É normal do ser humano passar por situações que façam com que as expectativas e aspirações não sejam mais as mesmas. E essas mudanças são tão intensas que você pode se deparar com um serviço que não corresponde mais com as suas necessidades. Dentro desse contexto, é possível que você queira saber como cancelar conta no Banco do Brasil, e iremos abordar esse assunto com mais detalhes nesse artigo. Confira.

Homem com bicicleta na mão em uma fila indiana.
Os bancos tradicionais são conhecidos por terem procedimentos bastante arcaicos, e isso suscita bastante dúvidas nos correntistas sobre como encerrar a conta do Banco do Brasil. Se você está tendo problemas ou tem algum questionamento, é só continuar nesse artigo.
(Imagem: freestocks.org via Pexels)

Todo indivíduo é livre para fazer escolhas de com quais empresas pretende se associar, inclusive instituições de cunho bancário. Essa é a famosa lei da oferta e procura, a qual possibilita o sujeito de ter o seu livre arbítrio garantido e respaldado pela justiça. Isso quer dizer que, se for da sua vontade, é completamente possível cancelar a conta no Banco do Brasil, mas o assunto é um tanto mais complexo do que isso.

O Brasil é conhecido por ser um país extremamente burocrático e com procedimentos bastante demorados e até considerados arcaicos. E quando o assunto é uma instituição bancária tradicional, é de se imaginar que esse seja um sério agravante. Infelizmente, esses não são meros boatos, pois realmente é um tanto complicado cancelar a conta no Banco do Brasil, e explicaremos o porquê nesse artigo.

O Banco do Brasil

Conhecer as bases e o histórico de uma instituição pode ser fundamental para o entendimento de diversos valores da empresa. Afinal de contas, é na sua fundação que se estabelece qual vai ser a missão e finalidade da instituição. Fato é que o Banco do Brasil possui uma história no mínimo intrigante, e muito disso é resultado do ano em que a empresa começou a expandir os seus serviços.

Para melhor entendimento, é bom salientar que houve dois Banco do Brasil. O primeiro foi fundado em 1808, tornando-se o primeiro banco da história de Portugal e do Império Português, possuindo cerca 1.200 contos de réis de capital. Na época, era o quarto banco emissor do mundo, funcionando como uma espécie de banco central misto, detendo monopólio dos seguintes produtos: pau-brasil, diamantes, marfim e urzela.

Diamante brilhante encima de uma mesa.
Na época do império, o Banco do Brasil detinha o monopólio de diversos produtos, como diamantes. Por conta disso, o BB era bastante respeitado como sendo uma autoridade.
(Imagem: Aenigmatis-3D via Pixabay)

Contudo, com intuito de custear as despesas da família real, ficou desfalcado de seus fundos e acabou falindo, sendo liquidado em 1829. Já o segundo Banco do Brasil, que é o que se tem atualmente, foi fundado em 1851 pelo Barão de Mauá e pelo visconde de Itaboraí. Diferente da primeira vez, a segunda criação do Banco do Brasil obteve muito mais solidez, uma vez que o capital era de dez mil contos de réis que, ne época, era considerado um valor elevado.

Vale ressaltar também que as bases do Banco do Brasil eram mais concretas, visto que essa nova criação teve como estrutura a fusão do Banco do Brasil de Mauá com o Banco Comercial do Rio de Janeiro. Ou seja, como dessa segunda vez havia uma base mais sólida, foi muito mais fácil de a instituição se manter de pé. E em 1893, veio a fundir-se com o Banco da República dos Estados Unidos do Brasil.

Como está o Banco do Brasil atualmente?

Após essa segunda fundação, o Banco do Brasil não tornou a fechar as portas, mas isso não significa que ele não passou por momentos infrutíferos. Na realidade, devido a crise inflacionária, o BB teve a exclusividade na emissão do papel-moeda cassada, permanecendo apenas em operação com depósitos, descontos e empréstimos hipotecários. Mas, após esse período, o Banco do Brasil seguiu escalonando os seus produtos e serviços.

Tanto que as primeiras linhas de crédito rural do Banco do Brasil datam da década de 1890, no século XIX. Um detalhe digno de ser mencionado é que, até a criação do Banco Central do Brasil, o BB era o banco do governo. Mas, atualmente, trata-se de uma instituição financeira constituída na forma de sociedade de economia mista, que é quando há colaboração entre o Estado e particulares.

Em suma, hodiernamente o Governo Federal do Brasil detém 50% das ações do BB. Ao lado da Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste, o Banco do Brasil é um dos cinco bancos estatais do governo brasileiro. Pelo fato de ser uma estatal, é normal que as pessoas depositem bastante confiança na instituição. Mas assim como há vantagens, também existe as desvantagens.

Bandeira do Brasil levemente amassada.
Atualmente, o Brasil é considerado um dos principais bancos brasileiros, além de também ser uma instituição estatal, o que faz com que muitas pessoas ao mesmo tempo que sintam confiança, também tenham um pé atrás.
(Imagem: ASSY via Pixabay)

Segundo dados oferecidos pelo próprio banco, a empresa detém 15.133 pontos de atendimento espalhados pelo país, entre agências e postos. Estima-se que 95% das agências da instituição possuem salas de autoatendimento (sendo mais de 40 mil terminais), que funcionam além do expediente bancário. Além do mais, ainda possui opções de acesso via internet, telefone e celular

Uma informação que muitas pessoas não sabem é que o Banco do Brasil está no exterior há mais de 70 anos e em mais de 15 países além do Brasil. O BB também possui 5.429 agências, estando presente na maioria dos municípios nacionais, possuindo uma estrutura de mais de 109.191 funcionários, fora os mais de 4 mil estagiários. Em setembro de 2019, o Banco do Brasil anunciou uma parceria com a UBS para a criação de um banco de investimento.

Ademais, o Banco do Brasil também ocupa posição de destaque no sistema financeiro nacional. Além do fato de ser considerado um dos maiores bancos da república, o BB também é o primeiro em ativos financeiros, possuindo cerca de R$1,572 trilhões. A instituição é destaque quando o assunto é agronegócio, haja vista que ele financia grande parte das exportações, contribuindo para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas.

