É normal que eventualmente se queira encerrar o relacionamento com alguma instituição. Afinal de contas, conforme o tempo passa, as expectativas e necessidades vão se transformando, e pode acontecer de elas não estarem alinhadas com aquilo que uma instituição oferece. Nessa linha de pensamento, é possível que você queira cancelar conta no Santander. Se esse é o seu caso, saiba que se trata de um direito seu que deve ser respeitado, e falaremos mais a respeito no decorrer desse artigo.

Homem usando uma roupa social branca assinando um contrato com uma canete preta
Ao iniciar o relacionamento com uma instituição bancária, é necessário assinar um contrato, e uma das cláusulas afirma que o titular tem o direito de solicitar o cancelamento da conta Santander quando desejar. Ou seja, trata-se de um direito que não pode ser negado.
(Imagem: godoycordoba via Pixabay)

Ultimamente, muitas pessoas têm se perguntado como cancelar conta no Santander, e os motivos são dos mais variáveis possíveis. Podendo ser desde motivos pessoais até insatisfação sobre os serviços ofertados. No entanto, por não ser um trâmite tão comum, do qual não se faz todos os dias, é normal que algumas dúvidas apareçam, e elas podem ser responsáveis pelo atraso em realizar esse tipo de procedimento. Mas, a fim de esclarecer tudo a respeito desse assunto, resolvemos elaborar esse artigo.

Uma das principais dúvidas acerca desse assunto é de qual é o procedimento correto. E isso acontece porque uns dizem que deve ser feito presencialmente, mas, outros, afirmam que deve ser feito através da internet. A realidade é que ambos os métodos são possíveis, mas é necessário ter um certo cuidado. E isso ocorre porque nem todos os clientes podem solicitar encerramento de conta no Santander pela internet, e elucidaremos todas essas dúvidas nesse artigo.

O banco Santander

É verdade que atualmente o Santander é considerado um dos maiores bancos do Brasil, mas isso não significa que todos os seus clientes sabem da sua história. O fato é que o histórico do banco pode deixar muita gente surpresa, uma vez que algumas pessoas têm concepções erradas acerca desse assunto. Primeiro de tudo, vale salientar que diferente do que muitas pessoas pensam, a instituição bancária não é oriunda do Brasil.

Ainda que o Santander esteja muito bem estabelecido em território nacional, nem sempre foi assim. A instituição teve seu início datado do ano de 1857, operando inicialmente na Espanha. Porém, com o passar dos anos, ele acabou se estendendo para diversos outros países devido a compra de instituições bancárias que atuavam em diversas regiões do país, inclusive no Brasil, o qual teve bastante sucesso.

Uma dúvida que algumas pessoas têm é acerca do nome da instituição, o motivo pelo qual resolveram adotar essa nomenclatura, e a razão é muito simples. Como já falado, o banco surgiu na Espanha, na província de Santander. E pelo fato de ter iniciado os seus serviços nessa província, resolveu adotar como nome para instituição. A grande maioria nem tem conhecimento desse fato, mas é uma curiosidade interessante de se saber, haja vista que muitos acreditam que se trata de um banco 100% brasileiro.

Bandeira da Espanha hasteada
Ao contrário do que muitos pensam, o Santander não é um banco 100% brasileiro. Na verdade, ele surgiu na Espanha,, na província de Santander. Inclusive, é daí que surgiu o nome da instituição.
(Imagem: Efraimstochter via Pixabay)

O grupo Santander é um grupo bancário global liderado pelo Banco Santander S.A., e é considerado o maior banco da zona euro. Basicamente, a “eurozona” – como também pode ser chamada – é uma união monetária constituída por 19 estados-membros da União Europeia, cujo adotaram oficialmente o euro como a moeda comum. Fora isso, o grupo Santander foi considerado pelo ranking BrandZ como a 3º marca mais valiosa da Espanha, avaliado em 8,756 milhões de dólares.

O Banco Hispano Americano, um subsidiário do Santander, foi criado em 1900, mas somente em 1919 que surgiu o Banco Central Hispano, cujo foi resultado da fusão de oito pequenos bancos. Posterior a esse fato, continuou a comprar outras instituições bancárias até se tornar o principal banco privado da Espanha, isso nos anos de 1980. E ainda com intuito de expandir sua participação no mercado financeiro, adquiriu diversos outros bancos.

Em maio de 2000, o Grupo Santander adquiriu o banco mexicano Serfín, que acabou se tornando o Banco Santander (México) S.A. E quatro anos depois, o grupo comprou a instituição britânica Abbey National, sendo também renomeado para Santander UK. E foi focado nesse intuito de ter ainda mais participação no mercado que o grupo resolveu obter participação no Brasil, o que nos leva ao próximo tópico.

Quando o Santander chegou no Brasil?

Para que uma empresa possa emplacar no mercado financeiro, é preciso muito planejamento estratégico e análise de mercado, e essa são duas características que o Santander possui. Tanto que, para poder iniciar seus serviços no Brasil já tendo uma certa autoridade, a instituição optou por comprar o Banco Geral do Comércio S.A. no ano de 1997, mas ele não parou por aí.

Preocupado em estar presente em mais regiões brasileiras, em 1998 o Santander resolveu adquirir o Banco Noroeste S.A., onde acabou conquistando mais clientes e detendo um pouco mais de confiança. Dois anos depois, em 2000, a instituição fechou dois grandes negócios, sendo um deles a compra do Conglomerado Meridional, na época formado pelo Banco Meridional e Banco Bozano, Simonsen.

Ainda no ano de 2000, o Santander realizou um dos seus maiores feitos, que foi a aquisição do Banespa. Inclusive, foi a partir desse momento que a grande parcela dos brasileiros passou a olhar com certo apreço para o Santander. Na época, foi considerado a sua maior compra, visto que conseguiu vencer o leilão de privatização do Banco do Estado de São Paulo S.A. (Banespa) com o valor estimado de R$7,05 bilhões.

Notas de um dólar espalhadas sobre uma superfície
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Santander chegou no Brasil muito antes da aquisição do Banespa. Mas o fato é que ele passou a ser mais conhecido em território nacional assim que conseguiu comprar o Banco do Estado de São Paulo por um valor bilionário. Na época, foi considerado sua maior compra.
(Imagem: TheDigitalArtist via Pixabay)

A adquirição dessa instituição solidificou fortemente o nome do Santander em território brasileiro, uma vez que ele passou a ser muito mencionado e aclamado pelos seus feitos. Alguns anos depois dessa compra, o Santander ainda continuou se expandindo internacionalmente, o que só mostrou que o banco estava disposto a investir para alavancar os seus serviços, fortificando cada vez mais o seu nome.

Tanto que, em abril de 2014, o Santander Brasil anunciou a compra da Getnet, uma empresa fornecedora de máquinas de cartões e soluções de processamento de transações eletrônicas. Na época, a compra teve o valor de 1,104 bilhão de reais. Atualmente, essas máquinas são conhecidas como as “vermelhinhas”, além de vir com a tecnologia do 3G embutida. O fato é que hodiernamente o Santander é uma empresa extremamente conhecida e visada por muitas pessoas.

Afinal de contas, não é à toa que a instituição consta com mais de 40 milhões de clientes e está presente em 12 países. Fora isso, o Santander tem o título de ser o principal conglomerado financeiro da América Latina, detendo posição de destaque no Brasil, México, Argentina e Chile. Junto a isso, é possível destacar o fato de estar presente em dez mercados principais, na Europa e nas Américas.

Como é o procedimento para encerrar conta no Santander?

Assim como foi falado no princípio do texto, há duas possibilidades para cancelar conta no Santander, sendo elas presencialmente ou online. Diante disso, é provável que a grande maioria queira optar pela segunda alternativa, haja vista que é muito mais confortável e cômodo, sendo preciso apenas um notebook ou um telefone celular para realizar o procedimento. No entanto, essa possibilidade não está aberta para todos.

