Como Fazer Reclamação Nos Correios?

Como Fazer Reclamação Nos Correios?

Infelizmente, nenhuma empresa é isenta de sofrer eventuais problemas, afinal de contas, nenhum sistema é 100% perfeito e, portanto, todos estão passíveis de erros. No entanto, sempre que um problema acontecer, é necessário saber os procedimentos para que a questão seja resolvida. Sendo assim, para garantir que você não tenha maiores problemas, resolvemos elaborar um artigo explicando sobre como fazer reclamação nos Correios.

Quem já precisou utilizar dos serviços dos Correios, sabe que nem sempre a instituição é excelente naquilo que se propõe a fazer. Tanto que não é raro ler relatos de pessoas que tiveram alguma dor de cabeça com a empresa. Sendo assim, quando ocorrer qualquer problema com a sua encomenda, é importante saber como realizar uma reclamação nos Correios.

Caixa de papelãp lacrada com uma fita escrito "frágil"
Apesar de muitas vezes o Correios ser a única opção, isso não quer dizer que os brasileiros gostam do serviço prestado pela instituição. Tanto que, atualmente, é difícil encontrar uma pessoa que não tenha tido problema com a empresa, e por isso é importante saber como fazer uma reclamação nos Correios.
(Imagem: bluebudgie via Pixabay)

Tudo que é novo causa certos questionamentos, afinal, por ser um procedimento nunca feito antes, às vezes pode bater aquela insegurança. No entanto, para garantir que você seja devidamente respaldado, resolvemos elencar todas as possíveis formas de como abrir uma reclamação nos Correios. Quer saber tudo acerca desse assunto? Basta conferir esse artigo até o fim.

O que preciso saber sobre reclamação nos Correios?

É praticamente impossível conhecer ao menos um brasileiro que nunca tenha tido problema com o recebimento de suas encomendas, seja por atraso, extravio ou mesmo por receber a encomenda com avarias devido ao mau transporte. No entanto, ainda que seja um problema relativamente comum, poucos são os que se manifestam realizando uma reclamação nos Correios.

E esse é um grande erro, afinal, para que o seu problema seja resolvido, primeiro a empresa tem que estar ciente de que alguma coisa não está funcionando como deveria. Portanto, a primeira coisa que você deve saber sobre reclamação nos Correios é que essa é a única forma para que o seu problema seja regularizado e consequentemente a sua encomenda seja entregue na sua residência.

Homem com anel abrindo uma encomenda com laço dourado
Algumas pessoas tem cetos receios de abrir uma reclamação nos Correios, no entanto, trata-se de um procedimemnto estritamente necessário, uma vez que somente isso irá garantir a resolução do seu problema.
(Imagem: delphinmedia via Pixabay)

Ademais, muitas pessoas acreditam que a única forma possível de abrir uma reclamação é se dirigindo até uma agência, mas não é bem assim que acontece. Obviamente, caso o cliente desejar, ele pode ir presencialmente abrir uma reclamação, mas, graças a internet, hoje em dia há métodos mais rápidos e cômodos, onde nem sequer é necessário se deslocar da sua residência.

Em quais situações posso abrir uma reclamação nos Correios?

Anterior a ensinarmos todos os métodos de como fazer reclamação nos Correios, primeiramente é fundamental que você compreenda em quais momentos é possível ter essa atitude. Como o Correios é uma prestadora de serviço de entrega de encomenda, cartas, objetos, telegramas etc. é passível de reclamação qualquer tipo de problema que tenha relação com a sua entrega.

As reclamações mais comuns são de extravio de encomendas, avaria parcial ou total e atraso nas entregas. Sim, apesar de muita gente nem sequer saber, é possível fazer reclamação quando o seu produto não chega na data prevista. Inclusive, ainda que a sua encomenda seja internacional, saiba que ainda assim é possível abrir uma reclamação.

