Está tendo problemas para cancelar sua conta no Itaú? Então confira esse post e tenha todas as suas dúvidas sanadas!

É praticamente impossível uma empresa agradar a todos os seus clientes, uma vez que cada pessoa possui exigências diferentes. Portanto, diante dessa característica, é normal que eventualmente um cliente se sinta desmotivado a continuar o relacionamento com o banco e procure saber como cancelar a conta no Itaú. A realidade é que as instituições tradicionais sempre estimam uma burocracia um pouco maior, e diante disso é possível que surjam algumas dúvidas, as quais serão esclarecidas nesse artigo.

Pessoas em pé esperando em uma fila indiana.
Bancos tradicionais geralmente são associados a métodos obsoletos para resolução de problemas, acarretando filas nas agências. E quando se fala de cancelamento de conta, essa é uma das primeiras coisas que passa pela cabeça do correntista. Mas há alguns pormenores que devem ser analisados.
(Imagem: aykapog via Pixabay)

No entanto, com o intuito de fazer com que todas as dúvidas sejam sanadas e para que você consiga encerrar a conta no Itaú sem maiores problemas, resolvemos elaborar esse artigo. Muitos dos clientes acabaram se acostumando com os trâmites impostos pelos bancos digitais, ou seja, maneiras mais agilizadas e com menores burocracias. Contudo, apesar de os bancos convencionais estarem se adaptando a essa nova realidade, nem tudo está nos eixos digitais, criando um entremeado de dúvidas.

Entrementes, para poder compreender todo o aglomerado que circunda esse assunto e ficar esclarecido de uma vez por todas como encerrar conta no Itaú, é importante saber alguns dos pormenores. Muitos acreditam que só há um meio para encerrar o relacionamento com o banco, no entanto, existe mais de uma forma para realizar esse procedimento. Portanto, é fundamental saber quais são todos os possíveis métodos para que você possa escolher qual é o mais indicado para o seu perfil, e é justamente o que faremos nesse artigo!

O banco Itaú

O Itaú Unibanco S.A., comumente chamado de Itaú, é o maior banco em território brasileiro cuja sede está localizada na cidade de São Paulo. Atualmente, a instituição consta com uma infraestrutura gigantesca, chegando até a ser invejável se comparado com outros bancos tradicionais brasileiros. E toda essa dimensão se dá por conta da sua trajetória, regada de muita sabedoria e análise crítica de mercado.

A instituição teve sua criação datada em 30 de dezembro de 1943, onde até então sua nomenclatura era Banco Central de Crédito S.A. No entanto, foi somente no ano seguinte, em 1944,  que ele foi autorizado pela Caixa de Mobilização e Fiscalização Bancária a realizar operações bancárias, onde foi emitido as primeiras cartas patentes. A sua primeira agência foi aberta apenas em 1945, na cidade de São Paulo, na região do Jabaquara, onde atualmente é sua sede.

Sala de reuniões com uma mesa de dez lugares com um telefone encima da mesa.
A região da primeira agência do Itaú foi preservada até os dias de hoje, apesar de hodiernamente ter sido transformado na sua sede.
(Imagem: MagicDesk via Pixabay)

No final da década, constavam apenas 11 agências e, em 1951, foi aberto uma agência na cidade de Santos, litoral de São Paulo, facilitando a atuação sobre companhias exportadoras de café. A pedido do governo federal, a instituição mudou de nome em 1952 para Banco Federal de Crédito. E essa recomendação ocorreu porque o governo passaria a usar o termo “Banco Central” como nome de sua autoridade monetária principal, que existe até os dias de hoje.

Em 1961, a instituição começou a sua expansão territorial, uma vez que até aquele momento a empresa estava presente apenas em um único estado. E foi querendo expandir os seus serviços que a empresa comprou o Banco Paulista de Comércio S.A. E esse foi só o começo de uma série de aquisições que marcaram os anos de 1960 e 1970. Inclusive, foi a partir dessa aquisição que a empresa abriu uma agência no Rio de Janeiro, a primeira agência fora do estado de São Paulo.

Como foi a expansão do Itaú?

Atualmente, é notório perceber a dimensão que o Itaú tem nos estados brasileiros, sendo até considerado um dos principais bancos do Brasil. No entanto, nem sempre foi assim. Para que a empresa pudesse ter a relevância que tem hoje, foi preciso bastante estudo, análise de mercado e uma óptica bastante disruptiva e empreendedora. Tanto que a instituição foi uma das primeiras a adotar as máquinas cujo intuito era para auxiliar na contabilização de contas correntes e autenticação de documentos.

Mais tarde, também foi comprado o primeiro computador IBM, agilizando o desenvolvimento de sistemas de processamento. No entanto, o Banco Itaú S.A. propriamente dito foi fundado apenas em 1944, em uma cidade chamada Itaú de Minas, situado no sudoeste do estado de Minas Gerais. Ele viria a se unir com o Banco Federal de Crédito em 1964, o que resultou no Banco Federal Itaú SA. A partir dessa época, a empresa passou a se fundir com diversas instituições, e foi assim que o banco passou a ser cada vez mais reconhecido.

Em 1966, por exemplo, o Banco Federal Itaú se tornou o primeiro banco a lançar um banco de investimentos no Brasil, originando o Banco Federal Itaú de Investimentos. E essa funcionalidade acabou atraindo a atenção do Banco Sul Americano SA, fazendo com que ocorresse uma fusão naquele mesmo ano. A partir dessa união, surgiu o Banco Federal Itaú Sul Americano SA, mas as coisas não acabaram por aí.

Folha de papel A4 com gráficos em barra colorido.
Na época, o Itaú foi a primeira instituição bancária a lançar a possibilidade de investimento, chamando a atenção de muitas pessoas e alavancando o número de clientes que a instituição conquistou.
(Imagem: 6689062 via Pixabay)

Durante o ano de 1969, o Itaú Sul Americano fez uma outra fusão, dessa vez com o Banco da América S.A. Essa conquista possibilitou que o Itaú passasse a ser considerado o 7º maior da época, com então 274 agências. No ano seguinte, ainda procurando uma expansão na região nordestina, acabou adquirindo o Banco Aliança S.A. que, na época, detinha na região 15 de suas 35 agências.

Em 1971, o Itaú América era considerado o segundo maior banco do Brasil por volume de depósitos e o primeiro banco privado no número de agências, que naquela época era de 468. E foi no ano de 1973 que mudou sua nomenclatura para apenas “Banco Itaú S.A.”, adotando um logotipo que se assemelha bastante ao atual, porém em cores preto e branco. Em 1974, o Itaú incorporou o Banco União Comercial S.A. e o número de agências passou a ser 561.