Na realidade, é bem simples de entender essa questão, que é a seguinte: pessoas que abriram suas contas online, podem encerrar a conta pela internet. Agora, aos que tiveram suas contas abertas presencialmente, necessariamente devem se dirigir até uma agência física para solicitar o encerramento da conta Santander. É uma informação extremamente simples, mas que infelizmente nem todos tem conhecimento.

Portanto, caso você tenha aberto sua conta por intermédio de uma agência, e queira encerrá-la por um dispositivo móvel, você ficará impossibilitado. E isso ocorre porque os sistemas irão identificar o meio pelo qual foi aberto a conta e, constatando que foi presencialmente, irão barrar o seu acesso. Não se sabe ao certo o porquê de haver essa diferenciação, uma vez que seria muito mais simples se todos pudessem aderir ao procedimento online.

Mulher mexendo no notebook com um celular e um tablet encima da mesa
A grande parte das pessoas certamente iriam preferir encerrar a conta no Santander através da internet. No entanto, esse procedimento não está disponível para todas as pessoas, causando certa frustração para alguns clientes.
(Imagem: kaboompics via Pixabay)

Uma dúvida que pode acometer a sua mente é se, mesmo tendo aberto conta online, seria possível encerrar a conta no Santander presencialmente. Apesar de não ser muito comum, é perfeitamente possível, uma vez que não há essa restrição. Em suma, isso quer dizer que contas abertas digitalmente podem ser canceladas tanto pelo meio físico quanto remotamente, enquanto as que foram abertas presencialmente devem, obrigatoriamente, serem canceladas por meio de uma agência.

Pela maioria das pessoas certamente é preferível optar pelo meio digital, mas sempre há exceções. No entanto, pode acontecer de se ter alguns problemas ou dúvidas no que tange esses assuntos. Mas, com intuito de elucidar qualquer pormenor, iremos explicar detalhadamente como fechar conta no Santander tanto presencialmente quanto pelo meio digital, basta conferir esse artigo até o final.

Por que as pessoas estão encerrando conta no Santander?

Ao analisar o histórico do Santander, é possível constatar que se trata de uma instituição financeira bastante renomada. Alias, não é por mero acaso que a empresa é considerada um dos principais bancos em território brasileiro, sem contar na vasta participação internacional. Inclusive, a maneira como o Santander se comporta perante o mercado financeiro é realmente visionária, uma vez que sempre procura uma oportunidade para crescer.

Entrementes, nenhuma empresa é perfeita. Em síntese, isso significa dizer que é impossível agradar todos os clientes, visto que cada um deles possuem expectativas e aspirações diferentes, e tais prospecções nem sempre estão alinhadas com a instituição, motivando uma possível quebra de relacionamento bancário. Ademais, há alguns motivos uníssonos que fazem com que as pessoas fechem conta no Santander, os quais estarão elencados nos próximos tópicos.

Bugs nos sistemas

É verdade que o Santander não é uma conta digital, no entanto, a instituição possui algumas ferramentas digitais das quais facilitam a administração da conta. Dois exemplos disso é o aplicativo para celular e o internet banking, onde muitas funcionalidades estão disponíveis, bem como a possibilidade de realizar transações financeiras como transferência bancária e pagamento de boletos.

É muito mais fácil poder fazer esses tipos de procedimentos remotamente, uma vez que ele não demanda nenhum tipo de deslocamento físico. No entanto, uma coisa que tem deixado os clientes um tanto frustrados são os bugs tanto no internet banking quanto no aplicativo para celular. É verdade que nenhum sistema é perfeito e, sendo assim, qualquer um está passível de problemas.

Mas isso acaba se tornando chato quando esses bugs são recorrentes ou afetam negativamente a experiência do usuário. Algumas pessoas reclamam por não conseguirem cadastrar a senha multicanal pelo app Santander Way, outros ainda relatam que por diversas vezes não conseguiram acessar o mesmo aplicativo. E infelizmente essas reclamações são mais comuns do que se imagina.

Mulher com unha pintada de vinho e usando relógio segurando um celular preto nas mãos
É fato que nenhum sistema é perfeito. No entanto, quando os problemas se tornam recorrentes, é impossível conseguir manter a paciência. Afinal de contas, como diversas transações ficam impossibilitadas de ser feitos devido aos problemas, acaba estragando a experiência do usuário.
(Imagem: Pexels via Pixabay)

Fora isso, também não se pode deixar de citar fato de, por vezes, o aplicativo do Santander não registrar as atualizações cadastrais. Pode acontecer de eventualmente você mudar seu número telefônico ou endereço e, nesses casos, é essencial atualizar no aplicativo. Mas o fato é que nem sempre o app do Santander registra essas atualizações, forçando você a realizar o mesmo procedimento repetidas vezes.

E como se esses bugs no aplicativo não bastassem, esses problemas ainda se estendem ao internet banking. Muitos clientes afirmam haver falhas no cadastro do IB, não conseguindo prosseguir com a operação e tampouco utilizar a ferramenta. Aliás, o mesmo problema de atualização cadastral ocorre no internet banking, o que deixa muito cliente com suas expectativas frustradas.

ID Santander

De certa forma, esse tópico complementa o anterior, uma vez que o ID Santander também é um sistema da empresa. No entanto, por haver tamanha recorrência para esse problema, é válido criar um tópico abordando especificamente esse assunto. Primeiro de tudo, é importante destacar que o ID Santander é extremamente importante, uma vez que ele é uma espécie de autenticação.

Sem ele, o titular fica impossibilitado de realizar diversos serviços e transações bancárias. Diante dessa breve explicação, já é possível notar o quanto uma falha nessa ferramenta é extremamente prejudicial, uma vez que a conta fica praticamente inutilizável. E, infelizmente, esse tipo de situação tem se tornado comum entre os correntistas, pois por diversas vezes não se consegue cadastrar o ID.

Homem de blusa social azul segurando um celular iPhone com as mãos.
O ID Santander é responsável por fazer com que todas as funcionalidades do aplicativo esteja disponíveis. Porém, quando ele deixa de funcionar ou quando o usuário não consegue cadastrar, acaba que a conta fica, de certa forma, inutilizável.
(Imagem: Pexels via Pixabay)

Alguns clientes relatam não conseguirem habilitar o ID Santander em um novo aparelho celular, ficando impossibilitado de acessar o aplicativo Way. Aliado a esse problema, algumas pessoas ainda sentem dificuldade em desbloquear cartão, cadastrar ID e a biometria. Diante desses fatos, é entendível que se queira encerrar conta no Santander, uma vez que esse tipo de problema afeta muito negativamente a experiência do usuário.

Qualidade dos serviços prestados

Esse é um tópico que abrange bastante informação, mas iremos simplificar ao máximo para melhor entendimento. Primeiro de tudo, é bom esclarecer que apesar de o Santander ser conhecido nacionalmente como um banco, ele oferece diversos outros serviços financeiros, bem como empréstimos, seguros, consórcios etc. Portanto, ao nos referirmos a qualidade dos serviços prestados, eles não se resumem apenas a conta bancária ou aos cartões de crédito, apesar de também estarem incluídos.

LEIA:   Como Encerrar & Fechar Conta no Bradesco Pela Internet? Aprenda Várias Formas!

Um dos exemplos que se pode citar é em relação aos empréstimos oferecidos pelo banco. É verdade que para uma instituição liberar esse tipo de serviço, necessita-se de um certo tempo, até mesmo para o recolhimento da documentação necessária, por exemplo. No entanto, não é raro perceber que diversos clientes reclamam da morosidade do banco em relação a esse serviço.