Depósito com várias caixas
O problema mais recorrente que os brasileiros passam certamente é receber entrega com certo atraso. E o que muitos não sabem é que, apesar de ser “comum”, é perfeitamente possível abrir uma reclamação por esse motivo.
(Imagem: delphinmedia via Pixabay)

Muita gente pensa que encomendas internacionais não tem suporte dos Correios, mas há um fundamento para esse achismo. Há alguns anos, a empresa realmente não se responsabilizava por esse tipo de encomenda. Entrementes, como atualmente o Correios cobra taxas de encomendas internacionais, como o chamado “despacho postal”, acaba que a instituição precisa se responsabilizar quando ocorre algum problema com o objeto.

Posso abrir uma reclamação em caso de objeto mal encaminhado?

Sempre que realizamos uma compra de um produto pela internet, é normal verificar com certa constância o status do objeto. Afinal, essa é a única informação que se tem acerca da encomenda e, inclusive, é através desses status que se pode prever quando o produto chegará na sua residência. A página de rastreio dos Correios tende a informar todas as atualizações, e é através dela que se sabe se o produto irá chegar com atraso.

E, como falado no tópico anterior, é completamente possível fazer reclamação quando o objeto está em atraso, mas o que falar sobre quando o status da encomenda é “objeto mal encaminhado”, o que fazer? Primeiro que muitas pessoas nem sequer sabe o que isso significa, já que não é tão comum que isso aconteça com as encomendas, mas a verdade é que esses dizeres deixam muitas pessoas apreensivas.

Encomendas sendo preparadas para serem entregues
É normal se assustar quando se percebe que o status da encomenda está como “objeto mal encaminhado”, e muitos acredita que esse status é passível de reclamação. No entanto, é preciso compreender melhor esse termo, pois não é bem assim que acontece.
(Imagem: PublicDomainPictures via Pixabay)

Resolver o problema de objeto mal encaminhado dos Correios não é muito difícil e, na verdade, o cliente nem precisa fazer muita coisa, já que quando aparece esse status, significa que a empresa já está ciente do problema e está providenciando a devida resolução. Porém, caso o seu produto demore a chegar devido ao mal encaminhamento, o cliente pode sim abrir uma reclamação. Do contrário, se ainda tiver dentro do prazo, não será necessário abrir nenhuma demanda.

Como abrir uma reclamação nos Correios?

Agora que já esclarecemos algumas questões acerca desse assunto, você já estará um pouco mais confiante para realizar a sua reclamação nos Correios. Você deve saber que existe mais de uma forma de fazer essa solicitação, bem como via internet, telefone ou pessoalmente. E, para garantir que você compreenderá todos os processos, detalharemos todos eles nos tópicos seguintes, confira.

Como abrir uma reclamação nos Correios pela internet?

Certamente esse é o procedimento mais procurado pelas pessoas, afinal, tudo é intermediado por um formulário online e o representante da reclamação nem sequer precisa se deslocar da sua residência. Para começar, primeiro é necessário acessar o site oficial dos Correios e, na página inicial, é só apertar nos dizeres “Registre um atendimento”.

Imagem do site dos Correios na página inicial
Através do site dos Correios é possível realizar diversos outros serviços, bem como acompanhar o seu objeto e verificar preços e prazos, por exemplo.

Ao apertar, você será redirecionado para a página do Fale Conosco, onde é possível realizar diversas manifestações. Para fazer uma reclamação nos Correios, no Registro de Reclamações, é só procurar pela aba “Reclamação” e escolher a que mais se encaixa no seu problema.

Imagem do site dos Correios na página de abrir uma reclamação nos Correios
Lembre-se de apertar na opção que mais corresponde ao seu problema.

Feito isso, uma nova página será aberta no seu navegador, e você deve informar qual assunto se tratará a sua manifestação. É importante que você seja bastante preciso nessa hora, mas, caso o seu assunto não estiver na lista, selecione o mais semelhante.