Para que a instituição pudesse ter controle acionário do conglomerado, ou seja, de todas as instituições dos quais se uniu, foi criado a Itausa – Investimentos Itaú S.A. E em 1979 criou-se a Itaú Tecnologia S.A. (Itautec), que foi a responsável por instalar, dois anos depois, o primeiro banco eletrônico. Como se pode perceber, toda a expansão do Itaú deriva do fato de diversas uniões que a empresa fez com algumas empresas, e os resultados foram bastante positivos.

Quando o Itaú começou a ter participação internacional?

Ao analisar o histórico dessa empresa, é perceptível a vontade de crescer e de se tornar relevante no mercado financeiro nacional. Porém, essa obstinação foi tão grande que o banco também está presente em território internacional. Em 1980 foram inauguradas as primeiras agências em Nova York e em Buenos Aires, e esse sem dúvidas é um marco de extrema relevância que certamente é motivo de orgulho.

Além do mais, em 1989, a Itaúsa fundou a Itaúsa Portugal, que em outubro de 1994 abriu o Banco Itaú Europa S.A. Ainda naquele mesmo ano, com a elevação do Mercosul e a estabilização da economia da argentina, o Banco Itaú S.A. de Buenos Aires passou a ser intitulado como “Banco Itaú Argentina S.A.” Nota-se que a instituição sempre teve um olhar clínico para enxergar oportunidades, motivo pelo qual conquistou grande relevância.

Bandeira de Portugal hasteada em um ponto alto.
Para uma instituição bancária, ter participação comercial em outro país é um fato notável e motivo de grande orgulho. E, nesse quesito, o Itaú pode se vangloriar, uma vez que ele possui diversas agências no exterior.
(Imagem: b1-foto via Pixabay)

Em 1998, com a adquirição do Banco del Buen Ayre S.A., a instituição foi reformulada como Banco Itaú Buen Ayre. Durante o processo de privatização de bancos estatais, iniciado no final da década de 1990, durante o governo FHC, o Itaú adquiriu pose do Banco Banerj S.A., Bemge (Banco do Estado de Minas Gerais), Banestado (Banco do Estado do Paraná) e BEG (Banco do Estado de Goiás).

No ano de 2004, o Itaú inaugurou a sua primeira agência no Japão, em Tóquio, mostrando que a empresa ainda se preocupava em estar presente no exterior. E isso foi tão verdade que, em dezembro de 2006, o Itaú adquiriu o Santander Banespa no Japão e seus aproximados 13,5 mil clientes. Ainda que atualmente a agência em Tóquio tenha sido encerrada, essa é uma informação que não pode deixar de ser ressaltada.

Ademais, ainda no tocante a participação do Itaú no mercado exterior, não se pode deixar de citar que, atualmente, a instituição está presente em 21 países. Portanto, isso só mostra o quanto o banco se dedicou aos seus objetivos, e não é qualquer instituição que consegue um marco como esse. Se sombras de dúvidas esse é um marco que ficará cravado no histórico do banco.

Quando o Itaú se fundiu com o Unibanco?

Para muitas pessoas, o grande marco e divisor de águas em relação ao Itaú foi quando ele se fundiu com o Unibanco, porém, diferentemente do que alguns possam pensar, essa fusão só foi ocorrer um bom tempo após a fundação do Itaú. Esse fato aconteceu no dia 4 de novembro de 2008, e é considerado um dos grandes marcos na história bancária, e não é para menos, tendo em vista a proporção dos impactos no mercado financeiro.

A fusão desses dois bancos deu origem ao Banco Itaú Unibanco, como é atualmente conhecido. Essa instituição nasceu com R$575 bilhões em ativos, um patrimônio líquido de cerca de 51,7 bilhões e uma carteira de crédito combinada estimado em R$225,3 bilhões. Esse novo banco passou a possuir 4.800 agências e pontos de atendimento, representando 16,37% da rede bancária do país e 82 milhões de correntistas.

Essa união só ocorreu depois de muita pesquisa e análises para averiguar se o resultado seria positivo, tanto que essa fusão foi aprovada pelo CADE, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica. Fora isso, a junção foi muito bem vista pelo presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meireles. Segundo ele, a fusão contribuiu para o fortalecimento do sistema financeiro nacional num momento delicado do mercado financeiro internacional.

Seta apontando para cima com uma imagem de fundo de cédulas de cinco e um dólar.
A união dessas duas instituições foi muito bem aceita na perspectiva de alguns financistas, pois fortaleceu a forma como o território internacional enxergava o mercado financeiro brasileiro.
(Imagem: 9301 via Pixabay)

Inclusive, diversas pesquisas apontam que o impacto desse fato bancário foi extremamente benéfico para a instituição. As operações do atacado passaram a somar mais de R$65 bilhões, com atendimento a mais de 2.000 grupos econômicos no Brasil. Fora isso, o negócio de private banking tornou-se o maior da América Latina, com aproximadamente R$90 bilhões de ativos sob gestão.

Em setembro de 2013 os ativos do Itaú Unibanco eram de 1,011 trilhão de reais. Com isso, atualmente a empresa é considerada a segunda maior instituição financeira do Brasil por ativos, ficando atrás apenas do Banco do Brasil. Sem dúvidas a união entre esses dois bancos acarretou grandes benefícios e, até os dias de hoje, o Itaú é uma instituição que procura se reciclar conforme as necessidades da sociedade.

Por que as pessoas estão cancelando conta no Itaú?

Como você pôde ter percebido, o Itaú sempre mostrou ser uma instituição a frente do seu tempo, pois estava constantemente procurando se antever as situações. Além do mais, o banco sempre procurou estar presente na vida de todos os brasileiros, tanto que foi o principal motivo pelo qual a empresa se uniu com tantas outras instituições financeiras, o que também auxiliou para que hoje se tornasse um banco bem completo.

No entanto, diante de todo esse histórico invejável, muitas pessoas ficam se perguntando o motivo de as pessoas procurarem como cancelar conta no Itaú. A realidade é que mesmo um banco com uma estrutura da instituição não está imune a erros, e isso significa dizer que nem todos os clientes se sentem plenamente satisfeitos com o que é ofertado pelo banco. Abaixo, iremos detalhar alguns dos principais motivos para que a conta no Itaú seja encerrada. Confira!

