Está com dúvidas de como abrir conta digital grátis? Então confira esse artigo!

Com a constante aparição dos bancos digitais no mercado financeiro, é normal que algumas pessoas passem a cogitar a possibilidade de abrir uma conta em uma dessas empresas. No entanto, por não estarem acostumados com essa novidade, é comum ter algumas dúvidas em relação a como se abre uma conta digital. Porém, com intuito de esclarecer qualquer eventual questionamento, resolvemos elaborar esse artigo.

Mulher de unhas pintadas segurando um iPhone e mexendo no notebook.
Ainda que as contas digitais estejam mais presente na vida das pessoas, alguns ainda tem certos receios e dúvidas e, por isso, acabam evitando de abrir conta. Porém, com esse post, iremos remover quaisquer questionamentos acerca desse assunto.

A sociedade e o mercado empresarial busca, a todos os custos, se adequar às demandas e necessidades da população atual. Por isso, diversos novos métodos disruptivos são constantemente anunciados ao grande público, e um que tem chamado bastante a atenção são os os bancos que oferecem conta digital grátis. Mas você sabe como abrir uma conta desse tipo e como ela verdadeiramente funciona? Confira tudo nesse artigo.

O que é uma conta digital grátis?

Primeiro de tudo, é essencial compreender a essência desse novo mercado. Há alguns anos, todo o poder bancário era, de certa forma, restrito aos 5 maiores bancos tradicionais brasileiros, que são: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú. Como essas instituições eram as que mais detinham poder, as “regras” estavam sob o domínio de tais empresas.

De certa forma, isso queria dizer que a população tinha de aceitar tudo aquilo que era imposto por esses bancos, uma vez que não havia uma empresa com propostas diferentes. Tanto que a grande parte dos indivíduos passou a se acostumar com as taxas abusivas cobradas pelo banco, uma vez que essa característica estava presente em todas as instituições desse segmento.

Contudo, alguns empreendedores notaram a possibilidade de criar uma instituição bancária que se desvencilhasse desses costumes e, aliado com a internet, essa ideia se tornou possível. Em suma, isso quer dizer que uma conta digital grátis é toda aquela que se distancia dos padrões obsoletos adotados por diversas instituições bancárias mais tradicionais.

Há algumas características que facilitam na identificação de uma conta digital grátis. Além de obviamente serem gratuitas, uma conta digital é toda aquela que possibilita que todos os assuntos possam ser resolvidos por intermédio de um aplicativo para celular ou via telefone. Quaisquer outras contas que não sigam esses parâmetros não podem são chamadas de conta digital gratuita.

Bancos tradicionais tem conta digital gratuita?

Dentro do assunto de conta digital gratuita, há alguns desentendimentos que precisam ser esclarecidos. Muitas pessoas confundem o aplicativo dos bancos tradicionais como sendo uma conta digital gratuita, mas a verdade não é exatamente essa. Para compreender melhor esse assunto, é interessante analisar alguns fatos. O Santander possui um aplicativo para celular e, em partes, ele pode ser considerado digital.

Porém, como falado mais acima, uma conta digital é aquela em que todos os serviços podem ser resolvidos através do aplicativo ou via telefone, e isso não ocorre com o app Santander. Por exemplo, caso você tenha problema com o seu cartão, pode ser necessário se deslocar até uma agência e conversar com algum atendente. Ou, caso queira solicitar empréstimo, novamente a necessidade de se deslocar da sua residência aparece.

Homem segurando um iPhone
É verdade que as grandes instituições bancárias possuem aplicativos para facilitar algumas transações. Porém, eventualmente, o cliente deverá se deslocar até uma agência física e, por isso, elas não se enquadram como sendo “conta digital”, haja vista que nem tudo pode ser resolvido pelo app.

Portanto, os bancos tradicionais que possuem um aplicativo não podem ser considerados uma “conta digital”, haja vista que eventualmente é necessário se locomover até uma agência. Ademais, eles também não podem ser chamados de “conta gratuita”, já que, como é de conhecimento da grande maioria, é comum que essas instituições cobrem anuidade, mensalidade, taxa de manutenção e cesta de serviços.

Agora, um assunto que também é pertinente ao assunto é que existe alguns bancos que resolveram lançar os seus próprios bancos digitais. A exemplo, pode-se citar o Next, que é subsidiário do Bradesco. Isso quer dizer que nada impede de que os bancos tradicionais se adequem a essa nova exigência por parte do mercado e da sociedade, mas fica a critério de cada instituição escolher o que deseja fazer.

E sabendo que a grande parte da população, em especial os jovens, estão preferindo abrir uma conta digital gratuita, é de se esperar que a tendência seja de que os bancos tradicionais lancem suas próprias contas digitais. E para que você conheça algumas das opções do mercado financeiro, resolvemos elencar algumas das principais contas digitais gratuitas e como abrir conta em cada uma delas. O resultado você confere abaixo.