Imagem do site dos Correios na página de abrir uma reclamação nos Correios
Nessa etapa, você deve ser o mais preciso possível acerca de qual assunto irá se tratar a sua reclamação.

Em seguida, é preciso informar se você é o remetente ou destinatário da correspondência/encomenda.

Imagem do site dos Correios na página de abrir uma reclamação nos Correios
A depender do que você selecionar nessa etapa, as informações que você deve preencher serão diferentes. Nesse exemplo, selecionamos “Destinatário da encomenda”.

Ao apertar que você é o destinatário, novas informações aparecerão na sua tela, as quais devem ser devidamente preenchidas. Algumas informações, como CPF/CNPJ do destinatário, são essenciais para poder registrar a reclamação. Ao preencher tudo, basta declarar ter lido o Termo de uso do Fale Conosco e responder o sistema reCAPTCHA.

Imagem do site dos Correios na página de abrir uma reclamação nos Correios
Assim que todos os campos estiverem devidamente preenchidos, não esqueça de responder o sistema de reCAPTCHA e aceitar o Termo de uso do Fale Conosco dos Correios.

Feito isso, a sua reclamação nos Correios já terá sido efetuada, e você deverá receber uma resposta da instituição no e-mail que você preencheu no formulário online. Como você pôde perceber, trata-se de um procedimento extremamente fácil e rápido, mas, se preferir, há outros métodos, os quais iremos ensinar nos próximos tópicos.

Como abrir uma reclamação nos Correios por telefone?

Apesar de ser imensamente mais fácil realizar o procedimento através do formulário online, há pessoas que não se sentem tão confiantes com esse método. Sendo assim, também é possível fazer uma reclamação nos Correios por telefone, o que também não é muito difícil. Porém, diferente do método anterior, é preciso se manter atento ao horário de atendimento de cada canal.

Teclas numéricas de um telefone fixo
Ainda que muitas pessoas não gostem de resolver as coisas por telefone, há aqueles que preferem esse método, em especial pessoas mais velhas, por exemplo, já que existe uma maior familiaridade.
(Imagem: TBIT via Pixabay)

A única forma de abrir uma reclamação por telefone é através do SAC dos Correios e, através desse canal, é possível falar sobre assuntos relacionados a produtos, serviços, sugestões, elogios, reclamações e denúncias. Sendo assim, para contactar a empresa e abrir uma reclamação, basta ligar para um dos números descritos logo abaixo:

  • 3003 0100 – Capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 725 7282 – Demais localidades;
  • 0800 725 0100 – Todo o Brasil ou;
  • 0800 725 0898 – Atendimento a deficientes auditivos.

Para todos os números descritos acima, o horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 08h às 20he sábados das 08h às 14h, exceto feriados. Ao ligar para um dos números, você será atendido, inicialmente, pela atendente virtual chamada “Carol”. Basta seguir as orientações dada por ela, como inserir o CPF/CNPJ e, no momento correto, selecionar a opção de manifestar uma reclamação.

Como abrir uma reclamação nos Correios presencialmente?

Se você é do tipo de pessoa que gosta de olhar nos olhos do atendente ao manifestar a sua indignação, saiba que é possível fazer uma reclamação nos Correios presencialmente em uma agência. Mas, antes de se dirigir a alguma agência, certifique-se de estar munido dos devidos documentos necessários para que a sua reclamação possa ser registrada, e o necessário vai além dos documentos de identificação pessoal.

Além do seu CPF e RG, também será necessário informar a numeração do objeto do qual se deseja abrir a reclamação. Munido desses documentos, basta se dirigir até o Correios mais próximo da sua residência. Caso não saiba onde fica a agência mais próxima do seu endereço, basta procurar no site dos Correios na página de Busca Agência. Feito isso, ao falar com o atendente, é só informar o seu desejo de abrir a reclamação.

