Está com problemas para fechar a conta do Nubank? Então basta conferir esse artigo e tirar todas suas dúvidas!

Toda empresa procura agradar ao máximo os seus clientes, afinal de contas, são eles quem mantém a instituição de pé. No entanto, ao lidar com pessoas, é fundamental ter a consciência de que é um mundo plural, que cada um possui necessidades bem específicas e diferentes entre si. Diante desse cenário, é inevitável que eventualmente algum cliente queira cancelar a conta do Nubank. Se é essa a sua situação atual, basta continuar nesse artigo que iremos mostrar o passo a passo detalhadamente desse procedimento. Confira!

Macbook e um iPhone encima de uma mesa com plantas.
O fato de o Nubank ser uma instituição digital auxilia bastante para que algumas pessoas tenham dificuldade na hora de encerrar a conta. Porém, para obter todo o esclarecimento acerca desse assunto, é só conferir esse artigo.
(Imagem: tranmautritam via Pixabay)

O Nubank é uma empresa altamente conhecida pela premissa de tentar desburocratizar diversos procedimentos, além de prezar pela total transparência em relação aos seus serviços. Ela foi tão bem aceita pelo público que atualmente já consta com milhões de clientes. No entanto, apesar de todas as facilidades, alguns podem ficar na dúvida de como cancelar a conta do Nubank, e é sobre isso que falaremos nesse post.

O fato é que é extremamente simples encerrar conta no Nubank, porém, há alguns pormenores que devem ser levados em consideração. Essa empresa possibilita que qualquer pessoa se torne cliente, desde pessoas mais jovens até os mais velhos. No entanto, geralmente, pessoas com uma idade mais avançada possuem certa dificuldade para compreenderem questões relacionadas à tecnologia, e o intuito desse artigo é justamente esclarecer quaisquer pontos, basta conferir até o final!

A empresa Nubank

É um fato praticamente inegável que todo mundo conhece a empresa Nubank, mas nem todos conhecem a história por detrás da instituição. O Nubank é uma empresa que se classifica na nomenclatura de “startup” brasileira. Trata-se de um termo recente no Brasil, resgatado da língua inglesa, que ainda não possui uma tradução aproximada. No entanto, por “startup”, entende-se que são empresas em período emergente, cujo um dos objetivos é de aprimorar um modelo de negócios, por exemplo.

Para se enquadrar como uma startup, uma empresa precisa necessariamente ter algumas características, que são; modelo de negócio preferencialmente escalável, disruptivo e repetível. Fora isso, uma organização dessa escala normalmente tem base tecnológica, e pode aparecer em diversos setores, inclusive no segmento financeiro. Porém, como o Nubank é uma instituição que engloba o financeiro com tecnologia, ele também se enquadra no que se chama de “fintech”.

Máquina de escrever branca com uma folha escrita a palavra startup
Muitas pessoas acreditam que toda e qualquer instituição em estado inicial pode ser considerado uma startup. No entanto, não é bem assim, para se enquadrar nesse conceito é preciso deter algumas características bem específicas.
(Imagem: viarami via Pixabay)

Resumidamente, fintech é um termo que surgiu da união de duas palavras, “financial” e “technology”. Ou seja, toda e qualquer empresa que alia questões financeiras com um pressuposto tecnológico pode se enquadrar nessa definição. Geralmente, essas empresas possuem custos operacionais muito menores se comparado com as instituições tradicionais do setor. E isso ocorre porque é possível utilizar a tecnologia para elevar a eficiência dos processos e baratear os serviços ofertados.

Como exemplo dos barateamentos de custo e elevação da eficiência por intermédio da tecnologia, é possível citar a utilização dos smartphones para o uso de bancos móveis e a possibilidade de realizar investimentos. Tendo entendimento sabre essas questões, não é preciso ser nenhum gênio para perceber que a instituição se encaixa perfeitamente nessas características. Portanto, não é nenhum equívoco afirmar que o Nubank é uma startup e uma fintech, e isso é o básico a se compreender.

Qual a história do Nubank?

No tópico anterior, você pôde compreender um pouco mais sobre o que é o Nubank, mas há ainda outros pontos que merecem ser destacados, que diz respeito sobre como a instituição foi fundada. O Nubank foi criado por David Vélez, um colombiano radicado nos Estados Unidos. Em outubro de 2012, mudou-se para a cidade de São Paulo afim de abrir um escritório do fundo Sequoia, mas não obteve êxito nesse intento.

Ainda residindo no Brasil, acabou tendo algumas experiências com os bancos do país, os quais considerou muito burocrático, ficando frustrado na grande maioria das vezes. E foi justamente influenciado por essas vivências negativas que decidiu, em maio de 2013, fundar uma startup que oferecia serviços bancários sem qualquer tarifa. A brasileira Cristina Junqueira e o estadunidense Edward Wible abraçaram essa ideia, e juntos começaram suas projeções para essa nova empresa.

Arquivos organizados em uma gaveta.
O Brasil sempre foi conhecido por ser um país extremamente burocrático, e isso se reflete nos bancos nacionais. E foi justamente através dessa experiência negativa que se tentou canalizar um pensamento aliado com atitudes positivas.
(Imagem: SPOTSOFLIGHT via Pixabay)

Nota-se que, desde o início, o Nubank procurou se desvencilhar dos métodos tradicionais adotados pelos grandes bancos. A princípio, o escritório se situava em uma casinha localizada no bairro Brooklin, na cidade de São Paulo. Mas, apenas um ano após a sua fundação, sentiu-se a necessidade de um lugar maior para abrigar seus 300 funcionários. E, no ano de 2014, passou a receber aportes e fundos de investimento internacional.

A razão para o crescimento exponencial em tão pouco tempo se dá pelo fato de, desde os primórdios, o Nubank ter um diferencial muito bem estabelecido, fazendo com que ele se destacasse perante as demais opções no mercado. Nenhum banco, naquela época, oferecia serviços livres de taxas e extremamente transparente, e isso fez com que a sociedade como um todo apoiasse essa ideia, tanto que o Nubank, até os dias de hoje, é mencionado como um dos pivôs da revolução bancária.

Dois anos depois, em novembro de 2016, a instituição continuou com suas inovações, passando a possibilitar o pagamento antecipado de compras parceladas, gerando desconto para quem utilizasse essa modalidade. Essa funcionalidade foi a primeira a existir entre os cartões de crédito brasileiros. Ademais, em 2019, constatou-se uma economia de 20 milhões de reais para os clientes que adotaram essa forma de pagamento desde a sua criação.

Qual foi o impacto do Nubank?

É de se imaginar que, devido ao crescimento significativo em poucos anos da instituição, algum impacto ocorreu, seja na sociedade como um todo, seja dentro do mercado financeiro. A realidade é que os impactos podem ser sentidos até hoje. Como já dito anteriormente, o Nubank foi uma das primeiras instituições a oferecerem diversos serviços sem a atribuição de taxas, que foi recebido de maneira positiva por todo o público.