Conta digital Nubank

Ao pesquisar sobre esse assunto, uma das opções que a grande maioria cita é o Nubank, e não é para menos. Atualmente, a fintech consta com pouco mais de 20 milhões de clientes em todo Brasil. E isso quer dizer que, se há tanto cliente, é sinal de que se trata de uma conta digital bastante interessante. Ademais, também vale ressaltar que o Nubank também está presentes em outros países da América Latina.

E tamanho reconhecimento e aceitação certamente iriam fazer com que ele se tornasse a primeira opção de muitas pessoas, em especial dos jovens. O fato é que a conta do Nubank é bastante simples e intuitiva de se utilizar, se tornando um diferencial circunstancial. Dentre dos benefícios dessa conta digital, pode-se citar a extrema transparência entre empresa-funcionário, serviços completamente gratuitos, rendimento maior que a poupança, isenção de depósito para ativação de conta etc.

Homem de jaqueta de ouro e aliança depositando dinheiro no caixa eletrônico.
Algumas contas, digitais ou não, para serem efetivamente abertas, necessitam que o cliente deposite um valor na conta. No entanto, no Nubank, isso não acontece. Ademais, a fintech consta com diversos outros benefícios.

No entanto, a vantagem que mais chama atenção dos futuros clientes é o exímio atendimento que a instituição propõe. Afinal de contas, por se tratar de uma conta digital, é fundamental que os atendentes sejam preparados, e felizmente isso acontece com o Nubank. Além de tudo, a fintech facilita bastante na hora de abrir conta, já que tudo é feito pelo site ou aplicativo.

Para isso, é só ir até o site do Nubank a ir até a seleção para abrir conta. É bom salientar que a instituição também oferece um cartão de crédito, mas caso você não esteja interessado em adquirir, é totalmente possível aproveitar os benefícios da conta sem o cartão magnético. Porém, é bom informar que mesmo o cartão de crédito é gratuito, livre de taxa de mensalidade, anuidade ou qualquer outra coisa do gênero.

Conta digital C6 Bank

A conta do C6 Bank também é muito procurada por pessoas que querem aderir a uma conta digital, e os motivos também são bem nítidos. Em relação a quantidade de clientes, C6 Bank é inferior ao Nubank, no entanto, isso não quer dizer que não seja uma conta que valha a pena, mas muito pelo contrário. Assim como todas as contas desse tipo, não é necessário pagar nada para abrir tampouco algum depósito para efetivação da conta.

Todos os serviços dessa instituição também são gratuitas, como saque, depósito, transferência e também é livre de anuidade e mensalidade. O C6 Bank também consta com um cartão de crédito (totalmente livre de taxas), mas caso o cliente opte por obter apenas a conta digital, não haverá nenhum impedimento. O mais interessante acerca dessa instituição financeira está relacionada com as suas grandes inovações.

Além dos benefícios que uma conta digital proporciona, o C6 Bank detém diversos outros benefícios, como o C6 Taggy, personalização dos cartões e programa de pontos para todos os clientes. Isso quer dizer que todo cliente do C6 automaticamente é inserido no Programa Átomos, onde o valor das compras é revertido em pontos, os quais, posteriormente, podem ser trocados por produtos em lojas.

Site do banco digital C6 Bank na página do C6 Taggy.
Para poder ter relevância dentro do mercado financeiro, é preciso elaborar alguns diferenciais. E o C6 Taggy é uma grande vantagem que certamente faz com que algumas pessoas optem pela instituição.

O C6 Taggy é designado para que os motoristas não precisem parar em pedágios, pois através de um adesivo, ondas são emitidas para cancela, que cobra o valor automaticamente da sua conta. É extremamente prático e simples de usar, e a aquisição é gratuita e não há nenhuma taxa mensal para se arcar. Vale destacar que ele é aceito em praças de pedágio de rodovias de todo o Brasil.

Outro diferencial da instituição é pelo fato de oferecer uma personalização gratuita para todos aqueles que querem obter o cartão da instituição. Isso significa dizer que você pode escolher a cor do seu cartão e até decidir qual será o nome impresso no seu cartão. É uma ideia bastante interessante e que faz com que o seu cartão magnético expresse um pouco da sua personalidade. Por esse e por vários outros motivos que muitos procuram saber como abrir conta no C6 Bank.

E assim como no tópico anterior, é muito fácil de abrir conta, pois você consegue fazer isso por intermédio do aplicativo, que está disponível tanto para Android quanto iOS. Feito a instalação, é só seguir todo o passo a passo descrito no app.