Cartão de crédito

Uma conta bancária traz diversos benefícios e possibilidades. No entanto, a grande maioria dos brasileiros, ao solicitar uma abertura de conta, aguardam ansiosamente para o recebimento de um cartão de crédito. Contudo, para clientes Itaú, esse pode se tornar um assunto um pouco complicado. Primeiro de tudo, é bom ressaltar que não é raro encontrar relatos de que o cartão de crédito demorou muito para chegar na residência.

Assim que a sua conta é aprovada, o Itaú envia o cartão para o seu endereço e, apesar de ser uma comodidade, pode haver alguns transtornos. Existe relatos de que o cartão chegou muito tempo depois da data prevista e, outros, afirmam que o cartão foi extraviado, fazendo com que fosse obrigado a ligar na central e solicitar por uma nova via. Querendo ou não, esse é um dos primeiros contatos que o cliente tem com o banco, e tendo uma experiência como essa, a perspectiva que fica não é das melhores.

Dois cartões de crédito MaterCard e dois cartões de crédito Visa.
Mesmo o cartão de crédito sendo considerado um “inimigo” para alguns brasileiros, é inegável o fato de que ele é necessário para diversas situações. No entanto, quando não se tem as expectativas correspondidas, a probabilidade de encerrar a conta no Itaú é muito grande.
(Imagem: RJA1988 via Pixabay)

Fora essas questões, também não se pode deixar de comentar o fato de que, por muitas vezes, a empresa é um tanto rígida para liberar crédito. Como já mencionado acima, muitas pessoas só querem se filiar a algum banco para poder usufruir dos benefícios de se ter um limite bom. Contudo, mesmo que você tenha uma boa pontuação, é possível que o banco dificulte esse trâmite, motivo pelo qual algumas pessoas procuram como encerrar conta no Itaú.

Outra coisa que não pode deixar de ser mencionada é que, quando o banco libera crédito, é possível que ele ofereça um limite inferior se comparado com seus outros cartões, e isso é um tanto incômodo aos clientes. Então, quando se tem essas expectativas frustradas, a probabilidade de o correntista querer fechar a conta no Itaú é muito grande, e ele tem total direito quando isso ocorre.

Taxas bancárias

Algo que sempre incomodou os correntistas dos bancos tradicionais é em relação as taxas bancárias. É verdade que essa não é uma característica exclusiva do Itaú, no entanto, é uma questão que não pode deixar de ser citada e que tem um agravante muito presente; a ascensão dos bancos digitais. Dentre os problemas, o que causa mais desprazer certamente está relacionado com as taxas que chegam a ser abusivas.

Falar sobre taxas bancárias é um pouco complicado, uma vez que há grandes variações a depender do tipo de serviço que você pretende contratar. Porém, quando se fala de empréstimo pessoal, o Itaú tem uma taxa de juros mensal de 3.98%. É certo que não é a taxa mais alta do mercado financeiro, mas em comparação com outras instituições, é fácil chegar na conclusão de que não é a opção mais vantajosa.

Quadro negro escrito em giz os dizeres "10%".
É verdade que, levando em consideração outras instituições tradicionais, essa não é a taxa de juros mais alta. No entanto, há opções mais viáveis, além do fato de que esse não é o único problema.
(Imagem: 9301 via Pixabay)

No entanto, os problemas não param por aí. Há ainda o sistema de cestas aplicado pelo banco. Essa já é uma ferramenta bem conhecida, uma vez que as principais instituições bancárias aplicam esse método. No entanto, levando em consideração o atual cenário, é de se concluir de que esse sistema já não é tão bem aceito quanto antigamente. Nos dias de hoje, através dos bancos digitais, consegue-se realizar quaisquer serviços de modo gratuito e sem taxa.

Portanto, um dos motivos de os correntistas quererem encerrar conta no banco Itaú é justamente por insatisfação em relação as taxas das cestas de serviços. É verdade que há a cesta essencial, cujo é gratuito. No entanto, ela é bem limitada, não sendo muito atrativa e não sendo capaz de suprir necessidades de uma pessoa com um perfil minimamente exigente. E não faz sentido cobrar por algo que é possível encontrar de maneira 100% gratuita hoje em dia.

Cobranças indevidas

Uma das coisas mais prejudiciais que existe dentro do sistema bancário é quando você é cobrado por alguma coisa que não usufruiu. Esse fato, além de causar insatisfação por parte do cliente, também gera certa insegurança, pois o correntista pode achar que os seus dados foram roubados e que está sendo utilizado indevidamente por terceiros. É uma perspectiva extremamente compreensível, e um dos principais motivos dos clientes quererem encerrar conta no Itaú.

Calculadora ao lado de uma folha com diversas contas matemáticas.
O fato de haver cobranças indevidas na conta é um fato crucial para que os clientes resolvam fechar a conta no banco Itaú. Afinal de contas, um ocorrido desses faz com que o correntista não deposite mais tanta confiança na instituição.
(Image: 777546 via Pixabay)

É verdade que esse não é um problema tão recorrente quanto outros, mas é impossível deixar de salientar essa problemática. Essas cobranças são das mais variadas possíveis, desde contas duplicadas até cobranças indevidas direto na conta-corrente. E ninguém quer manter um relacionamento com uma instituição que não se atenta devidamente a esses pormenores. Contudo, as coisas não param por aí.

Também é possível colher relatos de clientes que afirmam que foi contratado um pacote de serviço quando, na realidade, essa solicitação nunca foi feita. Além do mais, outros correntistas narram que cobranças indevidas foram enviadas via SMS, afirmando que o cliente havia entrado no cheque especial, coisa que também era uma inverdade. Esse tipo de inconveniência é muito prejudicial para o correntista, uma vez que ele deixa de se sentir seguro em relação a instituição.

Mau atendimento

Um fato inegável é que ninguém gosta de ser mal atendido e, quando isso acontece, a probabilidade de voltar a se tornar cliente de determinada empresa é bem baixa. E isso não seria diferente quando o assunto são as instituições bancárias. E, infelizmente, no Itaú, isso é mais comum do que o desejado. Não é raro encontrar atendentes que não possuem domínio sobre algum assunto específico ou até que trata com desdém determinadas solicitações.

Quando se entra em contato com algum atendente, é de se esperar que ele seja atencioso e prestativo referente aos assuntos conversados, mas a realidade nem sempre é essa. Diversos relatos apontam que muitos dos atendentes não prestam devida importância, ou fazem com que o correntista aguarde um tempo absurdo para resolver questões simples, o que é extremamente frustrante.