Imagem do site dos Correios na página de buscar agências
Caso você queira procurar a agência mais próxima da sua atual localização, basta selecionar a opção “próximidade” e permitir que o site utilize a sua localização em tempo real.

Ademais, depois de todo o procedimento ter sido realizado, não deixe de informar o seu e-mail e pelo menos um número de telefone, já que essa é a única forma de você receber uma resposta acerca da sua reclamação. Dessa forma, assim que a empresa tiver uma solução para o seu problema, ou pelo menos ter uma resposta para a sua solicitação, ela entrará em contato ou através do e-mail ou via telefone.

O que fazer se o problema com os Correios persistir?

Pode acontecer de você ter feito uma reclamação nos Correios, seja pela internet, telefone ou presencialmente e, mesmo assim, o seu problema não ter sido resolvido. Diante dessa situação, a única opção é entrar em contato com a ouvidoria, visto que esse é um órgão de segunda instância. Mas lembre-se que, para poder contactar os Correios, primeiramente você deve ter tentado resolver o seu problema por um dos métodos citados nos tópicos anteriores.

Teclado branco de um computador
Se você já tentou um dos métodos citados anteriormente, como ter feito uma reclamação online, mas o seu problema não foi devidamente solucionado, a única solução é entrar em contato com a ouvidoria dos Correios.
(Imagem: geralt via Pixabay)

Afinal, ao entrar em contato com a ouvidoria, é necessário informar o número de protocolo fornecido nos atendimentos anteriores. Sendo assim, ao final de toda a sua reclamação, não deixe de exigir e anotar o número de protocolo. Tendo esclarecido isso, iremos explicar nos próximos tópicos as possíveis formas de contactar a ouvidoria dos Correios.

Como contactar a Ouvidoria dos Correios por telefone?

Solicitar a intervenção da Ouvidoria é um direito de todos os clientes e demais cidadãos que passaram por situações excepcionais e reclamações que não foram solucionadas. Inclusive, mais de 99% das reclamações e recorrências são solucionadas por intermédio dos canais regulares. No entanto, se a sua demanda não foi devidamente resolvida e você quer entrar em contato com a ouvidoria dos Correios, basta ligar para o seguinte número:

  • 0800 722 7234.

Mas, antes de ligar, é importante manter atenção ao horário de atendimento, que é todos os dias úteis, das 08h às 20h. Apenas salientando que, caso você procure a ouvidoria antes de tentar solucionar o problema por um dos canais regulares, é possível que a sua manifestação na ouvidoria seja rejeitada e que você seja instruído a procurar os métodos de registro de reclamação descritas nesse artigo.

Como contactar a Ouvidoria dos Correios online?

A grande parte das pessoas está acostumada a entrar em contato com a ouvidoria unicamente por intermédio de um número telefônico. No entanto, nos Correios, é possível contactar esse órgão pela internet, caracterizando muito mais comodidade ao cliente. Para tal, basta acessar o site do Fale Conosco na aba Ouvidoria dos Correios. E, diferente do método anterior, não há nenhum horário de atendimento, visto que pode ser acessado a qualquer horário.

Imagem do formulário da ouvidoria dos Correios onde é possível fazer uma reclamação online
Certifique-se de que o e-mail informado é válido e de que você realmente utiliza ele, uma vez que a resposta da sua solicitação será eviada para esse endereço eletrônico.

Ao entrar na página, que funciona como uma espécie de formulário online, você deve preencher alguns dados, como o número de protocolo fornecido pelo atendimento do Fale Conosco, e-mail cadastrado e descrever a sua manifestação. É bom informar que a ouvidoria tem até 30 dias para responder a sua demanda, conforme instrução normativa n.º 5/2018 do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União/Ouvidoria-Geral da União.

Posso ser reembolsado pelos Correios?