No entanto, esse diferencial, que inicialmente era uma característica exclusiva de poucas instituições, acabou reverberando em diversas outras empresas. Tanto que foi a partir daquele momento que passou a se iniciar a constante aparição dos bancos digitais no meio financeiro. E isso, de certa forma, também repercutiu dentro dos bancos tradicionais, pois os obrigou a se enquadrem nessa nova frequência de exigências dos clientes.

Símbolo de porcentagem com imagem de fundo de dinheiro.
O Nubank foi uma das primeiras instituições financeiras a oferecer diversos serviços sem taxa, o que foi extremamente bem aceito pelo público. E isso, de certa forma, obrigou os bancos tradicionais a se encaixarem nesses novos moldes.
(Imagem: geralt via Pixabay)

Entrementes, o impacto causado pelo Nubank foi tão grande que, em fevereiro de 2018, a instituição se tornou uma empresa unicórnio. Aos que não estão acostumados com esse tipo de linguagem, uma “empresa unicórnio” é aquela instituição que é avaliada em mais de 1 bilhão de dólares. Estima-se que, nos dias atuais, a organização valha pouco mais de 10 bilhões de dólares, o que só demonstra o grande impacto que a organização digital teve.

Outra coisa que é digna de ser mencionada é que os jovens também foram impactados pela criação do Nubank. Afinal de contas, por se tratar de uma conta 100% digital e gratuita, chama a atenção desse público. Inclusive, diversos estudos apontam que houve um crescimento exponencial no número de jovens que resolveram abrir uma conta online. E isso mostra ser um impacto bastante positivo, pois denota que o interesse pelo mundo financeiro tem estado presente entre os jovens.

Como o Nubank passou a expandir seus serviços?

Um fato que muitas pessoas tem conhecimento é que, quando o Nubank iniciou os seus serviços, não eram todas as pessoas que podiam usufruir da conta. E isso porque, inicialmente, havia uma lista de espera, onde apenas pessoas selecionadas ou que possuíam convite podiam dar seguimento a abertura de conta. No entanto, vale ressaltar que atualmente isso não acontece mais, uma vez que qualquer pessoa pode abrir a conta do Nubank.

Quem é cliente Nubank ou que acompanha a instituição há um bom tempo, sabe que a organização sempre procurou ouvir os seus clientes e atender as suas demandas. Tanto que, a pedido dos clientes, em 11 de dezembro de 2018, a fintech iniciou, de maneira progressiva, a funcionalidade de débito em seus cartões. Além disso, os clientes da instituição puderam aproveitar o 100% de rendimento do CDI e com liquidez diária.

Mas, a fim de expandir cada vez mais os seus serviços e estar presente na vida de cada cliente, em 8 de abril de 2019, foi lançada a comunidade online NuCommunity. Essa plataforma serve para reiterar discussões, dúvidas, comentários etc. entre clientes e não clientes da instituição. Além do mais, essa plataforma oferta exclusividades aos membros mais engajados, então é possível receber recompensa caso seja um membro bastante ativo.

Página da NuCommunity no site do Nubank.
Qualquer pessoa pode ter acesso a comunidade oficial do Nubank, mesmo você não sendo cliente da instituição. Além do mais, é extremamente fácil acessar a plataforma, pois ela é disponibilizada por intermédio do site da organização digital.

Outro fato marcante é que o Nubank, após ter lançado o novo design do seu cartão, entrou para o livro dos recordes ao fazer o maior unboxing simultâneo do mundo. A instituição reuniu 460 pessoas em um evento em São Paulo e, na ocasião, todas as pessoas abriram ao mesmo tempo a embalagem do novo cartão, rendendo à startup o recorde mundial. De certa forma, isso acabou contribuindo para que a organização ficasse mais conhecido tanto entre os brasileiros como fora do território nacional.

Em maio de 2019, o Nubank anunciou a sua chegada ao México por intermédio de uma nova filial chamada Nu. Aquela foi a primeira vez que a instituição passou a oferecer serviços fora do Brasil. Mas, em junho daquele mesmo ano, a empresa anunciou a abertura de um novo escritório em Buenos Aires, na Argentina. Mas foi apenas em janeiro do ano seguinte que fez sua primeira aquisição com a compra da Plataformatec, uma instituição especializada em engenharia de software e metodologias ágeis.

O Nubank é um banco?

Apesar de o nome ser bem sugestivo e de, por muitas vezes, as pessoas se referirem a empresa como sendo banco, a realidade é um pouco distante desse senso comum. A própria instituição, em seu blog, já deixou isso bem claro. O Nubank não é um banco, e sim uma empresa que usa tecnologia e design para devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira.

No Brasil, uma instituição financeira só pode se tornar um banco quando recebe uma espécie de “aval” do Banco Central, também chamado de carta patente. O Banco Central, também chamado de BC, é uma espécie de órgão regulatório de empresas financeiras. Para que uma instituição possa se tornar um banco, há uma série de pré-requisitos que devem ser preenchidos, e é responsabilidade do BC conferir se determinada empresa está nos eixos.

Caneta tinteiro de madeira encima de uma folha em branco.
No Brasil, qualquer empresa que queira agir como uma instituição bancária precisa passar por uma averiguação de um órgão regulamentador, que é o Banco Central e, a partir disso, receber a carta patente. Porém, como o Nubank não tem essa carta, ele não pode ser considerado um banco.
(Imagem: Bru-nO via Pixabay)

Os principais bancos do Brasil, os tradicionais, também passaram por uma averiguação desse órgão para saber se estavam aptos a trabalhar como banco. Afinal de contas, essa é uma área que lida diretamente com o dinheiro de terceiros, e essa possibilidade não pode ser entregue a qualquer empresa, visto que nem sempre se pode confiar na idoneidade de todo mundo. Além do mais, o BC é um tanto rígido para liberar essa carta patente.

E assim como essa é uma regra imposta para as instituições bancárias tradicionais, o mesmo deveria acontecer para os bancos digitais, e não foi diferente. Atualmente, mesmo as instituições digitais precisam da carta patente do Banco Central para serem consideras banco, e o Nubank não possui essa carta. Então, é completamente verossímil afirmar que o Nubank não é um banco, haja vista que não possui o aval do BC.

Diante dessa perspectiva, algumas pessoas podem afirmar que, sendo o Nubank uma instituição financeira digital, torna-se impossível o recebimento da carta patente pelo Banco Central. No entanto, isso não procede, pois não existe nenhum tipo de impedimento dizendo que contas digitais não podem ser oficialmente um banco. Isso é tão verdade que é possível encontrar organizações financeiras digitais que conseguiram a permissão do BC.

A conta do Nubank é uma conta corrente?