Como é o procedimento para cancelar conta no Banco do Brasil?

Muito se especula acerca desse assunto, e o principal motivo para tantas discussões é pelo fato de a própria empresa não deixar essa questão clara para os seus clientes. Pelo fato de o BB ser um banco tradicional, conclui-se com certa prontidão que o procedimento é igual aos das demais instituições convencionais. No entanto, essa afirmação está parcialmente incorreta, e já explicaremos o porquê.

O Banco no Brasil, no fluxo de tentar se modernizar e atender as novas demandas tecnológicas da sociedade, acabou lançando a possibilidade de abrir contas remotamente, o famoso “Conta Fácil BB”. Diante dessa ferramenta, grande parcela dos clientes achou que a instituição iria criar uma alternativa de cancelamento de conta online. Mas, inicialmente, isso não aconteceu, haja vista que tudo devia ser feito presencialmente.

Mulher sentada segurando um celular
Depois de muitas insistências por parte dos clientes, o Banco do Brasil resolveu dar uma modernizada nos seus sistemas e possibilitou a abertura de conta pelo aplicativo.
(Imagem: Tofros.com via Pexels)

Entrementes, devido a alta demanda dos clientes, a empresa acabou cedendo e adicionou em seu aplicativo a funcionalidade de cancelamento de conta do Banco Brasil pelo aplicativo. Esse é um motivo de grandes felicitações, uma vez que seria excluído a necessidade de ir até uma agência física e passar por todo aquele trâmite bastante exaustivo. Mas há um certo detalhe que é fundamental estar desperto.

Ainda que o BB tenha colocado essa possibilidade em seu aplicativo, vale salientar que, infelizmente, ela não está disponível para todo mundo. O fato é que apenas pessoas que abriram conta remotamente é que podem encerrar a conta do Banco do Brasil pelo aplicativo. Do contrário, é bem provável que essa funcionalidade nem esteja aparecendo no menu do seu app.

Em suma, isso quer dizer que: se você abriu conta através de uma agência física, deve, obrigatoriamente, fechar a conta do Banco do Brasil em uma agência. Agora, se você possui a conta fácil – aquela que foi aberta pela internet -, você está livre para escolher entre cancelar a sua conta digitalmente ou, se preferir, encerrar através de uma agência do BB. Para que você não tenha maiores dúvidas, explicaremos ambos os procedimentos nesse artigo.

Por que as pessoas estão cancelando conta no Banco do Brasil?

Ao analisar o histórico da instituição, é possível notar algumas conquistas realmente notáveis e até dignas de inveja. Afinal de contas, não é toda empresa que pode se gabar de estar presente em território nacional desde a época do império e até ter sido considerada uma espécie de banco central. Inclusive, o BB é titular de diversas premiações renomadas, mas a verdade é que nenhuma empresa é perfeita.

Quando se trata de uma instituição que lida diretamente com o público em geral, é fato que as pessoas não estarão 100% satisfeitas. Até porque cada um possui necessidades e expectativas que se contrapõem. Dessa forma, toda empresa está passível de críticas, e com o BB não seria diferente. A instituição possui características negativas bem presentes e que fazem com que as pessoas fechem conta no Banco do Brasil, e é o que mostraremos logo abaixo.

Burocracia excessiva

É verdade que os bancos tradicionais brasileiros por si só já são conhecidos por serem bastante burocráticos. No entanto, se for fazer uma tabela dos que mais se esforçam para dificultar diversos processos, certamente o Banco do Brasil estaria no topo da lista. Basta conversar com apenas uma pessoa que já foi correntista da instituição para provar o quanto isso é verdade na vida dos clientes do BB.

Muitas pessoas pensam que, pelo fato de o Banco do Brasil ser bastante antigo, significa dizer que a empresa teve tempo para se aprimorar e fazer com que os trâmites sejam feitos de uma forma mais agilizada. Esse pensamento até faz sentido, pois o BB realmente teve mais tempo para se adaptar, uma vez que ele está no mercado a mais tempo que diversas outras instituições bancárias. Mas, na prática, não é bem assim que acontece.

Papeis dentro de uma pasta.
Os grandes bancos já são conhecidos por terem procedimentos bastante burocráticos, no entanto, o Banco do Brasil é considerado um dos que mais dificulta determinados procedimentos.
(Imagem: Geisteskerker via Pixabay)

Além da burocracia de abrir conta – quando o correntista opta em ir até uma agência -, há outros serviços em que a história se repete. Para desbloquear o cartão, por exemplo, é preciso se deslocar até uma agência, o que já gera certa burocracia desnecessária, haja vista que seria muito mais simples se fosse possível realizar o desbloqueio por intermédio do aplicativo do banco, algo adotado por dezenas de outras instituições.

Algumas pessoas pensam que, com o advento dos bancos digitais e a modernização bancária, o Banco do Brasil deixou de ser tão burocrático quanto antes. É verdade que, olhando em retrospecto, o BB realmente não é tão ardiloso quanto outrora, mas ainda existe muita coisa que ele precisa aderir para se enquadrar nos atuais padrões de exigências modernas. Tanto que a burocracia excessiva é o principal motivo para que se queira cancelar conta no Banco do Brasil.

LEIA:   Como Encerrar & Fechar Conta no Santander Pela Internet?

Bloqueio preventivo

Muitas pessoas já tiveram problema com o bloqueio preventivo do cartão, e na verdade esse é um procedimento até que bastante interessante e adotado por todas as instituições bancárias. No entanto, o problema é quando esse bloqueio acontece com mais frequência do que deveria. Essa é uma ferramenta que prima pela segurança do titular da conta, para garantir que os seus dados não sejam usados indevidamente por terceiros.

Quem já teve o cartão bloqueado preventivamente de maneira equivocada, sabe das complicações atreladas a esse ato. Se você tiver que fazer alguma compra no cartão de crédito, por exemplo, você fica impossibilitado, a não ser que tenha um segundo cartão. Agora, pense nessa situação se repetindo diversas vezes erroneamente, o quanto de transtorno não acarreta para o cliente.