Dois homens se cumprimentando acordando um empréstimo
É um fato inegável que para o banco liberar o empréstimo é necessário alguns documentos. Inclusive, é até comum uma certa demora, visto que se trata de um processo com bastante minúcias. No entanto, não é raro ver alguns clientes reclamando que a demora é maior que o comum.
(Imagem: ccfb via Pixabay)

Geralmente, uma pessoa solicita empréstimo porque precisa do dinheiro de forma urgente, e se espera que o banco realize os procedimentos o mais rápido possível, mas isso nem sempre ocorre. Fora esse problema, também é comum ouvir relatos de transferências que não foram depositadas na conta de destino e, mesmo assim, houve cobrança na conta-corrente do destinatário.

Outro caso que pode acontecer com certa recorrência é o fato de o banco nem sempre efetivar o acordo. Há diversos relatos dizendo que, mesmo firmando acordo em relação ao parcelamento de fatura atrasada, a instituição não honrou com sua palavra, criando diversos transtorno e obrigando o correntista e entrar em contato com o banco a fim de que o problema fosse solucionado. Diante dessas afirmações, entende-se um pouco mais o porquê algumas pessoas estão procurando fechar conta no Santander.

Mau atendimento

Dentro todos os motivos possíveis de fazer um cliente encerrar o relacionamento com uma instituição bancária, certamente um dos que ocuparia as primeiras posições é o fato de ser mau atendido. E isso acontece porque, quando o atendente é rude, sentimos como se nossa dignidade fosse embora e a sensação que fica é de extrema falta de respeito e descaso. E certamente ninguém gosta de se sentir assim.

Portanto, se compreende por que muitas pessoas procuram como encerrar conta no Santander, visto que o seu atendimento nem sempre é primoroso. Inclusive, não é raro encontrar atendentes que não estão preparados para solucionar algum problema, o que só mostra tamanho despreparo e falta de interesse por parte da instituição em treinar melhor os seus funcionários.

A forma como somos atendidos é uma das coisas que mais se leva em consideração. Portanto, quando alguma instituição não prima por um atendimento de qualidade, é normal que se queira encerrar a conta no Santander.
(Imagem: Anemone123 via Pixabay)

Mas o fato é que, dentre todos os problemas, certamente o que mais incomoda é a demora para ser atendido nos canais de atendimento. Infelizmente tem se tornado comum ter que aguardar um tempo exacerbado para resolver um simples problema, e isso acaba infringindo a paciência de muitos correntistas. E diferente do que muitos possam pensar, esse tipo de destrato não acontece apenas para clientes varejo.

Muitos clientes Van Gogh ou Select afirmam que esse tipo de ocorrência também acomete os correntistas segmentados, o que é uma grande frustração. É verdade que não é tão comum quanto ocorre com os clientes varejo, mas não se pode deixar de citar. Além do mais, esse mau atendimento ocorre tanto nas agências físicas quanto através do telefone ou chat, o que é uma tremenda frustração.

Cobranças indevidas

Todos os problemas relatados até então são dignos de fazerem com que o cliente solicite a ruptura com a instituição. No entanto, de todos os tópicos apresentados, certamente esse é o que mais deixa os clientes insatisfeitos, afinal de contas, ninguém gosta de ser cobrado indevidamente. Esse é um tipo de situação que quebra completamente com a confiança que cliente deposita na empresa.

Afinal de contas, se é constatado, ao ver a fatura do cartão de crédito, uma compra do qual você não reconhece, imediatamente você pensa que os seus dados foram furtados. Essa situação é o suficiente para fazer com que o correntista acredite que os seus dados não estão seguros na instituição, ainda que nem sempre a culpa seja da mesma. E, mediante essa situação, é comum que se queira fechar conta no Santander.

Porém, os tipos de cobranças indevidas vão além de compras não reconhecidas. Não é raro ler reclamações de clientes afirmando que o banco cobrou taxas referente a um serviço que não é utilizado, bem como a cesta de serviço, por exemplo. Ademais, outra coisa que deve ser citada é que, em algumas ocasiões, a instituição demora para realizar o estorno, mesmo o cliente afirmando que se trata de uma cobrança desconhecida, por exemplo.

Mulher de unha pintada de vermelho segurando um Windows Phone em uma página de e-commerce e um cartão de crédito azul na outra mão
Diversos correntistas afirmam encontrarem compras desconhecidas em estabelecimentos que nunca sequer foram. A partir daí, nota-se que as cobranças indevidas na instituição são mais comuns do que se imagina, inclusive cobrança de serviços não utilizados. Portanto, é normal que se queira encerrar conta no Santander por esse motivo.
(Imagem: PhotoMIX-Company via Pixbay)

Também é bom ressaltar que um outro problema referente a esse assunto e que pode acometer os clientes é referente a cesta de serviço. Como se sabe, para poder ter direito a um número X de transferências, boletos etc., o cliente deve optar por uma cesta de serviço que mais se encaixe com o seu perfil. No entanto, caso seja extrapolado o número estipulado, paga-se um valor adicional.

Contudo, alguns correntistas dizem que mesmo não ultrapassando os limites estabelecidos na contratação de uma cesta de serviço, a instituição cobrou um valor adicional afirmando que houve transações adicionais. Diante disso, é necessário entrar em contato com o banco, o que acaba resultando em certo transtorno. E essas cobranças, quando ocorrem com certa recorrência, acaba motivando o cliente a fechar a conta no Santander.

Perguntas frequentes sobre cancelamento de conta

Antes de se iniciar a explicação de como cancelar a conta no Santander, é fundamental esclarecer algumas questões concernentes a esse assunto. Esse tópico é importante porque muitas pessoas adiam a ruptura do relacionamento com o banco justamente por não terem entendimento o suficiente, o que é até compreensível. Afinal de contas, nem sempre essas questões são expostamente esclarecidas pela instituição.

Ademais, há algumas coisas situações que podem prejudicar o andamento da solicitação. Ou seja, ao invés de o encerramento de conta ser concretizado, ele acaba sendo interrompido e, em diversos casos, o correntista não entende o motivo. Portanto, se você quer elucidar qualquer dúvida e, dessa forma, estar mais confiante nesse procedimento, basta conferir os tópicos posteriores.

Posso encerrar a conta Santander em qualquer agência?

Essa é a principal dúvida acerca desse assunto, e é fundamental que ele seja desmistificado primeiro, uma vez que muita gente fica postergando o cancelamento justamente por não compreender devidamente esse ponto. Muitas pessoas afirmam ser necessário se deslocar até a agência onde foi feito a abertura de conta para que o procedimento de fechamento ocorra sem maiores problemas.

No entanto, essa é uma afirmação que não procede. A realidade é que, para a conta ser devidamente encerrada, a agência deve fornecer ao então correntista um formulário de cancelamento de conta, o qual deve constar a assinatura do titular. Diante desse conhecimento, uma outra coisa que você deve saber é que esse formulário é único para qualquer agência.

Homem assinando um contrato com uma caneta preta
O termo de encerramento de conta é o mesmo para todas as agências no Brasil. Isso quer dizer que você pode solicitar o encerramento da conta Santander onde quiser. Porém, há um detalhe do qual você deve se atentar, e falaremos abaixo sobre isso.
(Imagem: Edar via Pixabay)

Portanto, é perfeitamente factível afirmar que se pode encerrar a conta no Santander em qualquer agência, uma vez que não há diferenciação de formulário. Sendo assim, ainda que você tenha aberto a conta no estado de Santa Catarina, por exemplo, mas atualmente é residente da região de São Paulo, não haverá nenhum impedimento caso queira cancelar em uma agência próximo ao seu atual endereço.

Mas há um certo detalhe que você precisa se atentar. Caso você seja um cliente segmentado – Van Gogh ou Select -, é estritamente necessário que você vá a uma agência que atenda a sua categoria. Se você for um cliente de alguma categoria e se dirigir até uma agência varejo, o banco estará 100% no direito de negar o encerramento da sua conta, uma vez que nesses pontos de atendimento não se está preparado para atender esse tipo de público.