Mulher de blusa azul sentada com um telefone no ouvido e mexendo em um computador.
Para piorar a situação, esse tipo de mau atendimento não ocorre apenas em um atendimento específico. Infelizmente, ele é mais comum do que aparenta.
(Imagem: 777546 via Pixabay)

Além do mais, esses acontecimentos não são apenas por intermédio de um único canal de atendimento, como por telefone, por exemplo. Esses destratos são recorrentes tanto pessoalmente, como via internet ou até pelo telefone. Ou seja, ninguém está imune a passar por uma situação indesejada como essa. E não é só isso, pois até mesmo quando se tenta contactar o seu gerente bancário, situações como essas também são comuns.

Fora isso, também é interessante salientar que esse tipo de ocorrência é mais comum entre correntistas do tipo varejo. Ou seja, caso você seja um cliente personnalité ou uniclass, a probabilidade de isso acontecer é significativamente menor. O que só demonstra que há uma diferenciação de tratamento levando em consideração as transações bancárias, um grande motivo para que os correntistas queiram encerrar a conta bancária no Itaú.

Como encerrar conta no banco Itaú?

Geralmente, os bancos tradicionais são diretamente associados com burocracia e métodos considerados antiquados e obsoletos. No entanto, no Itaú, essa é uma questão que deve ser analisada com um certo detalhe. E isso ocorre porque há um pormenor que deve ser muito bem esclarecido. Se você abriu a conta por um meio digital, é possível encerrar a conta no Itaú pela internet. Agora, se você abriu através de uma agência, deverá encerrar por intermédio de uma agência física.

Para que você tire todas as suas dúvidas em relação a esse assunto, resolvemos detalhar todo o procedimento de encerramento de conta, seja por meios digitais, seja presencialmente. Há três métodos possíveis para cancelar conta no Itaú pela internet, e iremos mostrar todo o passo a passo para evitar qualquer questionamento. Fora isso, também mostraremos o método para encerrar conta presencialmente.

Como encerrar conta no banco Itaú pelo internet banking?

Um dos métodos possíveis para encerrar conta no Itaú é através do internet banking, e ele é extremamente simples. Toda instituição bancária possui uma plataforma para que os seus clientes possam acessar. Assim como é possível conferir algumas informações referente a conta através do aplicativo, também há essa disponibilidade quando se utiliza um desktop ou notebook.

Para poder dar prosseguimento a esse método, é necessário acessar o internet banking do Itaú. Assim que adentrar, por intermédio do navegador, é necessário informar sua agência e conta e apertar em “Acessar”;

Internet banking do Itaú onde é necessário informar agência e conta para poder acessar.
É possível trocar os dados que você quer inserir para acessar o Internet Banking, basta apertar sobre os dizeres “Agência e Conta” e escolher o desejado. Você pode optar por acessar informando seu CPF ou número do cartão de crédito, por exemplo.

Feito isso, será necessário informar a senha previamente cadastrada, a mesma que você utiliza para entrar no aplicativo pelo celular;

Internet banking do Itaú onde se informa a senha para entrar na plataforma.
Lembre-se, essa é a senha eletrônica, e não a do cartão. Você deve informar através do teclado virtual, uma vez que isso aumenta a segurança.

Em seguida, você irá adentrar a plataforma restrita ao correntista. Na página inicial, passe o mouse sobre os dizeres “menu”, situado no canto superior esquerdo;

Internet banking do Itaú onde é possível cancelar a conta no Itaú
O Internet Banking do Itaú é bem completo, pois com ele você pode fazer várias coisas, inclusive encerrar a conta.

Ao passar o mouse sobre esses dizeres, haverá um subtítulo intitulado por “conta corrente”. Aperte em “ver mais”;

Internet banking do Itaú onde é possível cancelar a conta no Itaú
Como você pode ver, trata-se de um sistema bem completo. Mas, para não ter erro e conseguir encerrar sua conta sem maiores problemas, é só seguir esse passo a passo.

Tendo feito isso, uma nova página irá ser aberta, a qual irá constar algumas possibilidades referente a sua conta. Desça até o final da página e, lá, constará a possibilidade de encerramento de conta. Aperte em “solicitar ou consultar”;

Internet banking do Itaú onde é possível cancelar a conta no Itaú
Depois que você realizar a sua solicitação do fechamento de conta, é possível consultar a sua demanda pelo próprio IB do Itaú. Para isso, é só apertar em “solicitar ou consultar”.

Ao apertar nessa opção, aparecerá na sua tela alguns cuidados que você deve ter antes de realizar a sua solicitação. Caso esteja tudo nos conformes, é necessário informar o motivo pelo qual você deseja encerrar a sua conta e apertar em “continuar”;

Internet banking do Itaú onde é possível cancelar a conta no Itaú
Há várias opções disponíveis dos motivos que o fez querer encerrar a sua conta, basta informar aquele que mais se enquadra na sua situação.

Para poder dar prosseguimento, você precisa ter o celular em mãos, pois a ferramenta irá solicitar que você escaneie o QR Code. Para isso, é só abrir o aplicativo do Itaú e apertar em “iToken”. Não é preciso logar no aplicativo para que essa opção esteja disponível;

Internet banking do Itaú onde é solicitado escanear o código QR Code.
Essa é uma etapa que você não pode pular. Portanto, certifique-se de ter o seu dispositivo móvel por perto.

Assim que escanear, é preciso digitar o código de segurança que aparecerá no seu smartphone;

O passo seguinte é dedicado para que você confirme os seus dados. O recomendado é que você averigue se tudo está correto. Se não houver nenhuma incongruência, é só apertar em “Continuar”;

Internet banking do Itaú onde é possível cancelar a conta no Itaú
Caso algum dado esteja errado, aperte em “editar”.

Em seguida, você deverá conferir os seus produtos e serviços. É necessário manter atenção nesse ponto, pois caso você tenha algum produto que não esteja listado, será necessário entrar em contato com o Itaú. Mas, se tudo estiver correto, é só apertar em “Continuar”;

Internet banking do Itaú onde é possível cancelar a conta no Itaú
É necessário ter atenção nessa etapa, pois caso você tenha algum serviço que não esteja constando na lista, será preciso entrar em contato com a central.

A próxima etapa está ligada ao saldo em conta. Para que não haja nenhum problema, você deve estar com a conta zerada. Se você não estiver de acordo com esse pré-requisito, será necessário ou sacar ou transferir esse valor. Se estiver nos conformes, é só apertar para continuar;

Internet banking do Itaú onde é possível cancelar a conta no Itaú
Para que sua demanda de fechamento de conta não tenha interferência, é preciso que a sua conta esteja zerada.