Conta digital Agibank

O Agibank é uma outra instituição que tem os seus diferenciais e, portanto, é interessante analisar o seu funcionamento. Primeiramente, é interessante destacar que diferente de outras contas digitais, o Agibank possui alguns pontos de atendimento. De certa forma, isso pode lhe gerar algumas dúvidas, bem como achar que o Agibank não é bem uma conta digital, e isso até faz sentido.

Porém, ainda que o Agibank tenha pontos de atendimento físico, tudo pode ser resolvido através do aplicativo. A instituição apenas optou por ter esses pontos pois há alguns clientes que preferem resolver alguns assuntos presencialmente com um atendente, bem como empréstimo ou consórcio. No entanto, nada impede o cliente de resolver os mesmos assunto por telefone.

Homem vestido de social segurando um celular na mão.
Ainda que o Agibnak tenha pontos de atendimento físico, todos os problemas da conta podem ser resolvidos pelo app, sem a necessidade de sair da sua casa. E isso é um bom diferencial, pois sempre têm pessoas que gostam de resolver determinados assuntos presencialmente.

É importante frisar que todos os serviços oferecidos presencialmente também podem ser resolvidos digitalmente sem maiores complicações, e não será exigido que o cliente eventualmente tenha de se deslocar até um desses pontos. No entanto, há algumas informações que você precisa saber antes de abrir conta nessa instituição, pois ela é um tanto limitada em alguns aspectos.

O Agibank oferece apenas 4 saques gratuitos por mês, 4 boletos mensais e apenas um ano de isenção na anuidade no cartão quando solicitado via app. Porém, caso queira manter a isenção de anuidade, o cliente deve portar o salário para a instituição. Ademais, vale destacar que o cliente pode abrir conta tanto por intermédio de um dos pontos de atendimento quanto pelo site Agibank ou app.

Conta digital Next

O banco Next é uma ótima opção de bancos digitais, porém, como a lista é grande, é essencial ter alguns diferenciais para que chame a atenção do público. E o fato é que essa instituição possui algumas individualidades que fazem com que muitos prefiram essa conta. E a principal característica é porque o Next é um subsidiário do Bradesco, um dos principais bancos do Brasil.

Em suma, isso quer dizer que a infraestrutura de ambos os bancos é compartilhada e, dessa forma, faz com que os clientes Next possam aproveitar de alguns benefícios do grande banco. A exemplo, pode-se citar a possibilidade de utilização dos caixas eletrônicos do Bradesco para sacar ou depositar dinheiro, o que é uma grande vantagem. Afinal de contas, em algumas cidades, não há presença da rede de caixas eletrônicos do Banco24Horas.

Caixa eletrônico vermelho.
Se você mora em cidade pequena, o Next é uma ótima opção, uma vez que ele compartilha algumas infraestruturas do Bradesco, o qual está presente em todas as regiões brasileiras.

Isso significa dizer que a conta digital Next é ótimo para clientes que vivem em cidades mais afastadas, visto que o Bradesco está presente em todas as cidades brasileiras. Bem como as instituições citadas anteriormente, o Next é completamente gratuito e livre de qualquer taxa, e também possui um cartão de crédito para aqueles que desejarem obter, o qual é livre de anuidade.

É verdade que anteriormente as coisas eram um tanto diferente, uma vez que o Next adotava o sistema de cestas de serviços, onde era necessário arcar com alguns custos. Mas, devido as reformulações, isso faz parte do passado. Ademais, para se tornar cliente, é só acessar o site do Next ou baixar o aplicativo para celular, disponível tanto para Android quanto para iOS.

Conta digital Sofisa Direto

O Banco Sofisa Direto tem uma proposta um pouco diferente, uma vez que ele é mais direcionado para um público investidor. No entanto, isso não quer dizer que ele não atende as expectativas ou necessidades de um usuário comum. Por ser uma conta digital, você consegue resolver tudo pelo aplicativo ou depositar via boleto ou TED sem pagar a mais por isso.

Inclusive, vale destacar que no Sofisa o seu dinheiro vende mais que a poupança, uma vez que ele rende 110% do CDI. Porém, para aqueles que resolverem cadastrar uma chave pix na instituição, o rendimento passa a ser de 112%. Como já dito, ele tem uma proposta diferente, e se você tem um perfil de investidor, certamente irá gostar da instituição, já que ela possui opções bastante voltada para esse nicho.

As opções de investimentos são de CDB pós-fixado, CDB prefixado, CDB liquidez diária, Fundos de Investimento, LCI/LCA para que você consiga diversificar e maximizar a rentabilidade. Ademais, o Sofisa também oferece saque especial, que é um limite de crédito pré-aprovado vinculado aos seus investimentos em Renda Fixa. E para abrir essa conta, basta acessar o site do banco Sofisa e seguir as instruções.