Quando a encomenda chega atrasada, mas por fim chega na residência, dificilmente pensamos sobre a possibilidade de ser reembolsado pelos Correios. No entanto, o assunto é totalmente diferente quando a encomenda chega com alguma avaria que claramente é decorrente do mal transporte. Quando essa é a situação, muita gente se questiona sobre como ser ressarcido pelos Correios, e com total razão.

Celular com a tela trincada
Se algum produto chegou na sua residência com alguma avaria que claramente foi decorrente do mau cuidado, certamente você terá direito ao reembolso dos Correios. Portanto, é importante que você se fique atento a essas questões.
(Imagem: MiRUTH_de via Pixabay)

Afinal de contas, toda encomenda exige uma certa quantia em dinheiro, e qualquer tipo de avaria é uma forma de prejuízo. Portanto, saiba que, em alguns casos, o consumidor tem total direito de ser reembolsado pelos Correios, mas, antes de recorrer a esse direito, é importante saber em quais circunstâncias o reembolso passa a estar disponível, já que isso evita problemas desnecessários.

E, o que muita gente não sabe é que, mesmo que a sua encomenda tenha sido entregue, mas com atraso, o Correios também tem direito de reembolsar o cliente. Portanto, quando o atraso na entrega de uma remessa acontece devido a uma falha da empresa, pode haver a devolução de uma porcentagem do valor pago na postagem do item, de acordo com o tempo de atraso e o tipo de serviço contratado. Confira a tabela abaixo para mais detalhes.

Tipo de serviço contratadoNº de dias de atrasoIndenização (% aplicada ao valor pago na postagem do item)
PAC1 a 5 dias5%
PAC6 a 10 dias10%
PACMais de 10 dias15%
SEDEX1 a 3 dias5%
SEDEX4 a 5 dias10%
SEDEXMais de 5 dias15%
SEDEX HojeApós às 18h100%
SEDEX 10Após às 10h100%
SEDEX 12Após às 12h100%

Como fazer uma denúncia aos Correios?

Antes de tudo, é preciso explicar a diferença entre reclamação e denúncia. Uma reclamação é quando acontece algum problema relacionado a alguma encomenda. Uma denúncia já é algo muito mais sério e, em alguns casos, é passível de prisão. Portanto, o Correios considera o canal de denúncia um importante instrumento na fiscalização do uso dos recursos e no controle de gestão pública. Sendo assim, você pode apresentar denúncias sobre:

  • Fraude;
  • Corrupção;
  • Improbidade administrativa;
  • Assédio moral e sexual;
  • Discriminação;
  • Conduta inadequada do agente público;
  • Inconformidade ética; e
  • Outras irregularidades.

Nesses casos, o denunciante pode ou não se identificar, mas, caso decida por não se identificar, a manifestação será tratada na forma de comunicação de irregularidade e, por conta do anonimato, não haverá resposta da Ouvidoria ao denunciante sobre sua conclusão. Para continuar com esse procedimento, é só acessar a página de Cadastro de Denúncia dos Correios. Ou, se preferir, também é possível realizar essa manifestação pelos números abaixo:

  • 0800 722 7234;
  • 0800 725 7282;
  • 800 725 0100;
  • 3003 0100 (atendimento em dias úteis, de segunda a sexta, das 8h às 20h).

Perguntas frequentes sobre reclamação nos Correios

É normal ter dúvidas sobre qualquer assunto e, inclusive, as reclamações dos Correios são alvos de constantes desentendimentos. Portanto, a fim de fazer com que todos os seus questionamentos sejam devidamente respondidos, resolvemos elencar as principais dúvidas sobre fazer reclamação nos Correios.

Posso fazer reclamação nos Correios pelo celular?

Muita gente se pergunta sobre a possibilidade de realizar uma reclamação nos Correios por intermédio do aplicativo para celular e, de fato, esse é um questionamento bastante pertinente. Afinal de contas, o Correios já possui um aplicativo destinado para os dispositivos móveis, tanto Android quanto iOS.