Calça jeans com cartões de crédito
O bloqueio preventivo, ainda que seja uma ferramenta bastante interessante, pode ocasionar em alguns problemas. Por conta disso, esse é um grande motivo para que as pessoas queiram encerrar conta no Banco do Brasil.
(Imagem: TheDigitalWay via Pixabay)

Relatos de correntistas afirmando que tiveram seus cartões bloqueados sem nenhum motivo aparente é o que não falta. Geralmente, esse tipo de acontecimento se dá quando o banco percebe alguma movimentação atípica, ou seja, fora do normal. No entanto, é possível colher relatos de pessoas que, mesmo se utilizar movimentar a conta e o cartão, acabaram tendo esses serviços bloqueados.

O problema ainda maior fica depois que ocorre o bloqueio, já que às vezes pode ser necessário se dirigir até um caixa eletrônico ou a agência bancária para desbloquear o seu cartão. E toda essa locomoção acaba fazendo com que o correntista perca tempo e seja obrigado a enfrentar fila gigantescas apenas para poder utilizar o seu cartão. Portanto, devido a todo esse transtorno, é compreensível que as pessoas queiram encerrar conta no Banco do Brasil por esse motivo.

Taxas bancárias

Algo unânime entre todos os correntistas é que ninguém gosta de pagar as taxas bancárias, e o pior é que quanto mais se evita, mais elas aparecem. E o BB é um banco que possui muitas taxas, o que já gera enorme incômodo. Isoladamente, o valor dessas taxas pode até ser baixa, mas o montante de todas elas gera um gasto considerável, e isso por si só já faz com que as pessoas queiram fechar a conta no Banco do Brasil.

Mas um outro ponto que deve ser considerado é em relação aos pacotes de serviços. Anteriormente, essa questão não era levada tão em consideração, haja vista que era comum que todos os bancos cobrassem pelas cestas de serviço. Ou seja, para poder ter um número X de transferências, emissão de boletos etc., era necessário arcar com um valor mensal. Contudo, atualmente, essa taxa já não é bem vista.

Teclado numérico de um caixa eletrônico
Há um tempo as taxas de cesta de serviço até eram suportadas pelos clientes, uma vez que não tinha outra opção dentro do mercado financeiro. Mas, devido as inovações e a possibilidade de ter esses serviços de forma gratuita, tornou-se um motivo para se sentir insatisfeito.
(Imagem: Eduardo Soares via Pexels)

E isso acontece porque nos dias atuais há diversas opções de bancos completamente gratuito e livre dessas taxas. Isso significa dizer que, através de algumas outras instituições bancárias, é possível realizar TEDs, DOCs, emitir boleto, sacar etc. de forma gratuita e ilimitada, fazendo com que não se enxergue mais a necessidade de pagar as taxas bancárias de mensalidade para usufruir de serviços básicos.

É verdade que o Banco do Brasil possui um pacote de serviço gratuito, uma vez que é uma obrigatoriedade imposta pelo Banco Central. No entanto, a modalidade grátis certamente não comporta as necessidades de pessoas cujo perfil financeiro é minimamente exigente, uma vez que ele é bastante limitado. Além dessas questões, também não pode deixar de citar o fato de que os juros do BB são um tanto alto. Dessa forma, é entendível que se queira fechar a conta no Banco do Brasil por esse motivo.

Mau atendimento

Um dos grandes fatores que faz com que muita gente queira cancelar a conta no Banco do Brasil é ser mau atendido. Afinal de contas, ninguém gosta de se associar com uma empresa que insiste em não tratar os clientes com o devido respeito. E infelizmente no BB isso é mais comum do que se imagina, principalmente levando em consideração os diversos relatos advindos dos próprios correntistas.

Muitos bancos tradicionais já são conhecidos por não terem um atendimento exemplar, principalmente pelo fato de prezarem pelo atendimento físico. Ir até uma agência já implica em alguns problemas, como o perceptível fato de ter que se deslocar até uma agência, já que nem sempre o ponto de atendimento mais perto é realmente próximo da residência do correntista.

Casa de campo na cor azul
Para os que moram em uma casa de campo, por exemplo, é extremamente ruim ter que se deslocar até uma agência do Banco do Brasil, já que é preciso se deslocar até uma distância considerável.
(Imagem: paulbr75 via Pixabay)

Além do mais, também não se pode deixar de citar o fato de que, às vezes, é preciso enfrentar uma fila quilométrica para adentrar à agência. Agora imagine ter que enfrentar tudo isso para, no fim, ser maltratado por um atendente? Não é raro colher relatos de clientes dizendo que nem todos os atendentes são bem preparados ou solícitos para com algum problema apresentado pelo correntista.

Inclusive, também se pode citar que os maus atendimentos não se resumem unicamente as agências. O BB disponibiliza o atendimento por telefone, o que já mostra ser possível driblar as filas. No entanto, há outros problemas decorrente desse fato, como ter que esperar por bons minutos até que um atendente entre na linha. Ademais, mesmo por telefone, há especialistas um tanto rude ou despreparados. Portanto, esse é um forte motivo para que se queira cancelar a conta no Banco do Brasil.

Cartão de crédito

O principal motivo para que as pessoas resolvam abrir conta em banco é justamente para poderem usufruir do cartão de crédito. No entanto, ainda que essa seja a sua aspiração, os clientes do BB podem passar por alguns problemas, e o primordial dele diz respeito a entrega do objeto. Alguns correntistas afirmam que mesmo informando o endereço correto da entrega, o cartão nunca chegou na residência.

E esse é um grande motivo para que se queira fechar conta no Banco do Brasil, mas os problemas ainda não terminam por aí. Ainda que você receba o cartão na sua casa, além da possibilidade de sofrer com o bloqueio preventivo (como já explicado em tópicos anteriores), há ainda outras questões tão graves que envolve o seu cartão de crédito, como cobranças indevidas.