Caso você ainda tenha saldo em conta, a fase seguinte é dedicada para que seja possível resgatar esse valor. É possível transferir para outra conta ou retirar o valor em qualquer agência;

Internet banking do Itaú onde é possível cancelar a conta no Itaú
Caso opte por transferir, será necessário informar os dados de uma nova conta bancária. Ou, caso prefira, também é possível optar por sacar o valor em qualquer agência.

Em seguida, você deverá confirmar o intuito de encerrar a conta no banco Itaú. Nessa fase, é importante que você confira todas as informações para saber se todas estão corretas. Caso estejam, assine a caixa de declaração de responsabilidade do encerramento e digite a senha do cartão para autenticar;

Internet banking do Itaú onde é possível cancelar a conta no Itaú
É essencial marcar a declaração de responsabilidade do encerramento ou, do contrário, não será possível dar continuidade a solicitação.

Isso tendo feito, a sua solicitação será efetivada, e você pode acompanhar o procedimento através do próprio internet banking.

Internet banking do Itaú onde é possível cancelar a conta no Itaú
Tendo efetuado todos os passos corretamente, a sua solicitação já estará em andamento. Caso queira, é possível acompanhar o andamento da sua demanda.

Vale ressaltar que depois desse procedimento, o banco terá 30 dias até que a sua conta seja efetivamente cancelada, e é fundamental que você fique de olho nesse prazo, pois caso ele não seja respeitado, será importante contactar os meios responsáveis. Além do mais, evite movimentar sua conta durante esse período, pois caso a sua conta não esteja zerada, o seu cancelamento poderá ser interrompido.

Como encerrar conta no banco Itaú pelo software?

Aos que não sabem, o Itaú possui um software do qual é possível baixar e instalar no seu computador, e ele funciona igual o internet banking. O banco disponibilizou esse recurso por achar ser mais seguro do que o método comum, mas fica a critério do correntista escolher o meio que preferir. No entanto, é bom destacar que é possível encerrar conta no Itaú pelo software.

Para poder dar prosseguimento por intermédio desse software, primeiramente é fundamental baixar e instalar no seu computador. Para isso, é preciso se dirigir até a página do Itaú no computador. Chegando lá, é só apertar em “baixe o app” que o arquivo iniciará o download. Feito isso, ao abrir o software, você precisará informar alguns dados referente a sua conta bancária, como agência, conta e senha cadastrada.

Site do Itaú onde é possível baixar o software do Internet Banking no computador
O download é bem rápido e para instalar é extremamente simples.

Ademais, caso você queira encerrar a sua conta por esse método, é só seguir o passo a passo detalhado anteriormente, pois o software segue a mesma métrica do Internet Banking. Ou seja, é como se você tivesse a plataforma do IB instalado no seu computador, mas, se você não tiver, é muito mais cômodo e ágil realizar esse procedimento pelo próprio navegador mesmo, uma vez que não há diferenciação.

Como encerrar conta no Itaú presencialmente?

Geralmente, a opção de encerrar conta através da internet é muito mais preferível, mas ela não está disponível para pessoas que abriram conta através de uma agência física. Como já falado, somente pode cancelar a conta por meios digitais quem resolveu abrir a conta por intermédio de um. Portanto, se você não se enquadra nesse requisito, iremos explicar o procedimento para quem é obrigado a ir até uma agência.

Primeiro de tudo, é necessário separar os documentos solicitados durante a solicitação, uma vez que de nada adianta se deslocar até uma agência se você não tiver em mãos o que é solicitado, pois seria apenas uma viagem perdida. Então, certifique de ter em mãos um documento com foto, (podendo ser RG, CNH, carteira de trabalho ou RNE, caso seja estrangeiro), CPF, cartão do banco e talão de cheques, caso ainda tenha.

Carteira de motorista dentro de um bolso de calça jeans.
Não esqueça de estar portando um documento com fotos, pois, do contrário, você não poderá dar seguimento a sua demanda.
(Imagem: andibreit via Pixabay)

Já tendo resolvido isso, basta se deslocar até a agência Itaú mais próxima e manifestar a alguma atendente o seu desejo de findar o seu relacionamento com a instituição. Para que possa dar prosseguimento, é preciso preencher um formulário ou carta de solicitação de encerramento de conta, que é disponibilizado na própria agência. No caso do Itaú, não é obrigatório formalizar essa solicitação através de uma carta escrita à mão.

Para evitar qualquer eventual problema, antes de sair da agência, é estritamente essencial que você solicite ao atendente uma cópia do formulário ou da carta de solicitação de encerramento de conta. Isso é importante porque, caso tenha passado o tempo estipulado para que a conta seja definitivamente encerrada, mas sua solicitação não tenha sido atendida, você terá como comprovar de que foi feito uma solicitação.

Como encerrar conta no Itaú pelo celular?

Um aparelho celular, nos dias de hoje, já não é uma questão de luxo. Passou-se o tempo em que apenas os mais abastados financeiramente detinham um objeto como esse. Com o passar dos tempos, foi possível notar a presença de smartphones com preços cada vez mais acessíveis. Tanto é verdade que, atualmente, qualquer pessoa pode ter um, mesmo pessoas com renda mais baixa.

Além de não ser mais um objeto de luxo, o celular também é essencial, haja vista que diversos serviços só podem ser realizados com o auxílio desse aparelho. E é por ele ser bastante democrático que muitas pessoas procuram e preferem saber como encerrar a conta Itaú pelo celular. A verdade é que se trata de um procedimento bem simples, e iremos detalhar todo o procedimento.

Mas, antes de tudo, é fundamental que você tenha o aplicativo instalado no seu celular. Se já tiver, verifique se ele está na versão mais atualizada.

Assim que já tiver devidamente instalado e baixado o aplicativo, basta entrar no app do Itaú e realizar o seu login informando alguns dados, como o número da sua agência e conta. Em seguida, dê “Ok”;

Aplicativo para celular do Itaú na página inicial de login
Inclusive, é através dessa tela que você pode conseguir o iToken solicitado no método de encerramento de conta pelo internet banking.

Tendo feito isso, informe a sua senha através do teclado virtual e aperte em “Acessar”;

Aplicativo do Itaú para celular onde se deve informar a senha eletrônica para entrar no app.
Você deve utilizar o teclado virtual, uma vez que o Itaú julga ser mais seguro. E caso tenha esquecido a senha, é só apertar em “esqueci minha senha” para recadastrá-la.