Agora, caso você esteja dentro das conformidades exigidas e, ao solicitar o cancelamento da conta, você tenha esse pedido negado, será necessário tomar as medidas cabíveis. Encerrar o relacionamento com o banco é um direito de todo correntista, e ninguém pode se negar a respeitar essa demanda. O atendente pode, sim, tentar dissuadi-lo dessa ideia, mas jamais o obrigar a aceitar algo que não seja da sua vontade.

Há prazo para poder encerrar a conta no Santander?

Uma outra dúvida muito comum acerca do fechamento de conta é se existe um tempo estipulado em que o cliente passa a ter o direito de solicitar a ruptura do relacionamento bancário. Essa é uma questão que tem se disseminado de forma muito errônea, e a principal razão para tamanho alastro é justamente a falta de esclarecimento. No entanto, para responder essa pergunta, é bom explicar alguns fundamentos.

Ao aceitar se tornar um cliente da instituição, é preciso assinar um termo de abertura de conta. Trata-se de um documento que pouquíssimas pessoas leem, mas ele é essencial. É nesse termo que consta todos os direitos e deveres dos correntistas e, sendo assim, é lá que constará se há alguma necessidade de manter a conta ativa por um determinado período de tempo antes de solicitar o encerramento.

Relógio despertador encima de uma mesa de trabalho.
Antes de se tornar efetivamente um cliente da instituição, é necessário assinar um contrato. Nele, consta todas as cláusulas acerca dos direitos e deveres, e não há nenhum falando sobre a necessidade de manter a conta ativa por um tempo antes de solicitar o encerramento.
(Imagem: JESHOOTS-com via Pixabay)

Mas, para não obrigá-lo a ler todo o contrato, iremos direto ao ponto: não há uma cláusula sequer que obrigue o correntista a manter a conta ativa por um período X antes de fechar a conta no Santander. Sendo assim, você é livre para encerrar a sua conta quando desejar, e não há nenhum impedimento de tempo para tal. Dessa forma, tendo esse conhecimento, saiba que não é preciso postergar esse fato por conta de uma interpretação errada.

Em suma, isso significa dizer que, ainda que você tenha aberto a conta hoje, tem-se total autonomia para solicitar o encerramento da conta no Santander passado um mês, uma semana ou poucos dias. É verdade que não é tão comum de isso acontecer, até porque não seria tão viável. Entrementes, situações adversas podem acontecer, o obrigando a tomar essa decisão. Portanto, se é esse o caso, saiba que é de seu direito.

Como encerrar conta no Santander em caso de conta conjunta?

Pessoas que já estão há um bom tempo juntas geralmente decidem por abrir uma conta conjunta, e isso é extremamente compreensível. Afinal de contas, quando se casa, o dinheiro deixa de ser individual e passa a ser compartilhado, uma vez que as despesas, na maioria das vezes, acomete ambas as partes. Inclusive, esse é um ótimo meio para melhor administrar as contas da casa e possui maior noção dos gastos.

No entanto, pode acontecer de haver algum problema com sua conta conjunta, seja insatisfação com os serviços ofertados ou até uma certa instabilidade no relacionamento. Independente do motivo que o faça querer cancelar a conta conjunta, o fato é que diversas dúvidas podem surgir na sua mente. Mas, de todas elas, certamente a mais frequente é se ambos precisam estar presentes no momento da solicitação.

Homem vestido de social de mãos dadas com uma mulher usando um colar.
É normal se ter uma conta conjunta. No entanto, ao se enxergar a necessidade de encerrar a conta conjunta, algumas dúvidas podem surgir, bem como se é preciso que ambos estejam presentes no momento na solicitaçao.
(Imagem: 5688709 via Pixabay)

Essa é uma pergunta um tanto capciosa, uma vez que é possível ouvir respostas tanto afirmativas quanto negativas. A realidade é que a resposta para esse tipo de questionamento depende muito de instituição para instituição, e isso ocorre porque cada empresa resolve adotar contratos diferentes. Portanto, não é possível se basear na resposta de um conhecido que tem conta em uma conta bancária diferente da sua.

Para saber essa resposta, deve-se ter conhecimento sobre o contrato aplicado pelo Santander, e o fato é que a instituição exige a concordância de todos os titulares. Em síntese, isso quer dizer que ambos os titulares precisam estar presente no momento da solicitação de fechamento de conta no Santander, independe de ser conta conjunta simples ou conta conjunta solidária.

Ao encerrar conta corrente, a conta poupança também é encerrada?

Muitas pessoas têm dúvida acerca dessa pergunta, e é extremamente fácil compreender o motivo, uma vez que esse não é um assunto expostamente elucidado pela instituição. O fato é que enquanto algumas pessoas querem que as duas contas sejam encerradas ao mesmo tempo, há os que preferem que uma das contas continuem ativa. A resposta para essa pergunta não é muito concreta, e é preciso analisar alguns pontos.

Geralmente, para que essa resposta seja dada, é necessário entrar em contato com o Santander. No entanto, para poupar trabalho para você, iremos prontamente lhe responder acerca desse assunto, mas é bom destacar que a resposta é um tanto relativa. Se você tiver uma conta poupança independente da conta corrente, ao encerrar a conta, a sua poupança continuará ativa.

Homem de blusa social desenhando um gráfico de seta e barra
É muito pertinente saber se, ao cancelar a conta-corrente, a conta poupança é encerrada. No entanto, a resposta não é muito concreta, e isso porque ela depende de alguns fatores pessoais.
(Imagem: Tumisu via Pixabay)

Entrementes, se a conta poupança estiver atrelada à conta corrente, ambas serão encerradas. E com “atrelada” nos referimos a se a conta foi aberta com os mesmos documentos ou com uma documentação própria. Agora, se você não tem certeza dessa informação, será necessário contactar um dos canais de atendimento, como chat ou número telefônico, para obter clareza acerca disso.

Agora, se as duas contas tiverem vinculadas, é necessário que a conta poupança fique com o saldo zerado para que também seja encerrada. Caso contrário, as duas contas permanecerão abertas. Inclusive, vale destacar que não se pode deixar uma das contas ativas caso as duas estejam interligadas, e qualquer outras dúvidas acerca desse assunto você deve entrar em contato com o Santander.

Posso cancelar conta Santander e manter o cartão de crédito?

Essa é uma pergunta bastente interessante e que muitas pessoas se fazem. Afinal, pode acontecer de o cliente não se sentir satisfeito com a conta bancária mas, por possuir um limite agradável, acaba querendo manter o seu cartão de crédito. Inclusive, essa é uma questão que muitas pessoas não compreendem bem, e muito disso se dá porque a própria instituição não esclarece expliciatamente.

A verdade é que não existe uma resposta definitiva para essa pergunta, visto que esse é um pedido que precisa passar por uma certa análise. O que podemos falar é que, na maioria dos casos, o banco aceita que o cliente cancele a conta corrente e mantenha o(s) cartão(ões) de crédito, mas isso não é uma regra.

Cartão de crédito Mastercard azul e nota de dinheiro no bolso de uma calça jeans.
Fato é que cartão de crédito e conta corrente são dois serviços diferentes, ainda que muitos pensem que um é atrelado ao outro. Sendo assim, é possível manter o cartão de crédito mesmo depois de cancelar conta no Santander. Porém, ainda que isso possa ser possível, é importante saber de alguns detalhes.
(Imagem: jarmoluk via Pixabay)

Para que isso possa acontencer, o cliente deve informar a sua intenção no momento de abrir a solicitação para encerramento de conta. É recomendável que esse procedimento seja feito pessoalmente, já que geralmente essa pedido é levado para que o gerente avalie o seu caso. Depois da averiguação, obtendo uma resposta positiva, você terá a conta cancelada e manterá o cartão de crédito ativo.

No entanto, há alguns pormenores que você deve ficar ciente ao realizar essa solicitação. Pode acontecer de o seu cartão de crédito não ser renovado após o período de validade. Afinal, o critério de renovação do cartão depende da análise do banco. Sendo assim, é bem provável que o banco não aceite a renovação do cartão de crédito, visto que um dos critério de oferecer cartões é o fato de manter uma conta aberta.