Por lógica, se o Nubank não é uma instituição bancária, não tem como ele oferecer uma conta corrente. Então, respondendo à pergunta de forma direta, não, o Nubank não é uma conta corrente. Mas então, se mesmo oferecendo transferências gratuitas, sem taxas de manutenção e com um rendimento maior que a poupança, que tipo de conta o Nubank se encaixa? A resposta para essa pergunta é mais simples do que se imagina.

Segundo definição do Banco Central, o Nubank se enquadra em uma conta de pagamentos. Esse pode ser um conceito meio novo para você, mas a compreensão é extremamente simples. As contas de pagamentos são capazes de realizar saques, pagamentos de boletos e tributos (para alguns convênios), transferências entre contas da mesma instituição e até transações via cartão de crédito. No entanto, há algumas características que diferenciam de uma conta corrente.

Notebook com um ícone de carrinho de compras, um celular e quatro cartões de crédito encima da mesa.
Uma conta de pagamentos é bastante semelhante a uma conta corrente e, por isso, é bem difícil discernir uma da outra. Mas é importante fixar na sua mente que o Nubank não é uma bancária.
(Imagem: mohamed_hassan via Pixabay)

Em uma conta corrente, por exemplo, o dinheiro não rende quando fica parado. Além do mais, também é comum que as contas correntes cobrem taxas de manutenção e outras tarifas por serviços. Mas há uma característica crítica que diferencia esses dois conceitos, que diz respeito ao dinheiro depositado pelos clientes. O Banco Central limita a utilização desse dinheiro em relação a aportes financeiros.

Em suma, o dinheiro depositado pelos clientes só pode ser usado pela instituição apenas para aplicações em Títulos Públicos Federais, que é considerado o investimento mais seguro. Ou seja, o dinheiro dos clientes não pode ser emprestado para terceiros ou aplicado em investimento de risco, garantindo maior seguridade aos clientes da instituição. Geralmente, esse tipo de investimento dispensa o FGC, mas, mesmo sendo facultativo, o Nubank resolveu adotar.

A NuConta não existe mais?

Um assunto que tem repercutido bastante e sendo razão de constantes desentendimentos é em relação a NuConta. Muitos acreditam que a NuConta foi descontinuada, mas não é exatamente assim que as coisas aconteceram. Na realidade apenas a nomenclatura mudou, e isso aconteceu porque, segundo um levantamento feito pela própria instituição, mais de 70% dos clientes preferiam chamar a NuConta de “Conta do Nubank”.

E foi através desse levantamento que a instituição resolveu alterar o nome. Portanto, é possível afirmar que NuConta, em tese, ainda existe, ela apenas teve seu nome reformulado para “Conta do Nubank”. Como já é costume de a empresa dar voz aos seus clientes, essa mudança se baseou apenas na preferência deles, e isso só mostra que a empresa não se desvencilhou dos princípios que fundaram a instituição.

Homem assinalando uma pesquisa de satisfação.
A própria instituição percebeu que seus clientes preferiam se referir como “conta do Nubank”, e por isso a nomenclatura foi mudada. Afinal, para que complicar aquilo que pode ser simplificado?
(Imagem: mohamed_hassan via Pixabay)

No entanto, é fundamental esclarecer alguns pontos. Apesar de haver essa mudança no nome, a conta do Nubank não muda em absolutamente nada para os clientes. E isso significa dizer que a conta continua sendo livre de tarifas de manutenções abusivas, oferecendo rendimento de 100% do CDI com liquidez diária etc. Ou seja, na prática, só o nome mudou, o restante continua tudo intocável.

Por que as pessoas estão cancelando conta no Nubank?

O Nubank sempre se vendeu como sendo uma instituição bastante transparente e com isenção completa de taxas. Tanto que a organização disponibiliza uma série de serviços gratuitos e ilimitados. Além do mais, através do Nubank, o seu dinheiro começa a render automaticamente após seu dinheiro ter sido transferido, e tudo isso sem nenhum custo a mais.

Diante de todo esse cenário, pode até ser difícil acreditar que as pessoas estejam encerrando a conta no Nubank. Mas, como já falado no início desse artigo, nenhuma empresa é 100% perfeita, principalmente porque cada pessoa tem gostos específicos. Além do mais, há algumas razões que fazem com que algumas pessoas decidam por fechar a conta no Nubank, e pontuaremos alguns desses motivos no próximo tópico. Confira.

Taxa de saque

É verdade que foi falado nesse artigo que o Nubank é uma conta livre de taxas, e inclusive é assim que a instituição se vende para os clientes. Mas, se for analisado com um pouco mais de atenção, na prática, não é bem assim. E isso acontece porque, caso um cliente Nubank queira sacar o seu dinheiro, ele deverá pagar uma tarifa de R$6,50, e esse valor é correspondente por cada saque, e não um valor único a ser pago por mês.

No site do Nubank, essa informação fica bem clara, mesmo porque uma das virtudes da instituição é ser extremamente transparente com os seus clientes. No entanto, sempre tem aquela pessoa desavisada que não presta muita atenção nesses detalhes, e acaba sendo surpreendido quando resolve sacar o seu dinheiro em um dos caixas eletrônicos. Por isso, esse é um dos grandes motivos que fazem com que as pessoas queiram cancelar a conta do Nubank.

Notas de dinheiro e moeda real espalhado sob uma superfície plana.
É verdade que, se comparado com outros bancos tradicionais, essa é uma taxa ínfima. No entanto, é possível encontrar outras instituições financeiras digitais sem esse tipo cobrança, e por isso muita gente quer encerrar a conta do Nubank por esse motivo.
(Imagem: joaogbjunior via Pixabay)

Essa cobrança acontece não por desejo da própria instituição, mas sim porque esses saques devem ser feitos por uma rede externa de caixas, ou seja, uma espécie de contratação de serviços de terceiros, e isso acarreta custos. Esses R$6,50 são, portanto, apenas a soma dos custos que o Nubank paga em cima de cada saque, acrescido de impostos. Então não, a instituição não lucra com essa taxa.

Muito se fala sobre como o Nubank ganha dinheiro, e há alguns que acreditam que uma das formas de se arrecadar renda é através dessa taxa, mas isso é uma inverdade. Na realidade, a própria instituição já deixou claro como que eles conseguem se manter. Mas, em relação a essa taxa, é apenas o valor cobrado do caixa eletrônico, que a instituição repassa para os clientes. Esse valor tem o intuito de cobrir a segurança, transporte do dinheiro etc.

Caixas eletrônicos limitados

Um dos grandes benefícios do Nubank, que inclusive foi um dos principais motivos para que a empresa se tornasse mais conhecida, diz respeito aos serviços gratuitos e ilimitados. Porém, ao analisar uma certa questão com um olhar um pouco mais clínico, é possível encontrar um ponto recheado de limitações, motivo pelo qual muitos clientes resolvem cancelar a conta do Nubank.