Homem de relógio dourado dando um cartão de crédito para uma mulher com unhas rosas
Além do bloqueio preventivo, que pode fazer você passar por situações embaraçosas, também há outras questões concernentes ao cartão de crédito, como não receber o cartão no endereço informado.
(Imagem: energepic.com via Pexels)

Esse é um fator que afeta negativamente a experiência do usuário, uma vez que o cliente passa a achar que os seus dados foram roubados e que ele não está muito seguro na instituição. Há relatos de pessoas afirmando que houve cobrança duplicada na fatura do cartão de crédito e que a instituição resolveu a situação com muita morosidade e depois de entrar em contato com o BB por diversas vezes.

Ademais, também é possível notar afirmações de correntistas dizendo que foi contratado algum pacote de serviço quando, na realidade, isso nunca nem foi solicitado. Cobranças indevidas como mensalidade ou anuidade também são comuns, mesmo que o cliente seja isento dessas taxas. Diante desses e dos demais problemas apresentados, entende-se com maior propriedade o motivo de os clientes procurarem cancelar a conta no Banco do Brasil.

Como encerrar conta no Banco do Brasil?

Como já falado em tópicos anteriores, há dois métodos possíveis para cancelar a conta do Banco do Brasil; a maneira presencial e a forma remota. Apenas para fixar na sua mente, vale relembrar que o procedimento digital é disponível apenas àquelas pessoas que possuem a conta fácil do BB, ou seja, aos que abriram a conta pelo aplicativo. No entanto, a fim de esclarecer toda e qualquer dúvida, iremos explicar os dois métodos, basta conferir.

Como encerrar conta no Banco do Brasil presencialmente?

É verdade que se fosse possível escolher, quase ninguém optaria por esse método. No entanto, se você faz parte do grupo de pessoas que abriram a conta através de agência, o apenas o método presencial está reservado para você. Sendo assim, antes de tudo, verifique se você tem em mãos todos os documentos necessários, que é um documento com foto e o cartão da instituição.

Estando munido dessa documentação, basta se dirigir até a agência BB mais próxima e informar ao atendente o seu intuito de fechar a conta do Banco do Brasil. Nesse momento, lhe será questionado o motivo pelo qual deseja romper o vínculo com o banco. Respondido a pergunta, é possível que haja uma tentativa de dissuadi-lo do seu intento, talvez oferecendo condições melhores para você, como isenção de mensalidade, por exemplo.

Porém, se você estiver decidido a manter com o seu intuito, basta recusar essas tentativas e confirmar que quer cancelar a conta do Banco do Brasil. Em seguida, o atendente deve lhe fornecer um termo de encerramento de conta-corrente, o qual deve ser assinado por você. Lembre-se de pedir uma cópia desse termo e guardar, pois isso irá lhe precaver de quaisquer problemas futuros.

Homem de blusa social assinando um contrato com uma caneta preta
Ao assinar o termo de encerramento de conta, é extremamente essencial solicitar uma cópia, pois é somente esse documento que poderá lhe privar de eventuais problemas futuros.
(Imagem: Sozavisimost via Pixabay)

Abrindo um parêntese, é bom informar que, segundo o próprio Banco do Brasil, o recomendado é que o então correntista, caso queira realmente encerrar a conta, se dirija até a agência em que realizou a abertura. No entanto, há relatos de diversas pessoas afirmando que conseguiram romper com a empresa indo em qualquer outra agência, mesmo porque o termo de encerramento é o mesmo em qualquer ponto de atendimento.

Inclusive, segundo as próprias regulamentações do Banco Central, o correntista tem o direito de ter o seu pedido atendido em qualquer agência da instituição, desde que a mesma atenda o segmento especificado. Portanto, se houver uma resposta negativa por parte do atendente em encerrar a sua conta, afirmando que você deve se direcionar até a agência onde foi feito a abertura, você estará no direito tomar as atitudes cabíveis e legais.

Vale salientar que, após a sua solicitação, o banco tem o prazo de 30 dias para efetuar o seu encerramento, então é importante que você se mantenha atento a quanto tempo a instituição efetuará a sua demanda. Em algumas agências, pode lhe ser solicitado uma carta escrita à mão para formalizar o pedido de encerramento. Então, caso prefira, ligue para a agência que pretende ir e tire essa dúvida. Ou, se preferir, já leve a sua carta apenas para garantir que não será uma viagem perdida.

Modelo de carta para encerramento de conta

Como citado no parágrafo anterior, algumas agências do Banco do Brasil podem solicitar uma carta escrita à mão para formalizar o seu pedido. Esse não é um procedimento obrigatório e que pode variar de acordo com a agência que você for. Mas, se por desencargo de consciência você preferir já estar munido da missiva, resolvemos adicionar um modelo que você pode seguir. Confira abaixo.

De: CONTRATANTE
       Para: CONTRATADO (Nome do Gerente da Agência do Banco Contratado)
       
        NESTA
        REF.: PEDIDO DE ENCERRAMENTO DE CONTA CORRENTE
       
       
        Prezado Senhor CONTRATADO (substituir pelo nome do gerente):
       
        Sendo cliente da instituição, venho por meio desta carta solicitar o encerramento da conta corrente que mantenho nesta agência. A conta de nº (xxx) deverá ser encerrada até o trigésimo dia a contar da apresentação do último cheque emitido – sendo este o de nº (xxx) no valor de R$ (xxx) (valor por extenso).
       
        Assim que minha solicitação for atendida, o talão de cheques e o cartão magnético, com o qual acesso minha conta corrente, serão inutilizados ou devolvidos a esta agência.
       
        Tal conta encontra-se com saldo positivo de R$ (xxx) (valor expresso), valor esse suficiente para liquidar todos os cheques ainda não compensados, quais sejam os de nº(xxx) ao nº(xxx), bem como todas as tarifas e encargos bancários que porventura devam ser quitados.
       
        Comprometo-me, portanto, com todas as despesas de manutenção da referida conta corrente até o prazo estipulado acima. Sendo assim, expirado tal prazo o CONTRATADO passará a ser responsável por tal conta e arcará com todas as despesas provenientes de sua manutenção indevida e prejuízos eventuais decorrentes de tal fato.
       