Ao adentrar no aplicativo, aperte na sua foto de perfil, situado no canto superior esquerdo da sua tela;

Página inicial do aplicativo do Itaú onde é possível cancelar conta.
O encerramento de conta Itaú pelo celular é extremamente rápido e simples.

Ao apertar, irá ser aberto um menu com diversas funcionalidades. Aperte em “Encerramento de conta”;

Aplicativo do banco Itaú para celular onde é possível cancelar a conta no Itaú.
Através do aplicativo você pode realizar diversas outras ações, como a portabilidade de salário, por exemplo.

Como se trata de um assunto sensível, será necessário validar o itoken para poder dar prosseguimento ao processo. Basta apertar para continuar;

Procedimento de encerramento de conta no Itaú
O iToken é um sistema que garante que apenas o titular da conta terá acesso a certas informações, e por isso que esse passo é necessário.

Assim que a validação acontecer, você já será encaminhado para o processo de encerramento da conta Itaú. Primeiramente, você deve informar o motivo pelo qual resolveu encerrar o vínculo com a instituição;

Procedimento de encerramento de conta no Itaú
Caso nenhum dos motivos se encaixe, é só arrastar a página para baixo, selecionar “outros” e descrever a razão pela qual você quer encerrar o relacionamento com o Itaú.

Em seguida, você deve averiguar as suas informações pessoais. Se algo estiver incorreto, é só editar. Agora, se estiver tudo nos eixos, é só apertar em “salvar e continuar”;

Procedimento de encerramento de conta no Itaú
Se algum dado estiver errado, é só tocar encima e digitar a informação correta.

O passo número três é para confirmar os produtos e serviços vinculados a sua conta. Após averiguação e constatar que tudo está correto, preencha a caixinha e aperte para continuar;

Procedimento de encerramento de conta no Itaú
Para poder dar prosseguimento a sua solicitação, é essencial marcar a caixinha.

Para que você esteja precavido, o Itaú irá cancelar os seus lançamentos futuros, agendamentos e débitos automáticos;

Procedimento de encerramento de conta no Itaú
Caso você não tenha nenhum lançamento futuro, não será preciso tomar nenhuma ação.

Em seguida, lhe irá ser mostrado o saldo em conta, inclusive os possíveis encargos pendentes. Depois de analisar esses dados, é só apertar para dar continuidade;

Procedimento de encerramento de conta no Itaú
Ao confirmar a sua demanda de fechamento de conta, procure evitar de realizar transações, pois isso pode comprometer a consumação da solicitação.

É preciso ter o saldo zerado para que a sua conta seja encerrada e, por isso, a fase seguinte é dedicado ao resgate desses valores. Escolha uma das duas opções disponíveis;

Procedimento de encerramento de conta no Itaú
Se optar por transferir para uma outra conta de mesma titularidade, o aplicativo irá solicitar que você informe os dados da nova conta.

Para confirmar e consumar a sua solicitação, o aplicativo irá solicitar a senha do seu cartão, basta digitar e apertar para continuar.

Procedimento de encerramento de conta no Itaú
Lembre-se, essa é a senha de seis dígitos do cartão, e não a mesma que você utiliza para acessar o aplicativo.

Depois de realizar essa última etapa, o seu pedido já começará a ser processado. Como você pôde ter percebido, esse método é bastante simplificado e ágil. No entanto, mesmo ele sendo mais rápido, o período para que a demanda seja efetivamente encerrada é de até 30 dias, ainda que geralmente isso ocorra antes.

Como cancelar o cartão de crédito do Itaú?

Pode acontecer de você querer continuar usufruindo da conta da instituição, mas desejar cancelar o cartão de crédito do Itaú. Essa é uma possibilidade do qual também pode ser atendida, uma vez que a conta-corrente não está diretamente ligada com o cartão. Para poder prosseguir com essa solicitação, é necessário que você entre em contato com um atendente por intermédio de um dos métodos disponíveis.

Celular desbloqueado ao lado de um fone de ouvido e encima do teclado de um notebook.
Para poder encerrar o cartão de crédito do Itaú, é necessário utilizar um dos meios disponíveis para esse serviço, que é através de um celular ou com o auxílio de um computador.
(Imagem: USA-Reiseblogger via Pixabay)

O banco é uma instituição bastante preparada e com canais de atendimento bem diversos. Portanto, para que você possa solicitar o cancelamento do cartão de crédito do Itaú, é fundamental contactar o setor especializado. Vale ressaltar que no Itaú há mais de um meio para consumar o seu intuito, que é através do telefone ou pela internet. Para que não reste nenhuma dúvida, iremos detalhar ambos os procedimentos. Confira!

Como cancelar o cartão de crédito do Itaú pelo Itaú 30 Horas?

O Itaú 30 Horas é uma ótima ferramenta para as pessoas que querem cancelar o cartão de crédito, uma vez que é um tanto simples fazer isso pelo telefone. Porém, antes de explicar, é válido uma explicação. Apesar do nome sugestionar que esse é um canal de atendimento que funciona 24h por dia e 7 dias por semana, na prática não é bem assim que acontece. Isso significa dizer que você deve entrar em contato durante o horário de atendimento.

Apesar de o nome do canal de atendimento sugerir que o horário de funcionamento é 24h por dia, na prática não é bem assim. Portanto, fique atento nos horários.
(Imagem: 6689062 via Pixabay)

O Itaú 30 Horas, mesmo não sendo o dia inteiro, possui uma disponibilidade até que interessante. Ele funciona das 08h às 22h, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 09h às 22h, exceto feriados. Mas você deve ficar atento aos números de telefone, pois cada um deles corresponde a uma determinada localidade. Caso você ligue para um que não corresponde ao seu local, a ligação não será efetivada. Os números são:

  • 4004 4828 – Capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 970 4828 – Demais localidades ou
  • + 55 11 4004 4828 – Para clientes no exterior.

Vale ressaltar que caso você esteja no exterior, vale o horário de atendimento referente à Brasília, e não são permitidas chamadas a cobrar. Basta entrar em contato através de um desses números, achar a opção condizente com o cartão de crédito e, em seguida, manifestar o intuito de encerrar o cartão. Esse canal deve ser utilizado para assuntos sobre pagamentos, bloqueio e desbloqueio de cartões, talões de cheque, saldos transações, consultas, investimentos e consórcio Itaú.