É de saber geral que o Nubank é uma espécie de banco digital, ou seja, não possui nenhuma agência física, bem como não há presença de caixas eletrônicos da própria instituição, e isso pode ser considerado um problema para algumas pessoas. É verdade que os clientes dessa organização podem utilizar a rede Banco24Horas para realizar algumas transações, mas esse não é um acesso tão democrático.

Para compreender esse assunto com mais detalhes, vale a pena destacar alguns pontos concernente à matemática. A rede interbancária, apesar de ser uma inovação bastante interessante, possui cerca de 23 mil caixas eletrônicos, os quais estão espalhados em mais de 600 cidades brasileiras. Inicialmente, esses números aparentam ser um tanto satisfatórios, mas é só ter um parâmetro de comparação que essa afirmação vem abaixo.

Caixa eletrônico vermelho
O fato de haver cerca de 23 mil caixas eletrônicos do Banco24Horas é um motivo de orgulho, porém, isso não anula o fato de que, de certa forma, é um número bem abaixo do suficiente.
(Imagem: peltierclem via Pixabay)

Atualmente, o Brasil consta com 5.570 municípios e, levando em consideração que os caixas eletrônicos da rede Banco24Horas estão presente em apenas 600 cidades, nota-se que há uma defasagem gigantesca. Isso quer dizer que, em média, 4.970 cidades brasileiras não possuem nenhum Banco24Horas, o que faz com que muitos clientes do Nubank sejam grandemente prejudicados.

Afinal de contas, muitos dos clientes, se quiserem transferir, pagar, sacar ou emitir um extrato por intermédio de um caixa eletrônico, ficam impossibilitados, uma vez que pode acontecer de não haver nenhuma rede Banco24Horas na localidade. Portanto, é fácil perceber que esse é um motivo crucial para que muitos queiram saber como fechar a conta do Nubank.

Dificuldade para liberar crédito

A grande maioria das pessoas procuram abrir uma conta bancária porque querem usufruir dos benefícios que um cartão de crédito traz. É verdade que o cartão é encarado com vilanismo por muitas pessoas, mas, àqueles que sabem administrar, consideram uma funcionalidade que salva vidas e que é capaz de tirar de muitas emboscadas. No entanto, clientes Nubank podem ter uma certa frustração.

A objeção em liberar crédito não é uma exclusividade da instituição, mas muitos outros bancos digitais também são conhecidos por essa característica. Portanto, quando não se tem o desejo de obter crédito concedido, é normal que se queira fechar a conta do Nubank. Há diversos relatos de clientes que afirmam que o limite liberado pela instituição não condiz com o score ou até com o limite que outros bancos forneceram.

Classificação de qualidade.
Muitos clientes relatam que mesmo possuindo um score relativamente bom, o instituição dificulta bastante a liberação de crédito, e esse pode ser um grande motivo para encerrar conta no Nubank, uma vez que a grande maioria está interessado em obter limite de crédito
(Imagem: mohamed_hassan via Pixabay)

Inclusive, é até comum que, quando a organização libera crédito, oferece um limite ínfimo, que não condiz com o salário mensal e que muitas das vezes não dá para muita coisa. Esse é um motivo de proporcionar bastante indignação, e não é estranho que se queira encerrar a conta do Nubank após uma constatação como essa. Porém, esse não é o único problema em relação a esse assunto.

Além de dificultar na liberação de crédito, o Nubank tem o costume de não facilitar o aumento de crédito dos seus clientes. Isso quer dizer que, se você recebeu um limite inicial de mil reais, por exemplo, é bastante provável que ele perdure por um bom tempo. Mesmo que solicite aumento de crédito, é muito possível que a instituição negue a sua solicitação, o que é um grande motivo para que se queira encerrar a conta do Nubank.

Desconfiança em relação a instituição

Esse é um ponto muito pouco mencionado, mas que é de extrema importância ser falado. Uma grande parcela dos clientes resolve encerrar a conta do Nubank por não depositarem tanta confiança na instituição. É verdade que a organização tem valores bem intrínsecos, principalmente quando se trata de transparência, uma das virtudes capazes de trazer bastante confiabilidade.

No entanto, existe um certo assunto que não há muita clareza e, por isso, acaba gerando um certo desconforto por parte dos clientes. E esse assunto está ligado ao fato de, até os dias atuais, o Nubank não ter conquistado a carta patente do Banco Central e, com isso, ele não pode ser considerado oficialmente um banco digital. Esse é um motivo de bastante contestação, fazendo com que os clientes sintam certa desconfiança e acabem encerrando a conta do Nubank.

Homem pressionando sobre um envelope de carta.
Muito se especula sobre o motivo de o Nubank não ter recebido a carta patente do Banco Central, e isso acaba dando margem para diversas teorias. Alguns dizem que a instituição não tem interesse em se tornar banco, mas como isso nunca foi dito abertamente, cria certa desconfiança.
(Imagem: sik-life via Pixabay)

Afinal de contas, diversas outras contas digitais já se tornaram aptas a receber a carta patente do Banco Central. A exemplo disso, é possível citar o Banco Inter, considerada a primeira conta digital brasileira e que também recebeu o aval do BC. Fora o Inter, diversas outras instituições que surgiram depois do Nubank já conquistaram essa liberação do Banco Central, o que mostra que não é uma coisa incapaz ou super difícil de se conseguir.

Alguns falam que o Nubank simplesmente não tem interesse em se tornar um banco, uma vez que isso poderia ocasionar em mais custos para a organização. No entanto, há os que pensam que alguma coisa na infraestrutura da instituição faz com que o BC não libere o aval. E o pior é que esse não é um assunto esclarecido pela organização digital, criando uma certa desconfiança e fazendo com que muitos clientes procurem como encerrar a conta do Nubank.

Cobranças indevidas

Esse é um tópico que se baseia principalmente nas reclamações feita no site Reclame Aqui, pois não é raro enxergar reclamações cujo teor principal está diretamente relacionado com cobranças indevidas. O Reclame Aqui é um site onde reúne as principais reclamações dos clientes de uma determinada empresa que, nesse caso, é o Nubank. E através dessas reclamações é possível ter um índice dos motivos que fazem com que as pessoas encerrem a conta do Nubank.

Ser cobrado por uma coisa que você não consumiu é um ato que causa bastante desconfiança e inseguridade, uma vez que o cliente acaba achando seus dados foram clonados, por exemplo. Há diversos relatos que o Nubank ocasionou uma série de transtornos justamente por compras desconhecidas. Fora isso, também é possível encontrar algumas descrições que afirmam uma dificuldade com o estorno.

Mulher com uma calculadora na mão olhando para contas matemáticas no macbook.
Alguns relatos ainda afirmam que, ao analisar a fatura do cartão, é possível notar algumas cobranças duplicadas, e esse certamente é um problema que motiva as pessoas a quererem fechar a conta do Nubank.
(Imagem: FirmBee via Pixabay)

Dentre todas as possíveis más experiências que uma pessoa pode ter com sua conta bancária, certamente uma que está no topo da lista é condizente com cobranças indevidas. E isso é fato porque, quando o cliente passa por uma situação como essa, ela começa a se sentir desconfiado e passa a achar que os seus dados não estão mais tão seguro quanto achava. E por isso que esse é um dos fundamentais motivos para que as pessoas procuram cancelar a conta no Nubank.