        Sem mais
       
        Assino a presente
       
        (Local, data e ano)
       
        (Nome e assinatura do Contratante)

LEIA:   Como Encerrar & Fechar Conta no Agibank? Aprenda o Passo a Passo!

É bom informar que não existe nenhum modelo de carta oficial, então não há nenhum problema em seguir o modelo acima. Inclusive, sinta-se livre para fazer as modificações cabíveis no seu caso, haja vista que cada carta é pessoal. Inclusive, se você não tiver que deixar saldo em conta para arcar com eventuais, despesas, basta informar que a conta se encontra com saldo zerado.

Como encerrar conta no Banco do Brasil pelo aplicativo?

Outra forma possível de encerrar conta é através do aplicativo, e esse trâmite é muito mais simples e cômodo do que o presencial, haja vista que você não precisa se deslocar, já que tudo é feito pelo celular. Novamente, vale informar que a opção de encerramento de conta só vai aparecer no aplicativo das pessoas que abriram a conta remotamente; os que possuem a conta fácil BB.

Se você se enquadra nesse requisito, basta abrir o aplicativo do banco e fazer login. Mas, caso já tenha a sua conta salva no dispositivo, é só apertar para entrar;

Página inicial do aplicativo do Banco do Brasil
Se a conta que está gravada no aparelho não é a conta que você deseja encerrar, é só apertar em “outra conta”.

Dentro do aplicativo, vá na aba “menu”, situado no canto inferior esquerdo;

Aplicativo do Banco do Brasil onde é possível cancelar a conta.
O aplicativo do Banco do Brasil é bastante completo e por ele você pode fazer diversos outros serviços, como solicitar um emprésitmo.

Em seguida, aperte em “Conta Corrente”;

Aplicativo do Banco do Brasil onde é possível cancelar a conta.
Inclusive, é através desse menu que você pode cancelar agendamento de pagamento.

Feito isso, é só apertar em “Encerrar Conta Corrente”.

Aplicativo do Banco do Brasil onde é possível cancelar a conta.
Vale salientar que, ainda que essa opção esteja aparecendo no seu aplicativo, você só conseguirá consumar o encerramento se você tiver a conta fácil BB.

Depois de ter feito isso, é só seguir o passo a passo descrito no próprio aplicativo. Por ser extremamente intuitivo e detalhado, certamente você não terá maiores complicações para realizar esse procedimento. No entanto, diferente do que você possa pensar, essa opção não fica disponível 24h por dia. Para cancelar conta no Banco do Brasil pelo app você precisa efetuar esse procedimento dentro do horário estipulado.

Como encerrar conta jurídica Banco do Brasil?

Pelo fato de o Banco do Brasil ser considerado um dos principais bancos do país, é de se esperar que ele ofereça bastante serviços, que é exatamente o caso. Tanto que, dentre a gama de serviços e contas ofetados pela instituição, está a possibilidade de obter uma conta jurídica. Fato é que essa modalidade de conta oferece alguns benefícios exclusivos e que pode agradar a maiora das pessoas.

No entanto, se você se sentiu insatisfeito com alguma coisa relacionada a esse tipo de conta, saiba que é perfeitamente possível encerrar conta PJ no Banco do Brasil. E, aliás, e bom destacar que independente da razão pela qual você decidiu tomar essa decisão, é obrigação da empresa acatar a sua demanda, visto que se trata de um direito seu.

Pessoas reunidas em uma sala de reunião.
Pode ser que você tenha chegado na conclusão de que a melhor coisa para a sua empresa é cancelar a conta no Banco do Brasil. E se você decidiu por tomar essa decisão, saiba que a instituição tem o dever de lhe oferecer o formulário de cancelamento – desde que você esteja em conformidade com as regras estabelecidas.
(Imagem: 089photoshootings via Pixabay)

Esclarecido isso, muitas pessoas ainda se questionam sobre como encerrar conta jurídica no Banco do Brasil, e é bom salientar que é extremamente fácil. Afinal de contas, para os que não sabem, o procedimento de cancelamento de conta é unificado. Isso quer dizer que, independente da modalidade de conta, o passo a passo para fechar a sua conta é o mesmo, ainda que se trate de uma conta jurídica.

Sendo assim, para poder dar prosseguimento a sua solicitação de encerramento de conta jurídica, basta seguir os mesmos passos descritos em tópicos acima. Ademais, também é bom salientar que, em alguns casos, seja necessário comparecer pessoalmente em alguma agência, tendo em vista que pode ser solicitado o recolhimento da assinatura do responsável.

Como cancelar conta universitária Banco do Brasil?

A gama de serviços ofertados pela empresa é realmente extensa, tanto que o BB possui uma conta bancária destinada aos estudantes. Afinal, não é preciso ser nenhum gênio para saber que os futuros correntistas dos bancos são os jovens de hoje. Sendo assim, oferecer um serviço destinado a esse público é uma ótima estratégia de captação e retenção de clientes.

Dessa forma, pensando em fazer com que os estudantes se tornem clientes da instituição, o banco resolveu investir em uma conta direcionada para esse público. E o mais interessante acerca desse assunto é que a conta é recheada de benefícios e vantagens exclusivas, como o fato de o valor de algumas taxas bancárias serem significativamente menores.

Biblioteca cheia de estudantes
É verdade que a conta voltada para os universitários possui algumas vantagens exclusivas, mas isso não significa dizer que todos irão gostar do que é oferecido. Nesse caso, saiba que é perfeitamente possível fechar a conta universitário do Banco do Brasil.
(Imagem: andrew_t8 via Pixabay)

No entanto, apesar desses benefícios, pode acontecer de você se sentir um tanto insatisfeito ou ter algum problema. Diante dessa situação, é provável que você sinta o desejo de cancelar conta universitária do Banco do Brasil. E, assim como descrito no tópico anterior, como o sistema de cancelamento é unificado, basta seguir o mesmo passo a passo já comentado anteriormente.

Como cancelar conta poupança do Banco do Brasil?

