crédito no Next é bem diferente de outros bancos, e por isso muita gente tem essa dificuldade. Muitos pensam que esse procedimento deve ser feito pelo chat, mas, se você solicitar esse serviço por lá, o atendente irá lhe instruir para fazer esse mesmo processo que foi detalhado.

O que mais preciso saber sobre o cancelamento do cartão?

Assim como para poder encerrar a conta no Next é preciso estar dentro de alguns requisitos, o mesmo aconteceria para as pessoas que pretendem cancelar a função crédito. Dentre as condições, muitas pessoas podem achar que é necessário ter a fatura zerada antes de solicitar o cancelamento da função. A realidade é que esse pensamento até faz algum sentido, mas na prática não é bem assim que funciona.

Cédulas de euro e cartões de crédito encima de um papel
Assim como não se pode encerrar a conta estando em débito, muitos acham que o mesmo acontece com a função crédito. No entanto, a lógica não é a mesma.
(Imagem: stux via Pixabay)

Mesmo que você tenha faturas do cartão a receber, caso você o cancele, isso não fará com que você deixe de receber as cobranças, uma vez que você continuará com a conta ativa. Sendo assim, é totalmente possível encerrar a função crédito tendo faturas a receber, pois você poderá pagar através da conta-corrente. Se esse é o seu caso, a função crédito será encerrada parcialmente. Ou seja, a cartão múltiplo funcionará apenas na função débito, mas você continuará recebendo a fatura até que ela seja zerada.

Como posso contactar o Next?

Se mesmo depois desse artigo você tiver alguma dúvida referente ao cancelamento de conta, ou até sobre outros assuntos, o recomendado é que você converse diretamente com um atendente do Next. Para isso, basta você saber quais são os meios de contactar a instituição. O banco tem vários canais de atendimento, cujos são bastante segmentados. Caso você queira, é possível contactar um dos números citados anteriormente nesse texto. Mas, caso prefira, há também o contato online.

Imagem da página de contato do Banco Next.
O contato online é, em vários aspectos, muito mais cômodo. Então, se preferir tirar algumas dúvidas através desse canal, sinta-se livre.

Esse contato online é análogo a um formulário eletrônico, onde você pode descrever a sua dúvida ou, se preferir, fazer uma reclamação, sugestão etc. A melhor coisa referente a esse tipo de contato é que ele está disponível 24h por dia e 7 dias por semana, seja feriado ou não. Para poder utilizar esse canal, você deve ter em mãos o número do CPF, e-mail, celular e nome completo. Já tendo reunido isso, é só e direcionar a página de contato Next e descrever a sua mensagem.