É verdade que nenhuma empresa ou sistema é perfeito. Portanto, até poderia ser aceitável que esse tipo de situação acontecesse uma vez ou outra, mas esse é ponto crucial da questão. O fato é que há uma reincidência de vezes acima da média, e esse tipo acontecimento faz com que o cliente se sinta exaurido de ter que passar diversas vezes pela mesma coisa. Portanto, com o intuito de findar com essa conjuntura, decide-se por romper o relacionamento com a instituição.

Como encerrar a conta do Nubank?

Desde a sua fundação, o pilar da organização digital sempre foi a desburocratização dos processos. Ou seja, geralmente, tudo no Nubank é feito de uma forma mais ágil e fácil. É assim para abertura de conta, por exemplo, e é de se esperar que o mesmo ocorra quando se pretende fechar a conta do Nubank. Nesse ponto, pelo menos, a instituição não desaponta, porque também é extremamente simples.

No entanto, é possível que pessoas que não tenham tanta afinidade com esse tipo de tecnologia possuam uma certa dificuldade, e é justamente por esse motivo que realizaremos esse passo a passo detalhado. Mas antes de tudo, é fundamental que você tenha baixado e instalado o aplicativo do Nubank. Caso já tenha, verifique se o app está atualizado na última versão disponível.

Feito isso, você deve abrir o aplicativo e, assim que a primeira página for aberta, é só apertar para continuar;

Imagem do aplicativo do Nubank
Se você preferir, através dessa página, você pode mudar o idioma do aplicativo. Atualmente, está disponível apenas em português e em espanhol.

Em seguida, será necessário informar o seu CPF, uma vez que ele é o principal método de identificação no Nubank;

Imagem do aplicativo do Nubank na página de login.
Nessa etapa de login, você deve digitar apenas o número do CPF, sem pontos e traços.

Depois, será necessário informar a senha de acesso do aplicativo;

Imagem do aplicativo do Nubank na parte de login
A senha deve possuir no mínimo oito caracteres, podendo obter números e letras. Caso tenha esquecido, basta apertar em “esqueci minha senha” e cadastrar uma nova.

Assim que tiver acesso ao aplicativo, você deve apertar sob a flecha que fica abaixo do seu nome, situado no topo da tela do seu smartphone;

Aplicativo do Nubank onde é possível cancelar a conta do Nubank
O cancelamento de conta do Nubank é extremamente ágil e, em menos de cinco minutos, o seu procedimento já terá sido efetuado.

Ao apertar, será aberto uma seleção de configurações relacionadas a sua conta. Basta apertar em “Configurar conta”;

Aplicativo do Nubank onde é possível cancelar a conta do Nubank
A proposta do Nubank sempre foi trazer maior autonomia para os seus clientes, e é justamente por isso que o aplicativo é bastante completo.

Em seguida, é só apertar nos dizeres “Cancelar conta”, a última opção disponível;

Aplicativo do Nubank onde é possível cancelar a conta do Nubank
Inclusive, é através desse menu que você consegue realizar outros procedimentos, como migrar o seu salário para o Nubank ou cadastrar o Pix.

Tendo apertado, será mostrado a você algumas informações concernentes ao cancelamento de conta Nubank. Se estiver disposto a dar prosseguimento, é só apertar para confirmar.

Aplicativo do Nubank onde é possível cancelar a conta do Nubank
No entanto, caso você tenha qualquer valor em conta, será lhe mostrado essa mensagem. Basta apertar em “transferir” para poder dar continuidade.

Diferente de outras instituições bancárias que pedem um período de até 30 dias para que o seu pedido seja efetivado, no Nubank, isso não acontece. Assim que você apertar para confirmar a sua solicitação, a sua conta será instantaneamente cancelada, e você receberá um e-mail confirmando o encerramento. No entanto, há um detalhe que você deve se atentar, e é uma questão que nem todos tem conhecimento.

Após o cancelamento da conta, poderá demorar até 90 (noventa) dias para que a conta do Nubank desapareça do registrato bancário, e esse tempo ocorre porque os sistemas podem demorar um pouco para constatar que houve esse encerramento. Porém, caso tenha passado esse tempo e ainda estiver constando na base de dados, você pode realizar uma reclamação através da ouvidoria ou do próprio Banco Central.

Posso cancelar a conta por outro meio?

Como de costume, muitos dos clientes podem se perguntar se é possível realizar esse método por outros meios. Essa é uma dúvida bastante comum e muito pertinente, inclusive. Afinal de contas, diversos outros bancos tanto tradicionais como digitais tem o costume de oferecer mais de um procedimento para cancelarem as suas contas. E para que não sobre nenhuma dúvida, resolvemos falar um pouco mais sobre isso nos próximos tópicos.

Posso cancelar a conta do Nubank pelo internet banking?

A primeiro momento, ao ler esse tópico, muitas pessoas já devem imaginar que a resposta para essa pergunta é “não”. Porém, uma grande maioria acredita que esse não é um meio possível porque o Nubank não possui um internet banking. Mas, na realidade, não é bem assim, pois a instituição possui uma espécie de internet banking, e isso é algo que pouquíssimas pessoas têm conhecimento.

Tanto que essa é uma informação que não é muito divulgado pela própria instituição digital, mas sim, o Nubank é detentor de um internet banking. E sabendo dessa informação, é provável que você se questione se é possível cancelar a conta do Nubank pelo internet banking. Mas, mesmo a organização dispondo de uma tecnologia como essa, infelizmente não é possível realizar esse procedimento por lá.

Internet banking do Nubank
Apesar de o Nubank ter um internet banking, ele é extremamente limitado e, por isso, não é possível cancelar conta através dele.

Na realidade, quem já utilizou esse sistema do Nubank sabe muito bem que se trata de uma ferramenta bastante limitada. Através do internet banking, somente é possível conferir informações referente ao cartão de crédito, como o histórico da fatura e lançamentos futuros. Ou seja, isso significa dizer que caso você tenha o real intuito de fechar a conta no Nubank, é estritamente necessário que você faça pelo aplicativo.

No entanto, o motivo pelo qual o internet banking do Nubank ser bastante limitado, tem uma razão. Um dos princípios da instituição é devolver a autonomia financeira dos clientes para a palma das mãos. Contudo, isso não seria possível se todos os controles fossem realizados por um sistema pelo computador. Isso quer dizer que para melhor gerenciar a sua conta e informações, é fundamental utilizar apenas o aplicativo.