Esse é um assunto bastante comentado, visto que esse não é um ponto muito bem esclarecido pela empresa. Porém, apesar de ser um procedimento um tanto quanto simples, é importante manter certas atenções. Por exemplo, se a sua conta poupança é integrada a sua conta corrente, assim que for solicitado o encerramento de uma, automaticamente as duas serão canceladas.

Agora, se porventura a sua conta poupança é desvinculada da corrente, é necessário informar, no momento da solicitação, que ambas as contas sejam fechadas. Do contrário, poderá acontecer de você continuar com uma conta ativa. Ademais, também salientamos que, em caso das suas contas serem ligadas, mas você tiver vontade de manter a conta poupança aberta, não deixe de informar isso no momento da solicitação.

Como cancelar conta Banco do Brasil Exclusivo?

Por se tratar de um banco cuja variedade de clientes é gigantesca, nada mais apropriado do que oferecer serviços de conta mais segmetados para pessoas com uma renda maior, que é o caso dos clientes Exclusivo, por exemplo. Dentre outras coisas, esse tipo de correntistas detém muito mais benefícios, o que geralmente agrada a maioria. No entanto, nada o impede de encerrar a conta Exclusivo do Banco do Brasil.

Homem asiático usando terno
Pessoas que têm um poder aquisitivo maior poder vir a se tornar um cliente Exclusivo, que é um tipo de conta segmentada do BB que traz algumas vantagens a mais. No entanto, se você não se sentiu satisfeito com essa conta, saiba que existe a possibilidade de encerrá-la, nas há um detalhe que você precisa ficar atento.
(Imagem: RoyalAnwar via Pixabay)

Se essa é a sua vontade, há alguns pormenores que precisam ser esclarecidos. Até é possível cancelar a conta Banco do Brasil Exclusivo pelo aplicativo, mas, geralmente, é solicitado a presença do titular da conta em alguma agência física, e é que mora o detalhe. Para poder dar seguimento a sua solicitação, é de fundamental importância se direcionar até uma agência que atenda o seu tipo de conta.

No caso de você ser cliente Exclusivo, é imprescindível que se direcione até uma agência desse segmento, já que uma agência varejo não possui o formulário de cancelamento de conta de clientes segmentados. Você não precisa ir na mesma agência em que abriu a sua conta, apenas indo em uma no mesmo segmento já é o suficiente. E, chegando lá, basta informar que deseja fechar a conta Banco do Brasil.

Como encerrar conta no Banco do Brasil de um falecido?

O falecimento de um parente ou conhecido é de fato uma situação bastante delicada e, por isso, o BB tenta facilitar ao máximo esse tipo de situação. Tanto que, para encerrar conta Banco do Brasil de um falecido basta ter em mãos o atestado de óbito, se dirigir até uma agência e informar o falecimento. Válido ressaltar que o ideal é que o parente mais próximo do falecido seja o solicitante.

Posso encerrar conta do Banco do Brasil por outros canais?

Se você já tem certa bagagem em encerrar contas, é possível que você esteja acostumado a realizar esse procedimento por vários meios. No entanto, as suas expectativas podem ser um infrutíferas, visto que, oficialmente, só é possível fechar conta no Banco do Brasil pelos dois métodos que foi citado nos tópicos anteriores. É provável que você tenha sentido falta da possibilidade de encerrar conta pelo internet banking, e isso é compreensível.

Afinal de contas, supondo que o correntista está sem celular, qual seria o método mais eficiente para realizar o cancelamento? A resposta imediata que muitas pessoas dariam é o internet banking, mas isso não acontece no BB já que, nesse ponto, a ferramenta é falha. Caso o correntista fique sem celular, o único método possível para romper o relacionamento com o banco é indo presencialmente até uma agência.

Macbook encima de uma mesa de madeira
O internet banking é uma ferramenta facilitadora para muitas coisas, e seria extremamente benéfico caso o Banco do Brasil possibilitasse o cancelamento de conta por esse método. Mas, infelizmente, isso não é possível.
(Imagem: Pexels via Pixabay)

Ademais, outra coisa que é fundamental esclarecer é que também não se pode fechar a conta do Banco do Brasil por telefone, ao menos não oficialmente. Com isso queremos dizer que alguns correntistas afirmam que conseguiram realizar esse procedimento pelo telefone, mas apenas quando abriram uma reclamação. No entanto, não estamos incentivando que você realize esse método, mas pelo contrário.

O próprio BB já afirmou que os únicos meios oficiais para o cancelamento de conta é pelo aplicativo ou presencialmente. Fora isso, se você tiver qualquer problema no seu procedimento, você até pode (e deve) contactar o banco de alguma forma. Portanto, dentro desse contexto, é recomendado que você utilize o telefone para reclamar sobre a procedência da sua demanda.

Como cancelar a conta Banco do Brasil pelo telefone?

Quem está acostumado com a forma como os bancos digitais tratam certos assuntos, acabam estranhando alguns procedimentos do Banco do Brasil, por exemplo. Afinal, não é difícil encontrar exemplo de uma instituição digital que ofereça a possibilidade de encerramento de conta por telefone e, por conta disso, muitas pessoas se perguntam como cancelar conta Banco do Brasil pelo telefone.

No entanto, para os que se questionam, é fundamental frisar na mente que esse método não está disponível para clientes BB. Tenha em mente que os únicos meios possíveis de fechar conta Banco do Brasil é através das duas formas citadas anteriormente, sendo que uma delas apenas pode ser feito para quem já abriu a conta remotamente. Somente é possível cancelar o cartão por telefone, e é sobre isso que falaremos a seguir.

Como cancelar o cartão de crédito do Banco do Brasil?

Pode acontecer de você estar satisfeito com a sua conta do BB, mas não querer dar continuidade ao seu cartão de crédito. Nesse caso, a única solução é cancelar o cartão de crédito do Banco do Brasil, e esse é um procedimento mais simples do que encerrar a conta definitivamente, haja vista que há possibilidade de realizar esse trâmite pelo telefone. Para remover qualquer dúvida, detalharemos tudo nos próximos tópicos.