LEIA:   Como Encerrar & Fechar Conta no Banco do Brasil Pela Internet?

O Santander pode se negar a encerrar a conta?

Em algumas situações o banco Santander pode sim se negar a fechar a sua conta, mas é preciso manter certa atenção para esse tópico. Quando houver essa negação, a instituição deve fornecer uma explicação do porquê de não acatar a demanda do cliente. Como já citado alguns tópicos acima, o Santander pode negar a solicitação de cancelamento de conta quando o cliente se dirige a uma agência que não atende o seu segmento.

Porém, essa não é a única situação em que o banco pode se negar a fechar a conta do Santander. Existe toda uma regulamentação imposta pelo Banco Central e que todas as instituições bancárias devem seguir, e esses regulamentos servem para que não ocorra nenhuma interferência no procedimento. No entanto, quando há alguma discordância com essas determinações, o banco pode sim se negar a cancelar a conta.

Um polegar apontando para cima e outro polegar apontando para baixo
A grande maioria das pessoas se confundem sobre esse assunto, mas a realidade é que o Santander pode sim se negar a encerrar a conta do titular. No entanto, quando isso ocorre, é porque o correntista está com alguma incongruência.
(Imagem: geralt via Pixabay)

No entanto, é bom estar frisado na sua mente que, sempre quando houver uma negativa por parte do banco, ele deve fornecer os motivos para essa conclusão. Agora, se o Santander simplesmente se negar, mas sem nenhum motivo aparente, saiba que se trata de um desacato ao código imposto pelo Banco Central. E, nessas situações, é necessário que você informe os órgãos responsáveis, podendo ser tanto o BC quanto o PROCON.

Como já falado, a instituição tem sim o direito de tentar coibir a sua tentativa, bem como oferecendo preços mais em conta, isenção na mensalidade, melhorar o pacote de serviço, aumentar o limite do cartão de crédito e coisas do gênero. Afinal de contas, há clientes que a instituição não quer perder, visto que são bem valiosos. Mas, se você realmente estiver decidido a seguir em frente com sua demanda, o banco não pode se negar.

Como encerrar conta no Santander?

Agora que você já ficou um pouco mais ciente acerca de alguns assuntos que englobam o fechamento de conta, é muito mais provável que se sinta mais confiante para realizar esse procedimento. Mas, antes de iniciar a explicação, é bom salientar que é possível findar o relacionamento com a instituição através de dois meios, que é presencialmente ou por intermédio da internet, assim como já mencionado.

Mas, apenas para reforçar, somente as pessoas que abriram a conta pelo app é que tem direito a fechar a conta no Santander pela internet. No entanto, com a finalidade de esclarecer completamente as possíveis dúvidas, iremos detalhar ambos os procedimentos, ou seja, tanto o trâmite presencial quanto o online. E para conferir o resultado, é só acompanhar os tópicos seguintes.

Como encerrar conta no Santander presencialmente?

É verdade que esse é um procedimento um tanto quanto obsoleto, visto que diversas instituições bancárias têm possibilitado o cancelamento de conta remota para todos os seus clientes. Mas, como os bancos tradicionais são conhecidos por manterem procedimentos convencionais, uma boa porcentagem dos clientes são obrigados a seguirem esse método um tanto quanto rústico.

Geralmente, os clientes que devem seguir o procedimento físico são aqueles que possuem conta antiga, uma vez que atualmente é preferível optar pela abertura de conta online. Portanto, se você é do tipo de correntista que deve seguir esse método, iremos detalhar todo o procedimento. Antes de tudo, você deve estar munido dos documentos exigidos, que é um documento com foto e o seu cartão, se também desejar encerrá-lo.

Feito isso, é só se deslocar até a agência mais próxima da sua residência ou a que você preferir. Chegando na agência, é só solicitar o contato com algum atendente e, ao falar com um, basta informar o seu desejo de cancelar a conta no Santander. Nesse momento, é provável que o atendente queira compreender o motivo da sua decisão e, ao saber, pode acontecer uma tentativa de dissuadir o seu intento.

Homem de barba grande mexendo no notebook enquanto fala com uma mulher
O atendente tem todo o direito de tentar fazer com que você mude de ideia, no entanto, caso você esteja decidido a encerrar sua conta, o atendente não pode forçar-lo a manter o relacionamento com a instituição.
(Imagem: StockSnap via Pixabay)

Porém, basta se manter decidido que eventualmente o atendente irá iniciar o procedimento para cancelamento de conta. Para poder dar prosseguimento a demanda, é preciso formalizar o pedido. Essa formalização ocorre com o recolhimento da sua assinatura no termo de encerramento fornecido pela própria instituição, e não através de uma carta escrita à mão. O Santander não requer uma missiva para continuar o procedimento.

Nessa etapa, é fundamental que você não se esqueça de solicitar uma segunda via ou a impressão do termo de encerramento, pois ele é a sua garantia de que a sua demanda foi registrada nos sistemas. Inclusive, caso algum problema ocorra e a sua conta não seja encerrada, é esse termo que confirmará que foi feito uma solicitação, colocando a situação a seu favor. Então garanta que esse termo ficará guardado em um lugar seguro.

Depois disso, a sua conta já estará em processo de encerramento e em no máximo 30 dias a sua conta deverá ser definitivamente encerrada. No entanto, há alguns cuidados que você deve tomar nesse período, que é o fato de não receber transferências ou realizar qualquer outro tipo de transação bancária, pois isso pode comprometer o encerramento definitivo da sua conta.

Como encerrar conta no Santander online?

É verdade que esse é um dos meios mais requeridos, uma vez que é extremamente cômodo e pode ser feito a qualquer hora do dia. Afinal de contas, diferente de uma agência, o site do Santander não tem horário de funcionamento. Sendo assim, ainda que você queira realizar esse procedimento pela madrugada, é completamente possível, diferentemente de uma agência física.

Além do mais, uma outra vantagem que é digna de destaque é que não é necessário aguardar para ser atendido. É normal notar grandes filas nas agências bancárias, e mesmo quem quer resolver coisas simples precisa se sujeitar a aguardar um tempo elevado para poder ter sua demanda acatada. Mas, em caso desse processo ser feito online, pode-se realizar a solicitação instantaneamente.

Para poder cancelar conta Santander pela internet, depois de ter se certificado de que sua conta foi aberta pelo app, tudo o que você deve fazer é seguir para o site do banco, mais precisamente na aba de encerramento de conta Santander online. Ao acessar essa página, você irá ter acesso a alguns termos e condições para que o seu procedimento possa se dar sem maiores complicações.

Ao final da página, haverá um campo dizendo que você leu e concorda com todas as condições de encerramento citadas. É necessário marcar esse campo, pois é como se fosse uma formalização do contrato. Caso você não concorde com os termos estabelecidos, não será possível dar prosseguimento a solicitação. Ao marcar a caixa, basta apertar em “Continuar”, situado no final da página.

Imagem do site do Santander onde é possível encerrar a conta pela internet
É fundamental que você marque a caixinha declarando que concorda com as condições. Afinal de contas, sem estar de acordo, não será possível dar prosseguimento a sua solicitação.

Em seguida, como é necessário alguns dados para iniciar o pedido de encerramento da conta corrente, o site irá solicitar para que você informe o número do seu CPF.

Imagem do site do Santander onde é possível encerrar a conta pela internet
O primeiro dado que você deve informar é o seu CPF. É necessário digitar apenas números, sem a necessidade de pontos e traços.

Assim que for informado o número do seu Cadastro de Pessoa Física, o sistema irá localizar a sua conta bancária. Mas, para dar prosseguimento, é necessário autenticar a sua identidade. Para isso, será preciso informar o código que foi enviado para o celular atrelado a sua conta. Basta apertar em “enviar código por SMS”, situado no fim da página.