Pode ser que eventualmente a empresa procure melhorar o sistema de internet banking, mas até então nenhum pronunciamento foi feito. Mas como é costume de o Nubank dar ouvido as solicitações dos clientes, caso esse mostre ser um apelo feito pelos seus usuários, pode ser que a instituição passe a considerar essa possibilidade.

Posso cancelar a conta do Nubank pelo telefone?

Outra dúvida que também consome muitos dos clientes é em relação a possibilidade de encerrar a conta do Nubank pelo telefone, por intermédio de um canal de atendimento ou número telefônico. Muitas dessas dúvidas surgem pelo costume de diversas instituições bancárias oferecerem mais de uma forma de encerrar a conta. Porém, essa característica não é replicada pelo Nubank.

Homem segurando um celular com uma mão com um latinha de refrigerante na frente.
É costume que se pense que é possível realizar esse tipo de serviço por telefone. Porém, no Nubank, isso não acontece, pois tudo deve ser feito direto pelo aplicativo.
(Imagem: wilkernet via Pixabay)

É verdade que o Nubank possui um canal de atendimento telefônico um tanto reduzido, mas isso não impediria de que fosse possível encerrar a conta por intermédio desse canal. No entanto, como já falado, o intuito da organização digital é de justamente devolver a autonomia aos clientes sem maiores complexidades. Então, por esse e outros motivos que não é possível cancelar a conta do Nubank por intermédio de um número telefônico.

Posso cancelar a conta do Nubank pelo chat?

Dentre todos os canais de atendimento do Nubank, certamente um dos que mais recebem elogios diz respeito ao chat, que está disponibilizado apenas para o aplicativo celular. E justamente por só poder ser acessado pelo smartphone que muitas pessoas acreditam que esse é um meio possível para fechar a conta do Nubank. No entanto, trata-se também de uma inverdade.

Apesar de essa ferramenta estar disponível apenas no aparelho celular, também não é possível fechar a conta do Nubank pelo chat. Você até pode tentar chamar um atendente no chat e indagá-lo sobre o seu intuito, mas ao fazer isso, ele apenas irá lhe informar os passos necessários para dar prosseguimento a sua solicitação. Ou seja, ele apenas irá detalhar os procedimentos que foram relatados alguns tópicos acima.

Mulher segurando um celular com uma capinha vermelha.
Caso você entre em contato com a empresa através do chat e informe o seu desejo de fechar a conta do Nubank, o atendente apenas irá lhe dar o passo a passo para realizar esse procedimento pelo aplicativo.
(Imagem: mristenpart via Pixabay)

Além do mais, como só é possível utilizar o chat pelo smartphone e não pelo internet banking, por exemplo, não faria muito sentido disponibilizar o cancelamento pelo chat. Afinal de contas, como já seria necessário abrir o aplicativo para contatar o chat, é muito mais simples seguir o passo a passo convencional, já que ele é muito mais rápido do que aguardar até que um atendente entre na sua conversa.

Diante de todos esses tópicos, é possível perceber que somente se pode fechar a conta do Nubank pelo aplicativo, e não por intermédio de um número telefônico, internet banking, pelo chat ou até mesmo pelo e-mail. Então, caso você esteja realmente decidido a dar prosseguimento para a sua demanda, saiba que somente é possível caso você tenha o aplicativo instalado no seu aparelho.

Quais cuidados são preciso tomar ao cancelar a conta do Nubank?

Assim como é necessário cuidar da sua conta enquanto ela está ativa, como preservar pelas suas responsabilidades financeiras etc., também há alguns cuidados que você tomar caso queira encerrar a conta do Nubank. E esses cuidados devem ser tratados com extrema importância, pois eles podem evitar de que haja alguma interferência na sua solicitação, por exemplo

Dentre alguns desses cuidados, o primeiro deles diz respeito ao comprovante de encerramento. Ele é importante porque é somente ele que pode comprovar de que foi feito uma solicitação para romper o relacionamento com a instituição. Supõe-se que passou um determinado período de tempo e você constatou que a sua conta não foi encerrada, qual o primeiro procedimento a se tomar?

Numa situação como essa, deve-se entrar em contato com a instituição. Mas, é possível que a empresa afirme que não houve nenhuma solicitação desse tipo, e caso você não possua esse comprovante, será necessário refazer todo o procedimento do cancelamento de conta, o que é um grande transtorno. E para evitar esse dissabor, é só solicitar a própria empresa para que forneça esse documento, pois é um direito seu.

Calendário com números preto e azul.
Caso aconteça algum problema no sistema e você não tenha a sua conta encerrada, só será possível provar que havia um pedido de cancelamento aberto se você tiver o comprovante. Então, não deixe de pedir esse papel.
(Imagem: vkaresz72 via Pixabay)

É verdade que falamos que o cancelamento da conta do Nubank é instantâneo, ou seja, assim que apertar para encerrar, isso será feito automaticamente. No entanto, exceções podem acontecer, afinal, nenhum sistema é perfeito. Caso isso aconteça com você, o recomendado é que você chame algum atendente no chat, explique a situação e o indague sobre o documento que comprove que foi feito um pedido de encerramento.

É possível que nem sempre seja necessário esse documento, pois o atendente pode consumar o seu desejo de fechar a conta no mesmo instante. Mas, como já falamos, problemas podem acontecer. Então, se o atendente não conseguir realizar o procedimento na hora, não deixe de solicitar o documento que comprove a sua solicitação, uma vez que isso poderá lhe precaver de problemas futuros.

Fora isso, a empresa também tem o dever de, ao longo do processo, informar-lhe sobre a data efetiva de cancelamento. Outra coisa que a instituição também tem que fornecer diz respeito as cobranças que devem ser quitadas caso tenha qualquer pendência. E, para evitar que a sua solicitação seja interrompida, é estritamente necessário que o saldo da sua conta seja igual a zero.

Perguntas frequentes sobre o cancelamento de conta do Nubank

Encerrar uma conta bancária pode ser uma tarefa bastante dificultosa para alguns, e isso ocorre por acharem ser um procedimento bastante complexo. É verdade que o Nubank sempre procurou facilitar os seus processos, por mais que o Brasil seja conhecido por ser um país altamente burocrático. Porém, com intuito de amenizar ainda mais essas questões, resolvemos elencar algumas outras coisas que é útil saber ao cancelar a conta do Nubank.

Segundo o Banco Central, há um procedimento padrão que deve ser seguido para que a sua conta possa ser fechada sem maiores complicações. Há algumas questões que, caso não sejam devidamente respeitadas, podem implicar em uma possível interferência na sua solicitação. Fora isso, alguns clientes postergam o cancelamento de conta do Nubank por acharem que estão em algum desacordo. Para sanar todas as dúvidas, é só conferir os tópicos abaixo.

Quando é possível cancelar a conta do Nubank?