Cancelar cartão de crédito do Banco do Brasil presencialmente

Pode acontecer de você morar ao lado de uma agência e ser mais simples se dirigir até lá. Se esse é o seu caso, saiba que é possível. Tudo o que você deve fazer é se deslocar até a agência mais próxima, portando um documento com foto e o referido cartão de crédito. Chegando na agência, é só conversar com um atendente e informar a ele a sua intenção de encerrar o cartão de crédito do Banco do Brasil.

LEIA:   Como Encerrar & Fechar Conta no Nubank Pelo App?

Diferente do encerramento de conta BB, não há período para que o seu pedido seja efetuado, pois é tudo instantâneo. Inclusive, uma dúvida que muitas pessoas têm é se é necessário realizar o pagamento completo da fatura do cartão antes de fazer a demanda do cancelamento. É uma dúvida bastante pertinente e que faz bastante sentido, mas a realidade é que isso não é necessário.

Calculadora e moeda encima de uma mesa branca
É até comum que as pessoas pensem que é necessário quitar todas as contas antes de solicitar o encerramento do cartão de crédito. No entanto, mesmo que isso faça sentido, a realidade é um tanto diferente.
(Imagem: Breakingpic via Pexels)

Isso quer dizer que ainda que você tenha faturas a pagar, pode solicitar o encerramento do cartão de crédito. E isso acontece porque apenas o cartão será cancelado, mas a conta do titular continuará ativa, o que significa que a cobrança da fatura continuará ativa e você poderá efetuar o pagamento. Ademais, é bom citar que todos os cartões adicionais serão encerrados com essa demanda, uma vez que todos eles são dependente do principal.

Cancelar cartão de crédito do Banco do Brasil pelo telefone

Agora, se a sua residência é distante de uma agência ou você simplesmente preferir cancelar o cartão de crédito do Banco do Brasil pelo telefone, é completamente possível. É um método muito mais cômodo e rápido, haja vista que você não precisa enfrentar eventuais filas nas portas das agências. No entanto, é preciso manter certa atenção, pois o BB possui diferentes números telefônicos para cada cartão. Mas, se quiser contactar o SAC, ligue para o seguinte telefone:

  • 0800 729 0722 – SAC;
  • 0800 729 0088 – SAC deficiente auditivo/fala

É bom destacar que o atendimento do SAC do Banco do Brasil funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana. No entanto, se você preferir, existe a possibilidade de contactar canais de atendimentos exclusivos para determinados tipos de cartão. Essa é vantagem, visto que os atendentes desses canais compreendam mais sobre o cartão que você possui. Se você tem o cartão Ourocard, ligue para um dos seguintes números:

  • 4004 0001 – Capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 729 0001 – Demais localidades.

Esse canal de atendimento também atende 24 horas por dia e 7 dias por semana. Agora, se você tiver o cartão Ourocard Grafite, Platinum, Nanquim, Infinite ou Black, ligue para um desses números telefônicos:

  • 4003 0151 – Capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 729 0151 – Demais localidades.

Contudo, se você for um cliente do Banco do Brasil, mas reside no exterior, você não ficará desamparado. Na realidade, a instituição também tem um canal de atendimento dedicado para essa finalidade, e o melhor de tudo é que aceita ligações a cobrar. Caso seja o seu caso, basta discar para o seguinte número:

  • +55 11 2845 7820.

É bom informar que esse canal exterior é válido apenas para os cartões Ourocard e também atende 24 horas, nos 7 dias da semana. No entanto, se mesmo tendo contactado algum canal de atendimento, você não obtiver uma resposta satisfatória ou não obtiver e sua demanda respeitada, existe a possibilidade de entrar em contato com a Ouvidoria do BB pelo número abaixo:

  • 0800 729 5678.

Diferente de outros canais de atendimento, a ouvidoria funciona apenas de segunda a sexta, das 08h às 18h, exceto feriados. É bom detalhar que a ouvidoria só deve ser contactada quando já tiver acontecido uma tentativa da resolução do problema por intermédio de outros canais de atendimento. Tanto que, ao falar com a ouvidoria do BB, deve-se informar o número do protocolo do atendimento que foi feito e que o atendente não resolveu a sua questão.

É possível que você tenha sentido falta da possibilidade de fazer o cancelamento por intermédio da internet, e infelizmente isso ainda não está disponível no aplicativo. Na realidade, até há opção de bloqueio de cartão, mas ele é temporário, não definitivo, então não serviria para as pessoas que querem inutilizar permanentemente o cartão magnético.

Perguntas frequentes sobre encerramento de conta

Em meio a diversas informações que se pode obter, fica um pouco difícil de saber quais são verdades e quais não são. Inclusive, como nem sempre o BB deixa as coisas claras, é ainda mais complicado obter informações concretas. Porém, para que você tenha ainda mais facilidade para fechar a conta do Banco do Brasil, iremos expor as perguntas frequentes acerca desse assunto e esclarecê-las.

Em conta conjunta, todos titulares precisam estar presente?

Essa é uma dúvida bastante pertinente e que gera bastante dúvidas. Se for analisar outras instituições bancárias, algumas delas permitem que, em caso de conta conjunta, apenas um titular seja necessário para encerrar a conta. De certa forma, isso abre pressupostos para achar que todas as instituições bancárias possibilitam esse mesmo procedimento, mas a verdade é um pouco distante disso.

Mulher sentada no colo de um homem
Quando se é casado com alguém, é comum abrir uma conta conjunta. No entanto, se você percebeu que não vale a pena manter a conta ativa, pode haver certo transtorno para encerrar a conta do Banco do Brasil.
(Imagem: pixel2013 via Pixabay)

Segundo o próprio Banco do Brasil, em caso de conta conjunta, é estritamente necessário que ambos os titulares estejam presente no momento de encerramento de conta. Isso acontece porque o BB exige o recolhimento da assinatura de todos os titulares da conta, obrigando que as duas pessoas estejam presentes no ano. No entanto, caso você tenha cartões adicionais, os titulares desses cartões não precisam no momento do procedimento.