Imagem do aplicativo dos Correios na Play Store
O fato de o Corrreios já ter um aplicativo torna muito mais fácil a possibilidade de fazer uma reclamação nos Correios pelo app. No entanto, até o momento, isso não é possível.

Sendo assim, é comum se perguntar sobre essa possibilidade. No entanto, apesar de muitas pessoas desejarem isso de realmente ser algo interessante, atualmente, ainda não é possível fazer qualquer tipo de reclamação nos Correios pelo celular. Portanto, recomendamos que você siga as instruções dadas nesse artigo em tópicos anteriores.

Posso fazer reclamação nos Correios de uma encomenda internacional?

É provável que você saiba que encomendas internacionais não podem ser rastreadas através do site dos Correios. Na verdade, para tal serviço, é preciso saber o que é o idCorreios, visto que se trata de uma plataforma voltada especialmente para pessoas que costumam realizar importações. Ademais, é verdade que muitos achem que não é possível fazer reclamações de tais encomendas, mas isso não é verdade.

Mulher abrindo uma caixa de papelão
Como não é possível rastrear encomendas internacionais pelo site dos Correios, muita gente acha que, por consequência, também não se é possível fazer uma reclamação nos Correios de uma encomenda internacional, mas não é bem assim.
(Imagem: Devanath via Pixabay)

Se qualquer encomenda passa por algum problema, é direito do consumidor abrir uma reclamação, independente do tipo de encomenda. Para tal, basta seguir o passo a passo descrito aqui no artigo e, ao selecionar o tipo de reclamação, é só selecionar a opção concernente a encomenda internacional. Feito isso, basta seguir informar os dados que serão solicitados.

Não consigo ligar para ouvidoria, o que devo fazer?

Infelizmente o Correios tem uma ferramenta que impossibilita alguns celulares de efetuar ligações para a ouvidoria, por exemplo. Portanto, caso você passe por esse transtorno, recomendamos que você tente ligar para o mesmo número através de um telefone diferente ou, se tiver, tente por intermédio de um telefone fixo.

Telefone fixo na cor verde
Se o seu telefone celular não efetuar a ligação para ouvidoria, não pense que é algum defeito no celular. Na verdade, o próprio Correios não permite que determinados aparelhos façam essa ligação. Sendo assim, se tiver, tente efetuar a ligação por intermédio de um telefone fixo.
(Imagem: Alexas_Fotos via Pixabay)

No entanto, se mesmo depois de ter feito isso, o erro persistir, a única alternativa nesse caso é recorrer a ouvidoria online. Apesar de algumas pessoas preferirem resolver essa questão pelo telefone, se não for possível, saiba que o formulário online da ouvidoria dos Correios está disponível 24h por dia 7 dias por semana.

Posso fazer reclamação por atraso na encomenda?

Conforme já mencionado, é possível realizar uma reclamação nos Correios por atraso na encomenda, e esse é um problema comum, especialmente em produtos advindos do exterior. No entanto, para evitar esse problema de maneira recorrente, saiba que é possível acelerar o recebimento de encomendas internacionais.

Como acompanhar a reclamação dos Correios?

Como já relatado, é possível receber a resposta da sua reclamação através do seu e-mail fornecido ou por intermédio do seu número de celular. Porém, caso não haja atualização por nenhum desses dois meios, saiba que é possível acompanhar a reclamação dos Correios por intermédio do próprio site, na aba de Acompanhar Manifestação.

Imagem do site dos Correios na página de acompanhar manifestação
O código de manifestação também pode ser o mesmo número do protocolo e, assim que terminar de preencher todos os campos, é só apertar para consultar. Inclusive, é através dessa mesma página que você reativa a sua reclamação.

Para tal, tudo o que você precisa fazer é acessar a página e informar os dados referente a sua reclamação, como o código de manifestação (protocolo), código do referido objeto e o seu CPF ou CNPJ. Informando tais dados, você conseguirá acompanhar o estado da sua manifestação.

Renato

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