Imagem do site do Santander onde é possível encerrar a conta do Santander
Para que o código seja enviado para o seu celular, é necessário apertar em “Enviar código por SMS”.

Depois, é só digitar o código no campo em branco. Mas, caso ainda não tenha recebido, é só apertar para reenviar SMS. Vale ressaltar que sem esse código não será possível continuar com sua solicitação, portanto, caso o número atrelado a sua conta esteja errado, recomenda-se que você atualize as suas informações pelo app ou via internet banking.

Imagem do site do Santander onde é necessário informar o código enviado por SMS
Caso o número que esteja aparecendo na sua tela não bata com o seu atual, é necessário fazer uma atualização cadastral antes de solicitar o encerramento.

Feito todo esse procedimento, você irá iniciar o pedido da solicitação de encerramento de conta. Trata-se de processos muito simples e intuitivos, portanto, basta seguir aquilo que lhe for solicitado. Assim que for concluído todo o procedimento, a sua demanda já terá sido registrada nos sistemas do banco, e tudo o que você precisa fazer é aguardar que em no máximo 30 dias a sua conta será encerrada.

Como cancelar conta Santander pelo telefone?

Muitas pessoas tem mais familiaridade em resolver determinados problemas por intermédio do telefone e, em vista disso, é possível que você prefira realizar o procedimento de cancelamento de conta Santander por um dispositivo móvel. No entanto, apesar de essa alternativa estar disponível, é necessário esclarecer alguns pontos acerca desse assunto, visto que nem todos compreendem perfeitamente como funciona esse canal.

Homem negro mexendo em um iPhone
Até é possível iniciar a solicitação de encerramento de conta por telefone, no entanto, existe um detalhe que nem todas as pessoas tem consciência e que é fundamental saber.
(Imagem: Pexels via Pixabay)

Em suma, o cliente pode ligar para um dos números do Santander e realizar o pedido de cancelamento de conta, no entanto, o procedimento não pode ser feito por inteiro por intermédio do telefone. Isso porque é preciso apresentar alguns documentos e assinar um formulário, coisa que não é possível via atendimento móvel. Portanto, ainda que ligue para a empresa fazendo essa solicitação, eventualmente será necessário se deslocar até uma agência.

Sendo assim, pode não ser muito vantajoso realizar o encerramento via telefone, uma vez que o cliente precisará se deslocar até uma agência. Mas, se mesmo depois dessa informação você preferir fazer o procedimento por telefone, basta ligar para um dos números abaixo:

  • 0800 762 7777 – SAC;
  • 4004 3535 – Central de Atendimento (capitais e regiões metropolitanas); 
  • 0800 702 3535 – Demais localidades.

Como cancelar conta Santander pelo app?

Em época em que a tecnologia está ganhando cada vez mais força, muitas pessoas estão priorizando os procedimentos feitos pela internet, uma vez que ela proporciona muito mais facilidade e comodidade para os que se utilizam dela. Partindo desse princípio, pode ser que você se questione sobre a possibilidade de cancelar conta Santander pelo aplicativo, o que de fato é uma dúvida bastante pertinente.

Afinal de contas, não é difícil encontrar exemplos de outras instituições bancárias que possibilitam o cancelamento de conta através do aplicativo. No entanto, vale reforçar que, no Santander, essa não é uma alternativa possível, visto que não existe nenhuma opção de cancelamento de conta via app. É verdade que esse seria um procedimento muito mais simples e fácil, já que a solução estaria nas palmas das mãos de quase todos os clientes.

iPhone dourado virado para baixo
Cancelar conta Santander pelo aplicativo Way seria um procedimento extremamente mais cômodo, fácil e rápido. No entanto, você precisa saber que esse tipo de serviço não pode ser realizado em nenhum aplicativo do banco Santander.
(Imagem: Free-Photos via Pixabay)

Inclusive, muita gente se pergunta como cancelar conta Santander pelo Way, visto que esse aplicativo foi desenvolvido para facilitar diversos procedimentos. Porém, vale ressaltar mais uma vez que não é possível por esse meio. Sendo assim, caso você queira dar seguimento ao processo de cancelamento de conta, você deve seguir o passo a passo que detalhamos nos tópicos anteriores.

Como cancelar outras contas Santander?

Como já mencionado durante esse artigo, o Santander é considerado um dos maiores bancos do Brasil e, por conta disso, é de se esperar que o portfólio de serviços ofertados sejam extensos, e é exatamente isso que acontece. Em suma, isso quer dizer que o Santander não possui apenas conta-corrente, mas também oferece outras tipificações de conta. Quer saber como cancelar esses outros tipos de conta? Então basta conferir os tópicos seguintes.

Como cancelar conta Santander Universitário?

As instituições compreendem que os futuros clientes de bancos são os jovens de hoje em dia e, pensando em captar cada vez mais clientes, muitas instituições oferecem conta para estudantes, afim de fazer com que, posteriormente, eles migrem para uma conta corrente convencional. Essa é uma estratégia bastante inteligente, mas que nem sempre funciona.

Pode ser que você não esteja mais satisfeito com a sua conta universitária e deseje encerrá-la. Caso seja essa a sua situação, saiba que a instituição tem direito de acatar a sua demanda, visto que se trata de um direito seu. Inclusive, diferente do que muitas pessoas pensam, você não precisa terminar o seu curso para poder solicitar o cancelamento da conta universitária Santander.

Universitários vestido de beca
É verdade que uma conta destinada aos universitários geralmente possui condições especiais e mais em conta. Entrementes, se você não se sentiu satisfeito com alguma coisa, saiba que é perfeitamente possível cancelar conta Santander Universitário ainda que não tenha terminado o seu curso.
(Imagem: marcela_net via Pixabay)

Ainda que você esteja no meio ou começo do curso, mas queira encerrar a conta, você tem total direito. E, para isso, basta seguir os mesmos passos que explicamos nos tópicos anteriores. Afinal de contas, ainda que se trate de uma conta diferente, o procedimento para cancelar a conta é o mesmo. Sendo assim, você pode fechar a conta pelo site, telefone ou presencialmente em uma agência.

Como cancelar conta poupança Santander?

Se você tem uma conta poupança Santander, é provável que tenha dúvidas sobre o encerramento desse tipo de conta. Para isso você precisa saber que, se a sua conta poupança foi aberta juntamente com a conta-corrente, assim que solicitar o encerramento de uma, ambas serão fechadas. Agora, se a sua conta poupança não é vinculada a corrente, somente uma será encerrada. Nesse caso, para fechar apenas uma conta específica, é necessário se dirigir até uma agência e falar com um atendente.

Como cancelar conta Santander Van Gogh?

O Santander também possui as segmentações bancárias, e isso é extremamente comum de se ter em instituições grande, como é o caso. Apesar de geralmente as contas segmentadas oferecer maiores benefícios e vantagens, o cliente deve arcar com um valor de mensalidade e/ou anuidade maior. Porém, independente dessas questões, na hora de cancelar a conta, pode bater aquele leve dúvida.

Se as contas segmentadas possuem mais benefícios, será que na hora de cancelar, o procedimento também é diferenciado e ainda mais fácil? Essa questão até faz bastante sentido, mas, na prática, não é bem assim que acontece. Isso porque, assim como em um tópico anterior, para cancelar conta Santander Van Gogh, basta seguir o mesmo passo a passo descrito nesse artigo.

Macbook e magicmouse encima da mesa
O procedimento para encerrar conta Van Gogh é a mesma já mencionada nesse artigo; através da internet ou presencialmente em uma agência. Porém, caso você queira cancelar pessoalmente, há um detalhe que você precisa saber.
(Imagem: markusspiske via Pixabay)

Isso porque, apesar de a conta ser segmentada, o sistema do banco é unificado. No entanto, há um pormenor do qual você deve estar atento. Se a sua conta é Van Gogh, e você deseja cancelar a conta em uma agência, é fundamental se dirigir até uma agência que atende o seu segmento. Da mesma forma, se você quer cancelar conta Santander Select, se direcione a uma agência apropriada.