Dentre todas as dúvidas por parte dos clientes, certamente essa é uma das mais frequentes, e há um motivo para que isso aconteça. Muitos já sabem que as instituições tradicionais não estipulam nenhum prazo limite para que o correntista solicite o desligamento com o banco. No entanto, como o Nubank não é considerado um, alguns acabam achando que as mesmas regras não se aplicam à instituição digital.

Porém, uma coisa que é preciso estar fixado na sua mente é que, ainda que o Nubank não tenha recebido a carta patente do Banco Central, ele precisa seguir algumas regras estabelecidas pelo órgão regulatório. Isso quer dizer que o Nubank segue as normas e cláusulas do BC, incluindo a regra que permite que o cliente possa cancelar a conta do Nubank a qualquer momento.

Ampulheta com terra verde dentro
Assim como nos outros bancos tradicionais, você pode encerrar a conta do Nubank a qualquer momento. Quanto a isso, não há restrição, pois ainda que você tenha aberto a conta agora, e queira fechá-la daqui poucas horas, é possível.
(Imagem: moritz320 via Pixabay)

Algumas pessoas acreditam erroneamente que é preciso utilizar a conta por um determinado período de dias antes de efetuar o encerramento. A realidade é que o cliente tem total direito e autonomia de solicitar o fechamento da conta a qualquer momento. Portanto, ainda que não seja muito comum, você pode abrir a conta hoje e, caso queira, solicitar o cancelamento no dia posterior, por exemplo. Trata-se do seu direito, e ele deve ser respeitado.

Posso cancelar a conta tendo empréstimo a pagar?

Essa é uma dúvida bastante pertinente e que é rodeada de falta de esclarecimentos. A princípio, muitos podem pensar que não é possível cancelar a conta tendo empréstimo a pagar, uma vez que nenhuma instituição aceita encerrar uma conta quando o cliente ainda está devendo para a empresa. Esse é um pensamento que faz total sentido, porém, quando o empréstimo é muito longo, alguns bancos possibilitam a migração da dívida.

Nesses casos, pessoas que querem encerrar a conta de uma vez, podem entrar em contato com a instituição e mostrar essa possibilidade. Ainda que não seja uma garantia, é possível tentar. No entanto, no Nubank, as coisas podem ser um pouquinho diferentes. E isso ocorre porque no próprio blog da organização digital está descrito que é fundamental concluir os pagamentos anterior a solicitar o encerramento da conta Nubank.

Canetas e grampeador encima de boletos de pagamento.
Em outras instituições, é até possível tentar um acordo onde o correntista paga a dívida via boleto por intermédio de outro banco. Porém, no Nubank, é quase improvável de isso acontecer.
(Imagem: cloudhoreca via Pixabay)

Então, de certa forma, essa afirmação excluí a possibilidade de entrar em contato com a instituição para tentar resolver essa questão. É verdade que nada o impede de ser insistente e tentar algum acordo, mas as chances de isso acontecer são bem improváveis. No entanto, é bom ressaltar que é possível antecipar as parcelas do empréstimo e quitar os pagamentos quando quiser.

O Nubank encerra contas inativas?

O motivo para que as contas bancárias sejam canceladas por inatividade é por prezar pelo bem estar financeiro do cliente, e inclusive é uma obrigação dada pelo Banco Central. As contas tradicionais geralmente contêm taxas de manutenção, anuidade, mensalidade e outros serviços que geram encargos financeiros. E todos esses gastos devem ser pagos religiosamente todos os meses.

No entanto, quando o correntista deixa de usar a sua conta, isso pode acabar acumulando as dívidas, uma vez que o cliente para de pagar mensalmente as taxas. A longo prazo, essa inadimplência gera resultados negativos na vida financeira de um correntista, podendo até fazer com que o nome fique negativado. Portanto, para evitar que os estragos sejam maiores, o BC obriga que o banco encerre a conta por inatividade.

Relógio com ponteiro.
Muitos pensam que pelo fato de o Nubank não ser exatamente um banco, ele não se enquadra em muitas das regras impostas pelo BC. No entanto, não é bem assim.
(Imagem: Free-Photos via Pixabay)

Ao ler essa justificativa, você pode pensar que essa regra não se aplica ao Nubank, haja vista que a instituição não cobra nenhuma taxa seja de mensalidade, manutenção de conta e outros encargos. Porém, mesmo a organização financeira não se enquadrando tanto nesses motivos, a instituição é obrigada a seguir essa cláusula do BC. Sendo assim, é factível afirmar que o Nubank encerra as contas que estão inativas.

Mas, para que isso ocorra, é preciso deixar de usar a conta por um período de 12 (doze) meses. Contudo, mesmo isso sendo possível, não é recomendável que você opte por essa alternativa, uma vez que isso ficará no seu histórico bancário, e pode não ser visto com bons olhos por outras instituições. Além do mais, encerrar a conta do Nubank é extremamente simples e rápido, então dê preferência por essa opção.

Como cancelar o cartão do Nubank?

É possível que você ache que a conta da instituição ofereça bastante benefício e, nesse caso, tenha apenas o desejo de cancelar o cartão do Nubank. Se essa é a sua situação, saiba que é perfeitamente possível, pois a conta da instituição não está diretamente ligada a obrigação de se ter um cartão. E do mesmo jeito que você pode cancelar a conta pelo aplicativo, o mesmo ocorre com o cartão, mas com algumas diferenças.

Apesar de ser muito mais simples cancelar o cartão através de uma configuração do próprio aplicativo, assim como é para encerrar a conta, não é bem assim que ocorre. Caso você queira cancelar o cartão do Nubank, você só consegue realizar esse procedimento por intermédio do chat. Então, por mais que você procure no aplicativo essa função, você não irá encontrar, pois é somente pelo chat.

E para contactar a equipe de atendimento pelo chat do aplicativo é bem simples. Assim que estiver logado no app, aperte na seta abaixo do seu nome, situado no topo do seu smartphone;

Imagem da página inicial do Nubank
Diferente do cancelamento de conta do Nubank, cancelar o cartão pode demorar um pouquinho mais, mas nada que o faça esperar um período muito elevado.

Feito isso, é só apertar nos dizeres “Me ajuda”, a primeira opção que irá aparecer;

Imagem do aplicativo do Nubank onde é possível cancelar o cartão do Nubank
Algumas pessoas acham que para cancelar o cartão do Nubank é preciso ir na aba “Configurar cartão”, mas não é bem assim que funciona. Nessa aba você só conseguirá configurar vencimento, ajustar limite etc., mas não conseguirá cancelar o cartão.

Ao apertar, você será jogado para uma página onde haverá alguns artigos sugeridos para você. Toque, em “chat”, situado no final da página, ao lado direito;

Imagem do aplicativo do Nubank onde é possível cancelar o cartão do Nubank
Inclusive, se na caixa de pesquisa você escrever “cancelar cartão”, o aplicativo irá mostrar um artigo cujas informações serão a mesma que você encontrará nesse passo a passo.