Caso ainda reste alguma dúvida acerca dessa questão, você pode analisar o contrato que lhe foi dado no momento da abertura da conta conjunta. Esse contrato ou termo de abertura de conta abrange com todos os detalhes os direitos e deveres de cada titular, então certamente lá falará sobre esse assunto. Ou, se achar mais prático, ligue para a sua gerente do banco e confirme essa informação.

Posso cancelar a conta BB em qualquer agência?

Já falamos sobre esse assunto em parágrafos anteriores, mas devido a profundidade do assunto, vale a pena fazer um tópico para esclarecer de uma vez por todos esses questionamentos. Aliás, essa é uma das principais dúvidas sobre encerramento de conta BB, e há uma justificativa para isso. A própria instituição já afirmou que, se fosse possível, o titular deveria fechar a conta na agência em que foi aberta.

E esse tipo de fala foi reproduzida por muito tempo, fazendo com que muitos clientes acreditassem que só era possível encerrar na mesma agência onde a conta foi aberta, e por muito tempo isso foi verdade. No entanto, atualmente, é direito do titular poder fechar a sua conta em qualquer agência do Brasil, uma vez que o termo de encerramento é o mesmo oferecido em todas as agências.

Homem assinando um termo com uma caneta preta
É verdade que por muito tempo havia relato de pessoas afirmando que o BB insistia em encerrar conta na agência onde a conta foi aberta. No entanto, atualmente, as coisas modificaram um pouco.
(Imagem: Edar via Pixabay)

Em suma, isso quer dizer que, ainda que você tenha aberto a sua conta em uma agência do Rio Grande do Sul, é possível solicitar o encerramento da conta em uma agência de outro estado, como SP, por exemplo. É verdade que ainda é disseminado a ideia de que é preferível que o titular se dirija até a agência da abertura, mas isso não quer dizer que é uma obrigação, fica a critério do cliente.

Tanto que, se o atendente se negar a fechar a sua conta, afirmando que ele não pode fazer isso porque aquela não é a agência de abertura, você tem total direito de procurar as medidas cabíveis como acionar o Banco Central ou informar o PROCON, pois isso vai contra os preceitos estabelecidos. Então sim, atualmente é possível fechar a conta do BB em qualquer agência.

Posso ter a conta encerrada por inatividade?

Essa é uma dica amplamente divulgada em diversos canais de comunicação, e não se trata de uma inverdade. Na realidade, é completamente possível que a sua conta seja encerrada por inatividade, uma vez que também se trata de uma determinação estipulada pelo Banco Central, do qual nenhuma instituição bancária pode se negar a aceitar. Portanto, se a conta ficar inativa por um período superior a 6 (seis) meses, ela pode ser cancelada.

Mas o problema não é exatamente esse, e sim outra coisa. Muita gente afirma que essa é uma “técnica” para evitar maiores burocracias ou ter que enfrentar grandes filas, uma vez que não exige nenhum esforço. Porém, esse não é um método muito recomendado de ser feito, pois ele implica em grandes problemas para o seu histórico financeiro, uma vez que todas as informações ficam registradas.

Arquivos organizados em armários
Muitas pessoas falam que é uma técnica ter a conta encerrada por inatividade, uma vez que não há esforço nenhum para o correntista. Porém, essa não é uma recomendação que deva ser lavada a sério, pois acarreta em diversos prolemas.
(Imagem: Pexels via Pixabay)

Tudo o que você faz na sua vida financeira fica guardada uma espécie de “banco de dados”. Portanto, se você tiver a sua conta encerrada por inatividade, qualquer instituição bancária que for analisar o seu perfil irá notar esse detalhe, o qual não é muito bem visto. Afinal de contas, a instituição irá interpretar que você não tinha nenhuma renda para movimentar e, diante dessa constatação, é difícil que algum banco ofereça crédito para você, por exemplo.

Portanto, ainda que realmente seja mais fácil ter a conta cancelada desse jeito, já que você só precisa retirar todo o saldo da sua conta, não é o mais indicado, visto que atrai uma carga negativa para o seu perfil. Então, dê preferência para os métodos que foram citados nesse artigo, que é presencialmente ou pelo aplicativo, quando assim for possível.

Quais cuidados tomar ao encerrar a conta do Banco do Brasil?

Cancelar uma conta bancária é um procedimento bastante delicado do qual você deve manter toda a sua atenção, pois um simples deslize pode comprometer a consumação da sua demanda. Portanto, para evitar que isso aconteça com você, resolvemos escrever alguns dos cuidados que você deve tomar ao encerrar a conta do Banco do Brasil, seja ele pessoalmente ou pelo aplicativo.

O primeiro cuidado é se certificar de que a sua conta está com o saldo zerado, pois o BB não consegue fechar a conta sem esse pré-requisito. Então transfira ou saque o dinheiro antes de realizar a sua solicitação. No entanto, se você tem algum pagamento pendente, como cheques que ainda não foram compensados ou mensalidade, será necessário deixar o valor em conta para pagar essas dívidas.

Moedas de cinco e dez centavos espalhados
É estritamente necessário que o saldo da sua conta esteja zerado para que a conta possa ser encerrada. Mesmo que haja poucos centavos, o BB não consegue efetuar a sua solicitação, então certifique-se de se ater a esse detalhe.
(Imagem: PublicDomainPictures via Pixabay)

Ademais, se a sua conta no BB é onde você recebe o salário, não deixe de fornecer ao seu empregador as novas informações de uma segunda conta. Débitos automáticos e agendados com empresas conveniadas passam a ser recusadas a partir da solicitação de cancelamento. Folhas de cheque que não foram utilizadas devem ser destruídas ou inutilizadas, conforme descrito no termo de encerramento de conta.

Cheques efetuados depois do fechamento de conta do Banco do Brasil fará com que o seu nome seja inscrito no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo, também conhecido como CCF. Inclusive, é importante que você evite utilizar o cheque especial antes de efetuar a solicitação, uma vez que ele pode gerar juros como IOF. Ademais, se você tiver qualquer investimento no BB, é inteligente retirar os seus aportes, uma vez que você não terá mais acesso a conta quando ela for encerrada.