LEIA:   Como Encerrar & Fechar Conta no Banco Inter? Aprenda Formas Agora!

Com isso não queremos dizer que você deve fechar a sua conta na mesma agência em que foi feita a abertura, não é isso. Você também pode fechar a conta em qualquer agência, mas desde que ela atenda o seu tipo de conta. E isso acontece porque o formulário de cancelamento de conta segmentada só se encontra em uma agência que atenda a sua tipificação.

Como cancelar conta salário no Santander?

A conta salário é ligada a conta corrente. Sendo assim, ao solicitar o encerramento de uma, ambas serão fechadas. Agora, se você quer manter a sua conta corrente e encerrar apenas a conta salário, você deve solicitar isso a um atendente por meio do telefone ou, se preferir, deverá se deslocar até a agência Santander mais próxima da sua localização.

Como cancelar conta Jurídica no Santander?

O banco ainda dispõe da possibilidade de contas jurídicas e, apesar de possui algumas características bastante interessantes, alguma coisa pode motivá-lo a decidir por cancelar a conta jurídica no banco Santander. E, assim como já falado, independente de qual tenha sido a sua motivação para decidir tomar essa atitude, ela deve ser respeitada e acatada pela instituição.

Pessoas sentadas em uma mesa de escritório
Ao se reunir com algumas pessoas da sua empresa, é possível que considerem a possibilidade de cancelar a conta empresa no banco Santander. Diante dessa situação, saiba que não é muito complicado dar prosseguimento a esse tipo de solicitação, mas é importante se ater a um detalhe.
(Imagem: markusspiske via Pixabay)

Não é muito complicado cancelar conta MEI no Santander, uma vez que basta você seguir os mesmos procedimentos já explicado em tópicos anteriores. A única coisa diferente que pode acontecer nessa situação é que, a depender de algumas características da sua conta, pode ser que não seja possível encerrar a conta Santander empresa via internet, o obrigando a se deslocar até uma agência da instituição.

Como cancelar conta Santander Max?

Poucas são as pessoas que sabem da existência dessa modalidade de conta do Santander e, para os que não sabem, basicamente se trata de uma conta voltada para investidores, uma vez que ela é um tipo de aplicação financeira do banco com resgate automático do saldo por intermédio da própria conta corrente. Essa conta tem por intuito simplificar o planejamento financeiro.

Homem de terno segurando um gráfico
A conta Max do Santander é voltada para o perfil de pessoas que querem ter mais simplicidade na hora de investir o seu dinheiro, no entanto, pode acontecer de você se sentir um tanto insatisfeito.
(Imagem: mohamed_hassan via Pixabay)

Resumidamente, se você for correntista dessa modalidade e seu saldo estiver positivo, automaticamente o seu dinheiro será aplicado. Fato é que isso facilita bastante, mas pode ser que você não tenha gostado dos serviços ofertados ou simplesmente tenha perdido o interesse em realizar aplicações financeiras pela plataforma e, diante disso, tenha vontade de cancelar conta Max Santander.

Geralmente, essa modalide de conta é vinculada a própria conta corrente. Portanto, ao realizar o passo a passo descrito mais acima para encerrar a sua conta, automaticamente essa modalidade também será encerrada. Agora, se você deseja fechar a conta Max isoladmente da conta corrente, é necessário ligar no atendimento do banco e informar a sua situação.

Quais são os cuidados que devo tomar ao encerrar a conta no Santander?

O cancelamento de conta é um procedimento que exige bastante detalhes, portanto, ao realizar a sua demanda, é preciso tomar alguns cuidados, pois se eles não forem tratados com devida importância é possível que a sua solicitação seja interrompida. Nesse tópico, iremos listar alguns dos principais cuidados que se deve tomar ao fechar a conta no Santander, seja pessoalmente ou seja online.

Se você possui algum produto, serviço ou encargo para ser debitado, deve-se manter o saldo necessário na conta corrente para pagamento. E caso você possua saldo credor, você deverá sacar, transferir ou emitir uma ordem de pagamento, de acordo com sua escolha. Vale ressaltar que, caso possua algum tipo de pacote de serviços, a respectiva tarifa mensal, referente ao mês em que foi solicitado o encerramento, poderá ser cobrada parcialmente, levando em consideração os dias utilizados até a data da solicitação.

Nota de cinquenta reais
Em algumas situações, é necessário que você mantenha dinheiro em conta, como quando há alguma pendência financeira a ser arcada com o Santander, como, por exemplo, o valor parcial da mensalidade. No entanto, se você não possui nenhum encargo, será necessário ou sacar ou transferir.
(Imagem: mktgraccia via Pixabay)

Débitos automáticos e agendados com as empresas conveniadas passam a ser recusadas a partir do efetivo encerramento da conta, e não quando for feito a solicitação. Além disso, é importante que a suspensão dos débitos programados ocorra com o prazo mínimo de 5 dias úteis anteriores à data programada para o débito. Fora isso, vale ressaltar que alguns produtos são cancelados paralelamente ao encerramento da conta, são eles:

  • Débito Direto Autorizado – DDA;
  • Débitos agendados;
  • Limite da conta;
  • ContaMax;
  • Transferência programada em poupança (DPP);
  • Parcelamento de seguros (a depender do tipo de seguro, será transferido para pagamento via boleto bancário).

CDC Leasing, Seguros, Previdência Privada, Crédito Imobiliário, Título de Capitalização, e Consórcio continuam vigentes e têm seus pagamentos transferidos para boleto bancário. No entanto, caso algum desses produtos tenham vencimento inferior a 10 dias ou parcela vencida, não será possível encerrar a conta. Já o crédito consignado e o Consignado INSS continuam vigentes e sendo debitados diretamente em seu contracheque.

As folhas de cheque não utilizadas devem ser obrigatoriamente destruídas. Na hipótese de apresentação dentro do prazo de prescrição, eventuais cheques que estejam sustados, revogados ou cancelados por qualquer causa serão devolvidos pelas mesmas razões, ainda que depois do encerramento da conta. Cheques efetuados após o encerramento da conta serão devolvidos, o que ensejará a inscrição do emitente no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo – CCF.

Além do mais, pode acontecer de você ter utilizado a plataforma do Santander para realizar alguns investimentos. Se for o caso, é inteligente que todos os aportes sejam integralmente resgatados ou transferidos, uma vez que não se terá mais acesso assim que a conta for cancelada. Mas, caso a sua opção tenha sido de investir em previdência privada, é possível tentar realizar novas contribuições via pagamento de boleto bancário. Ou, se preferir, também é possível procurar portar a dívida para outra instituição.

Como cancelar o cartão do Santander?

Além de encerrar a conta, também há a possibilidade de você querer findar com todos os seus cartões da instituição. Se esse é o seu caso, saiba que é perfeitamente possível. O mais legal disso é que não há diferenciação. Ou seja, independente de como você conseguiu o seu cartão, ele pode ser encerrado tanto se dirigindo até uma agência física quanto por intermédio de um dos canais de atendimento.

Cartão vermelho encima de um notebook
Independente do modo de como você solicitou o seu cartão de crédito, é possível solicitar o encerramento dele tanto presencialmente quanto por intermédio de uma agência física.
(Imagem: StockSnap via Pixabay)

Caso você opte pelo procedimento presencial, ele é bem parecido com o encerramento de conta. Basta estar munido de um documento com foto e o seu cartão, se dirigir até a agência da sua preferência e solicitar o cancelamento dos seus cartões. Mas, caso prefira, existe a alternativa de utilizar um dos canais telefônicos, o que é muito mais recomendado, haja vista que são mais práticos. Caso queira, entre em contato com a instituição por um dos números abaixo:

  • 0800 762 7777 – SAC;
  • 4004 3535 – Central de atendimento (capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 702 3535 – Demais localidades ou;
  • 0800 723 5007 – Pessoas com deficiência auditiva e de fala.