Assim que tiver feito isso, será aberto uma conversa com um atendente. Basta digitar a sua mensagem, ou seja, escreva “Cancelar cartão”. Se preferir, você pode especificar o cartão que desejar cancelar, ou seja, se é o de débito ou crédito.

Chat do Nubank onde é possível cancelar o cartão Nubank.
Se quiser, você também pode escrever “cancelar cartão de débito”, por exemplo.

Depois que enviar essa mensagem, eventualmente um atendente irá entrar na sua conversa para dar prosseguimento a sua solicitação. Quando isso acontecer, basta seguir os procedimentos explicados pelo atendente para que sua demanda seja devidamente acatada. Inclusive, caso você tenha qualquer dúvida a respeito do encerramento do cartão do Nubank, você pode fazer ao especialista que está lhe atendendo.

No entanto, uma das perguntas que provavelmente pode lhe aparecer e que já iremos adiantar é em relação a possíveis débitos futuros do cartão de crédito. Muitas pessoas se questionam se é possível cancelar o cartão do Nubank tendo faturas a receber, e sim, isso é possível. E isso acontece porque a sua conta na instituição não estará fechada, o que permitirá que a cobrança continue caindo e que você realize o pagamento.

Posso cancelar o cartão do Nubank por outro meio?

O método que foi citado anteriormente é o meio mais fácil para se cancelar o cartão do Nubank, porém, essa não é a única alternativa. A instituição ainda dispõe de outras duas opções, que é através do e-mail ou de um número telefônico. No entanto, é fácil perceber que não são meios tão mais cômodos quanto o pelo chat, mais fica a critério de cada um escolher o que mais tem afinidade. Se quiser cancelar o seu cartão pelo telefone, você deve ligar para o seguinte número:

  • 0800 608 6236 – Todas as localidades.

Vale ressaltar que diferente do que você possa pensar, não é preciso escolher nenhuma opção, pois eventualmente você será redirecionado para algum atendente, basta aguardar na linha. Mas você deve ter em mãos o número do seu CPF bem como o cartão que deseja encerrar. Outra coisa que você deve saber é que o horário de atendimento desse canal é 24h por dia e 7 dias por semana.

Telefone antigo na cor preta
Você consegue cancelar o cartão do Nubank através de um número de telefone, e o mais legal é que esse canal de atendimento está disponível 24h por dia e todos os dias da semana.
(Imagem: Ri_Ya via Pixabay)

Agora, se preferir resolver o cancelamento do seu cartão através do e-mail, saiba que também é possível. Para isso, basta enviar sua mensagem para o seguinte endereço eletrônico:

Para facilitar o trabalho, prefira já enviar algumas informações, como o seu CPF e os últimos números do seu cartão, pois isso irá poupar bastante tempo. Fora isso, é bom ressaltar que pode demorar um tempo para que a empresa responda por esse canal, mas, se preferir, é uma possibilidade que não pode deixar de ser citada.

O que preciso saber após encerrar o cartão Nubank?

Além das informações que já foram passadas, há alguns outros detalhes que você deve estar ciente antes de solicitar o cancelamento do seu cartão Nubank. Como você sabe, a primeira vez que você solicita um cartão de crédito da instituição, é necessário passar por uma análise de crédito, a qual irá averiguar se é possível liberar limite para você e, se sim, essa verificação se encarregará de oferecer o limite adequado.

Em suma, isso quer dizer que se você decidir solicitar um outro cartão de crédito, você terá que passar por uma nova análise para conferir qual é o limite adequado para o seu perfil. Alguns pensam que pelo fato de já terem conseguido crédito uma vez, isso acontecerá de novo. No entanto, vale ressaltar que não há nenhuma garantia da liberação de crédito, mesmo que você já tenha tido anteriormente. Tudo dependerá dessa nova avaliação.

Cartão de crédito dourado Mastercard encima de um cartão de crédito dourado Visa.
Lembre-se de que não há nenhuma garantia de na próxima análise de crédito você receber o mesmo limite. Portanto, antes de cancelar o seu cartão, esteja ciente dessas circunstâncias.
(Image: stevepb via Pixabay)

Até porque pode acontecer de no meio tempo em que estava sem o cartão do Nubank, você ficar inadimplente em alguma instituição, por exemplo. Nesse caso, como constará uma restrição no seu nome, pode acontecer de o Nubank negar a liberação de crédito para você. Portanto, lembre-se que o fato de já ter tido limite da instituição não garante que o mesmo ocorrerá futuramente.

Outra coisa que você deve ter noção é que, ainda que o Nubank libere crédito para você, nada garante que o limite será o mesmo que o anterior. Pode acontecer de a instituição oferecer um limite maior ou, em caso de você ter cuidado do seu nome nos birôs de crédito, também pode haver a possibilidade do limite ser significativamente maior.

Posso cancelar o cartão e continuar usando a conta do Nubank?

Uma outra dúvida bastante pertinente e que muitas pessoas tem é se é possível encerrar o cartão do Nubank, mas continuar utilizando a conta. A verdade é que isso é completamente possível. Muitas instituições atrelam a conta ao cartão de crédito e, diante disso, ao encerrar o cartão, automaticamente a conta é encerrada, mas felizmente isso não acontece no Nubank.

Imagem do chat do Nubank.
Como você pode perceber, é possível manter a conta do Nubank mesmo tendo cancelado o seu cartão de crédito, débito ou ambos, uma vez que se trata de produtos diferentes.

Portanto, caso você queira cancelar o seu cartão Nubank, seja ele a função crédito, débito ou ambos, e ainda assim quiser continuar usufruindo da sua conta, é perfeitamente possível. Inclusive, caso você tenha faturas a receber, poderá encerrar seu cartão mesmo assim, uma vez que você continuará tendo acesso as suas faturas por intermédio da conta do Nubank.

Como cancelar o Nubank Rewards?

Se você aderiu ao sistema de recompensas do Nubank, mas, por qualquer motivo quer encerrar o Nubank Rewards, saiba que também é perfeitamente possível e, assim como os outros cancelamentos, ele também é super simples, e você faz pelo próprio aplicativo. Mas, diferente do cartão, você não precisa entrar em contato pelo chat ou utilizar um número telefônico.

Na verdade, tudo o que você deve fazer é, após abrir o aplicativo, apertar sobre o seu nome, ir em “Configurar Rewards”. Feito isso, basta apertar sobre “cancelar assinatura”. No entanto, antes desse procedimento for concluído, você deve informar o motivo pelo qual decidiu optar pelo encerramento desse sistema. Além do mais, como você irá cancelar, é recomendado é utilizar os pontos acumulados no Rewards.

Inclusive, uma coisa que vale a pena destacar é que caso você queira cancelar o cartão do Nubank, é imprescindível que você realize o encerre esse programa de pontos, uma vez que ele é diretamente relacionado com o cartão de crédito. Alguns acham que ao encerrar o cartão, automaticamente o Rewards será cancelado, mas não é assim que acontece.