Agora, uma curiosidade que pode ser interessante saber é referente ao nome inusitado. Muitas pessoas se perguntam como é possível o nome desse canal de atendimento se chamar “Itaú 30 Horas” quando o dia tem apenas 24h. Essa expressão, na realidade, é resultado de uma jogada de marketing do antigo Unibanco. Em 1999, ele somou as seis horas de funcionamento das agências e as 24 horas dos caixas eletrônicos.

Portanto, antigamente, essa era uma expressão usada pelo Unibanco, mas, como já mencionado nesse artigo, ocorreu a fusão dessas duas instituições financeiras. E, dentre várias mudanças, o Itaú optou por manter essa ideia, uma vez que achou interessante e que chamava atenção dos clientes, apenas remodelou o nome.

Como cancelar o cartão de crédito do Itaú pela internet?

Antes de começar qualquer explicação, é fundamental explicar um fato. Todo esse método pode ser aplicado tanto no Internet Banking do Itaú quando pesquisado através do navegador quanto por intermédio do Software que, como já falado, é basicamente como se você tivesse o IB da instituição instalado no seu computador. Tendo isso esclarecido, é só adentrar na plataforma utilizando agência, conta e senha cadastrada.

Assim que estiver na página inicial reservada apenas aos clientes, aperte sobre os dizeres “Ajuda”, situado no canto superior direito;

Internet banking do Itaú onde é possível cancelar o cartão de crédito.
Como falado anteriormente, o IB do Itaú é bastante completo, tanto que é possível cancelar o cartão através da plataforma.

Ao apertar em ajuda, você será direcionado para uma página que diz “como podemos te ajudar?”. Deslize até o final da página até encontrar outras formas de atendimento. Aperte em “chat com especialistas”;

Internet banking do Itaú onde é possível cancelar o cartão de crédito.
Você tem acesso a outras informações do Itaú através dessa página, como outras formas de atendimento.

Em seguida, é só apertar em “Cartão de crédito”;

Internet banking do Itaú onde é possível cancelar o cartão de crédito.
Ao apertar, você poderá conversar com um dos atendentes do Itaú que é especialista em cartão. No entanto, fique de olho, pois essa opção não está disponível 24h por dia.

Feito isso, irá ser aberto um chat com o assistente virtual do Itaú. Digite “cancelar cartão de crédito” e envie;

Internet banking do Itaú onde é possível cancelar o cartão de crédito.
Inicialmente, um assistente virtual irá lhe enviar uma mensagem. Mas é só informar que quer encerrar seu cartão que um especialista eventualmente irá entrar na sua conversa.

Ao fazer isso, uma série de orientações será enviada para você. Siga todas elas minuciosamente para que não ocorra nenhuma interferência na sua solicitação. Fora isso, vale salientar que, caso você não tenha uma conta Itaú, é possível solicitar o bloqueio ou cancelamento pelo site Itaucard. Mas, caso queira cancelar o cartão de um titular falecido, o recomendado é que você ligue para a central de atendimento de cartões de crédito.

Perguntas frequentes sobre o cancelamento de conta

O procedimento de encerramento de conta é algo que pode gerar algumas dúvidas, e esses questionamentos podem acabar postergando a vontade de o correntista cancelar a conta. No entanto, para que tudo seja sanado, resolvemos reunir algumas das principais dúvidas que os clientes têm a respeito do fechamento de conta no banco Itaú. Após ler os próximos tópicos, certamente você se sentirá mais confiante para realizar esse procedimento.

Posso cancelar a conta em qualquer agência?

Como já mencionado nesse artigo, alguns perfis de usuários são obrigados a cancelarem a conta presencialmente. No entanto, diante dessa perspectiva, é provável que surja a dúvida se é possível encerrar a conta no Itaú em qualquer agência. A resposta para esse questionamento é um pouco relativa, e iremos explicar o motivo. Para que sua solicitação dê prosseguimento sem qualquer interferência, é fundamental que você vá a uma agência que atenda o seu segmento.

O Itaú possui algumas categorias que se diferenciam entre si, que é o varejo, personnalité e uniclass. Isso quer dizer que caso o seu intuito seja de encerrar o relacionamento com o banco, é preciso procurar uma agência que atenda a sua categoria. Se você for um cliente personnalité e for tentar fechar sua conta em uma agência varejo, o atendente não poderá dar seguimento a sua solicitação.

Homem vestindo uma camisa social branca, grava vermelha listrada e um terno preto.
Se você é um cliente segmentado, é essencial que você se dirija até uma agência que atenda a sua categoria. Caso você vá em uma que não contemple o seu perfil, o banco estará no direito de negar a sua solicitação.
(Imagem: ariesa66 via Pixabay)

Tendo isso esclarecido, ainda é necessário fazer uma outra ressalva. Alguns correntistas ainda acreditam que para fechar a conta no banco Itaú é preciso necessariamente se dirigir até a sua agência, mas essa informação não procede. Inclusive, pode acontecer de na hora de abrir a conta e escolher sua agência, você estava morando em uma região e, eventualmente, acaba se mudando, fazendo com que a sua agência não seja mais tão próxima da sua atual localidade.

Nesse caso, poderia até se tornar inviável se deslocar até a agência, e acabaria postergando essa fatalidade por um período desnecessário, podendo até acarretar encargos ou gastos. No entanto, o que você precisa saber é que é possível cancelar sua conta Itaú em qualquer agência, desde que ela atenda o seu segmento. E isso é possível porque o formulário de encerramento é único para todas as agências brasileiras.

Em caso de conta conjunta, ambos titulares precisam estar presentes?

Essa é uma pergunta que não tem uma resposta definida, e já iremos explicar o porquê. Geralmente, é necessário que ambos os titulares estejam presente no momento dessa solicitação, uma vez que é preciso recolher a assinatura e o preenchimento do formulário de cancelamento de conta precisa ser feito pelos dois. No entanto, isso não necessariamente é uma regra.

Existe relatos de clientes que afirmam que foi possível cancelar uma conta conjunta com apenas um titular presente, e isso decorre por conta dos diferentes tipos de contratos. Então, antes de qualquer coisa, confira o contrato que foi assinado a averigue se há alguma cláusula que especifique esse caso. Se tiver, veja se nele descreve se é preciso que os dois estejam presente no momento da solicitação do encerramento.

Casal heterossexual de mãos dadas.
Como não há uma resposta definitiva para essa pergunta, o mais recomendado é que você contacte um atendente e tire a sua dúvida com ele.
(Imagem: Free-Photos via Pixabay)

Há alguns contratos que permitem que apenas o primeiro titular da conta esteja presente no momento, mas como falamos, não há nenhuma resposta concreta. Se estiver na dúvida, o mais recomendado é que você entre em contato com o banco e retire a sua dúvida com um dos atendentes. Caso ele confirme que os dois precisam estar presentes, ambos devem ter em mãos um documento com foto, CPF, cartão do banco e talão de cheque.