Depois que discar um desses números, basta procurar a opção referente a cartão ou cancelamento. No entanto, uma coisa que você deve levar em consideração é o horário de atendimento de cada canal. Recomendamos que você sempre opte pelo SAC, uma vez que ele funciona 24h por dia e nos 7 dias da semana. Agora, se optar pela central de atendimento, o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 6h às 22h.

O que preciso saber ao cancelar o cartão Santander?

Assim como há algumas informações que você precisa saber ao encerrar a conta na instituição, também existe questões da qual é interessante que você tenha ciência ao cancelar o cartão Santander. O primeiro de tudo, e que provavelmente é a principal dúvida, é referente a possibilidade de cancelar o cartão tendo débitos a pagar. É verdade que não se pode encerrar a conta quando se está em débito com o banco, mas o mesmo não ocorre com o cartão.

E isso acontece porque, de certa forma, trata-se de dois produtos separados, ainda que possam ser interligados. Em suma, ainda que você cancele o cartão tendo faturas a pagar, como a sua conta continuará ativa, nada impedirá de que os valores sejam cobrados no seu aplicativo. Portanto, é completamente factível afirmar que se pode encerrar o cartão mesmo tendo contas a pagar.

Mas não é apenas essa informação que você deve saber acerca desse assunto. Outro entendimento necessário é que, se você tiver um cartão múltiplo, a função débito será cancelada junto com o encerramento da sua conta. Isso significa dizer que não é possível manter a conta ativa se o seu intuito é de encerrar a função débito do seu cartão, pois uma depende da outra.

Cartão de débito dourado MasterCard embaixo de uma maquininha de cartão.
Um entendimento extremamente necessário que você deve ter ao cancelar o cartão do Santander é que não é possível manter a conta ativa se o intuito é de encerrar a função débito.
(Imagem: Maria_Domnina via Pixabay)

A única funcionalidade “independente” da conta é função crédito do seu cartão. Apenas ela pode continuar ativa mesmo havendo o cancelamento da conta. Ao manter apenas a funcionalidade de crédito ativa, ela permanecerá ativa e disponível para uso. Inclusive, eventuais compras já realizadas e anuidade continuarão sendo lançadas na fatura normalmente.

No entanto, se você desejar encerrar a função crédito e manter apenas débito, vale apena se atentar a uma coisa. O cancelamento é uma ação definitiva e o cliente não poderá voltar atrás depois da solicitação. Portanto, caso futuramente se arrependa e deseje reobter o cartão de crédito, estará sujeito a uma nova análise de crédito. Isso quer dizer que nada garante de que você receberá o mesmo limite ofertado anteriormente pela instituição.

Para ficar ainda mais lúcido e não restar qualquer dúvida a respeito desse assunto, ressaltamos que, para cancelar cartão Santader SX, cancelar cartão Santander Free, basta seguir o procedimento descrito acima. Algumas erroneamente pensam que, por se tratar de cartões diferenciados, a forma de cancelamento é diferente, mas não é assim que acontece. Todos os cartões magnéticos da instituição seguem o mesmo padrão de cancelamento.

Como cancelar conta Santander na pandemia?

O atual momento em que se encontra a sociedade é recheado de cuidados para evitar a propagação do vírus e contaminação da doença. E, dentre os principais cuidados, está o uso de máscaras e distanciamento social. Ademais, algumas cidades tomaram a decisão de fechar aquilo que não é essencial, como é o caso de agências bancárias. Sendo assim, algumas pessoas que precisam encerrar suas contas ficaram um tanto prejudicadas.

Mácara cirúrgia descartável, luva e álcool em gel
A pandemia afetou mais gravemente algumas cidades do que outras, fazendo com que algumas decisões fossem mais restritivas do que em outros locais. Diante desse contexto, muitas pessoas se questionam sobre como encerrar conta Santander durante a pandemia.
(Imagem: KlausHausmann via Pixabay)

Afinal de contas, como já falado, apenas quem abriu a conta Santander pelo aplicativo é que tem o direito de cancelá-la remotamente. Mas, devido a pandemia, algumas pessoas podem achar que essa posição foi reformulada para garantir a segurança dos correntistas. Isso até deveria acontecer, principalmente levando em consideração a gravidade da pandemia, mas, na prática, não é bem assim.

Em suma, quer dizer que se você abriu a conta presencialmente em uma agência, é imprescindível que você se desloque até uma agência física para solicitar o encerramento. Agora, se na sua cidade não há agências abertas, a única alternativa é esperar até a mudança da fase que flexibilize a abertura de outros comércios que não são essenciais. Até lá, infelizmente, será necessário manter a sua conta aberta.

Dica de encerramento de conta no Santander

Todo trâmite de encerramento de conta bancária é pleiteado pelos regulamentos do Banco Central do Brasil, inclusive o período máximo de 30 dias para que a conta seja definitivamente cancelada. Porém, em alguns aspectos, o banco pode aplicar as suas próprias regras, e é a partir disso que daremos uma dica para que a solicitação da sua demanda ocorra com certa rapidez.

Uma coisa explicada pelo próprio Santander em relação ao encerramento de conta é que, ao solicitar presencialmente a ruptura do relacionamento com a instituição, é dado um termo ao titular. Nesse termo, consta todas as suas obrigações para que não haja nenhuma interferência na sua solicitação. Porém, uma coisa que nem todos se dão conta é que nesse mesmo documento consta que em até 30 dias será necessário regularizar a conta para que ela seja definitivamente cancelada.

Calendário branco com partes amarelas
Quando o titular solicita o encerramento, mas não possui a conta em congruência com aquilo que é requisitado pelo Santander, a conta fica como “pré-encerrada”, e isso aumenta significativamente o período que leva para a conta ser definitivamente encerrada.
(Imagem: webandi via Pixabay)

Ou seja, nesse período, a conta fica com a condição de “pré-encerrada”, e apenas quando o titular regulariza todas as pendências é a sua demanda passará a ser analisada. Isso quer dizer que ainda que a conta tenha saldo ou que você tenha qualquer pendência financeira com a instituição, é possível cancelar a sua conta. No entanto, o pedido só será efetuado quando todas as pendências forem regularizadas.

Apesar de isso ser possível, não é o mais recomendado, pois isso irá fazer com que o procedimento seja mais demorado. A dica é que você esteja em conformidade com todo o termo de encerramento de conta antes de fazer a sua solicitação. Isso porque, assim que o atendente lhe der as informações para que a conta seja encerrada, basta você informar a ele que a sua conta já consta em conformidade com todas as obrigações.

Sendo assim, ao invés de a sua conta ficar na condição de “pré-encerrada”, ela já será mandada diretamente para uma análise interna. E isso reduz significativamente o tempo para o cancelamento definitivo da sua conta. É verdade que o tempo máximo para que isso ocorra continua sendo de 30 dias, mas a probabilidade desse procedimento ser mais rápido é consideravelmente maior.

O que acontece depois do encerramento de conta?

Depois que a sua conta é definitivamente encerrada, algumas coisas acontecem. Por exemplo, o seu acesso à conta e as suas senhas serão canceladas automaticamente. Sendo assim, não será possível consultar nem realizar transações o autoatendimento ou internet banking. No entanto, caso seja necessário, você ainda conseguirá resgatar o extrato da conta ou correspondências até um mês após a data efetiva do encerramento.

Contudo, só será possível caso elas já estejam previamente selecionadas. Ademais, também é bom destacar que você receberá uma carta na sua residência confirmando que houve o encerramento definitivo da sua conta. Trata-se de um costume da instituição, portanto, não se assuste quando isso ocorrer. Fora isso, o Santander também costuma comunicar via e-mail quando ocorrer o cancelamento definitivo da conta.