No entanto, uma dúvida que é preciso desmistificar é que os dependentes do cartão de crédito não precisam estar no momento dessa solicitação. Tem pessoas que solicitam um cartão adicional para filho, mãe ou até esposa. E há quem acredite que quando for cancelar a conta ou o cartão de crédito, esse dependente precisa estar no momento, mas isso não é verdade. Nessa situação, é exigido a presença apenas do titular principal.

Posso deixar a conta ser cancelada por inatividade?

Sim, a sua conta no Itaú pode ser cancelada por inatividade. No entanto, existe muito mais sobre esse assunto que você precisa saber. Há algumas pessoas que preferem deixar de movimentar a conta bancária por um período suficiente para que a conta seja fechada por inatividade. Geralmente, os correntistas que escolhem fazer isso afirmam que os métodos tradicionais são muito burocráticos.

No entanto, apesar de isso ser parcialmente verdade, há detalhes que muitas pessoas desconhecem. O motivo pelo qual os bancos precisam cancelar contas com inatividade superior a seis meses, é para privar o correntista de eventuais gastos imprevistos. Geralmente, as contas bancárias têm custos que devem ser arcados mensalmente, como manutenção de conta, mensalidade e às vezes até a anuidade.

E para que essas contas não se acumulem e gerem ainda mais despesas para o correntista, o Banco Central determinou que todas as instituições bancárias devem encerrar contas inativas. Portanto, esse não é um método que você deve aplicar, porque pode acontecer de a sua conta gerar encargos financeiros, fazendo com que você fique endividado. Mas esse não é o único motivo para evitar essa “técnica”.

Relógio despertador mecânico na cor dourada.
É perfeitamente possível que a sua conta seja encerrada por inatividade, o que muitos julgam ser mais fácil. No entanto, esse não é o método mais indicado, uma vez que ele pode trazer consequências bem negativas.
(Imagem: Free-Photos via Pixabay)

Além de poder lhe gerar despesas, o mais nocivo de uma conta ser encerrada por inatividade não é só isso. O mais problemático acerca desse assunto é que esse é um fato que ficará marcado no seu histórico financeiro, o qual todo banco tem acesso. E isso significa dizer que, quando você solicitar algum empréstimo, por exemplo, um banco pode negar justamente pelo período de inatividade que você manteve.

As instituições financeiras, sejam elas quais forem, não enxergam com bons olhos pessoas que tiveram suas contas canceladas por inatividade. Isso é o mesmo que dizer para os bancos que você não tinha renda para movimentar sua conta, por exemplo, e dificilmente uma empresa bancária irá confiar crédito em um perfil com uma informação dessa estirpe. Portanto, evite ao máximo que a sua conta seja encerrada por inatividade.

Cuidados necessários antes de encerrar a conta

Para que todo o procedimento de cancelamento de conta Itaú ocorra sem maiores problemas, é fundamental que você tenha alguns cuidados. Caso algum pré-requisito não seja devidamente respeitado, a sua demanda será interrompida. Portanto, para evitar essas eventualidades, é recomendado que leia esse tópico e não deixe de aplicar todas essas dicas antes da solicitação ser efetivada.

Tenha cuidado com o cheque especial

O cheque especial é utilizado por muitos brasileiros, e é inegável as vantagens que ele pode trazer, principalmente mediante a uma situação de emergência. No entanto, quando você está em processo de cancelamento de conta, o recomendado é que você deixe de utilizá-lo pelo menos um mês antes. Isso é fundamental para evitar cobrança de juros e IOF. Mas, caso não seja possível, será necessário deixar um saldo em conta suficiente para cobrir essa despesa.

Cuidado com os cheques

Essa é a principal cautela que você deve tomar, pois a não atenção pode ocasionar em problemas ainda mais graves. É de extrema importância que os cheques sejam compensados ou inutilizados, pois, caso isso não ocorra, você poderá ficar sujeito a ter uma implicância no seu nome. Se ainda tiver cheques a serem compensados, o seu nome poderá ser incluso no Cadastro de emitentes de Cheques sem Fundo, também conhecido como CCF.

Talão de cheque americano.
Se você não quer ter seu nome vinculado ao CCF, não deixe de ter muita atenção em relação a esse detalhe.
(Imagem: Shutterbug75 via Pixabay)

Então, para evitar esse tipo de problema no seu perfil, não deixe de verificar se todos os cheques já foram devidamente compensados. Fora isso, caso haja algum cheque pré-datado, a melhor solução é deixar saldo em conta para que esse valor seja coberto. Além do mais, se ainda estiver em posse de algum cheque que não foi utilizado, não deixe de inutilizá-lo, pois é fundamental para que não ocorra nenhum problema no seu cancelamento de conta.

Investimento

O Itaú possui a opção de realizar alguns investimentos através de sua plataforma, e é muito provável que você tenha aproveitado dessa oportunidade, uma vez que há opções bastante interessante e vantajosas. Se você tem algum dinheiro investido, então esse é um cuidado que você deve ter. Antes de encerrar sua conta por definitivo, é inteligente retirar todos os seus aportes, independentemente do tipo de investimento.

Cofrinho em forma de um porquinho dourado.
É provável que você não tenha mais acesso aos seus aportes depois de cancelar a conta Itaú. Portanto, é recomendado que você retire os seus investimentos.
(Imagem: QuinceCreative via Pixabay)

Dentre as opções de investimento disponível, há a possibilidade de optar por aplicações em previdência privada. Se é esse tipo que você optou, há algumas alternativas que você pode tomar. Uma delas é tentar manter suas contribuições através de um boleto bancária, ou, se preferir, também é possível tentar migrar o investimento para uma outra instituição financeira do seu interesse. Para essa tentativa, é importante entrar em contato com o banco.

Programa de recompensa

O Itaú tem uma vasta gama de cartões de crédito, sendo tanto MasterCard como Visa. E uma coisa que a empresa disponibiliza é de um programa de recompensa, também conhecido por programa de pontos. Se você faz parte de um deles, também deve ser uma questão do qual você deve se preocupar. E isso porque, ao encerrar a sua conta, os seus pontos acabam se perdendo. Então, para não ser tudo em vão, procure trocar seus pontos antes de efetuar o cancelamento da sua conta bancária.