Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas!

Bancos Físicos > Banco Bradesco > Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas!

Eventuais problemas podem acontecer com a sua conta bancária, e isso pode levá-lo a decidir encerrar a conta no Bradesco. Se você está passando por uma situação como essa, recomendamos que você confira esse post até o final, pois o banco tem algumas especificidades que podem dificultar a sua solicitação. No entanto, se esse é o seu real intuito, saiba que se trata de um direito seu e que deve ser respeitado pela instituição, mas há algumas obrigações impostas pelo Bradesco e que você deve estar ciente. Nesse post, iremos abordar detalhadamente esse assunto. Confira!

É humanamente impossível agradar todas as pessoas, afinal, cada uma delas tem conceitos e aspirações diferentes. Dessa forma, é normal que algumas pessoas queiram cancelar a conta no Bradesco por se sentirem insatisfeitos com atendimento ou serviços. E, se você está passando por essa situação, mas está com certa dificuldade para encerrar a sua conta, basta conferir esse guia completo para remover todas as suas dúvidas.

Homem-assinando-pesquisa-de-satisfação-1024x685 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
Há vários motivos que podem fazer você querer cancelar conta no Bradesco, desde insatisfação em relação aos serviços como outros motivos pessoais. Independente das circunstâncias, seu desejo deve ser respeitado.
(Imagem: mohamed_hassan via Pixabay)

Há diversas razões que podem fazer você querer encerrar a conta no Bradesco, podendo ser desde motivos pessoais a insatisfações referente aos serviços ofertados. Porém, é bom deixar bem claro que independente da sua motivação, trata-se de um direito que deve ser respeitado. E isso significa dizer que o Bradesco não pode negar a sua solicitação, exceto em algumas ocasiões, as quais iremos relatar nesse post. Muitas pessoas acabam passando por determinados problemas pelo fato de não conhecerem todas as nuances desse procedimento. E o intuito desse artigo é justamente por fim a esses erros.

Um dos agravantes desses problemas é o fato da constante aparição dos bancos digitais no mercado financeiro. As contas digitais têm sido cada vez mais sinônimo de comodismo e agilidade. Afinal de contas, todo o procedimento de abertura e encerramento de conta é realizado por intermédio de um telefone celular. Isso, de certa forma, acaba “mal acostumando” algumas pessoas, visto que os bancos tradicionais têm um procedimento completamente diferente e muito mais burocrático. Para saber mais sobre esse assunto, basta conferir esse post até o final.

Como é o procedimento para encerrar conta no Bradesco?

Antes de qualquer outra coisa, é fundamental compreender melhor essa questão. Muitos têm dúvidas de como é o procedimento para encerrar conta no Bradesco, já outros tem uma concepção errada desse processo. Por muito tempo, as instituições financeiras tradicionais foram diretamente associadas a burocracia e lentidão, afinal de contas, não era raro ter que esperar por um tempo exacerbado em uma fila para a resolução de um problema muito simples.

Relatos de pessoas que tiveram que esperar horas para cancelar a conta no Bradesco é o que não falta. Porém, mesmo com toda essa fama, algumas pessoas acabaram achando que, com o passar dos anos, essas questões foram melhorando. Aliás, com a aparição dos bancos digitais, muito mais pessoas começaram a pensar que toda essa demora passou a ser parte do passado. A realidade é que a sociedade e as instituições tendem a melhorar com a aparição de novas tecnologias e novas formas de pensar.

Notebook-e-celular-em-cima-da-mesa-1024x682 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
Tendo como referência as constantes evoluções tecnológicas, muitas pessoas acabam achando que os processos burocráticos e ultrapassados do Bradesco são, agora, parte do passado. Mas infelizmente não é o que acontece.
(Imagem: StockSnap via Pixabay)

Dentro dessa perspectiva, é realmente de se esperar que as instituições bancárias convencionais aproveitaram as novas ferramentas proporcionadas pelos bancos digitais para melhorarem os seus serviços e atendimento. Mas, infelizmente, a realidade destoa bastante dessas expectativas. O procedimento para encerrar a conta no Bradesco continua sendo o mesmo de sempre, e muitos acham os métodos bastante obsoletos, o que não é completamente mentira.

Portanto, quem acha que é possível encerrar a conta do Bradesco por intermédio da internet, assim como nos bancos digitais, está inteiramente errado. Todo o trâmite para realizar o cancelamento continua sendo o mesmo. Ou seja, ainda é extremamente burocrático e com procedimentos que devem ser seguidos à risca ou, do contrário, poderá ocasionar em algum problema na conclusão do encerramento de conta. Em outras palavras, isso quer dizer que todo o trâmite deve ser resolvido pessoalmente em uma das agências físicas da instituição.

Por que não posso cancelar a conta do Bradesco pela internet?

Até antes da aparição dos bancos digitais, essa era uma questão que não importava muito os clientes. Afinal de contas, como até então todas as instituições tinham o mesmo procedimento, não há por que questionar. Entretanto, como os bancos digitais chegaram e, junto com eles, trouxeram a possibilidade de abrir e encerrar conta com o auxílio da internet, dúvidas como essa passaram a ser comuns. De fato, se trata de uma pergunta pertinente, pois já que há instituições bancárias que oferecem esse tipo de serviço, por que o Bradesco não fornece?

A resposta, no entanto, é muito mais simples do que se pode imaginar. Muitos se apegam no fato de o Banco Central ter dado autorização para que diversas questões fossem resolvidas pela internet, inclusive o encerramento de conta-corrente. No entanto, é necessário destacar que houve uma permissão, não que isso tenha se tornado obrigatório. Em poucas palavras, quer dizer que fica a critério do próprio banco de adotar essa funcionalidade ou não. Portanto, se o Bradesco não fornece essa função, é puramente por falta de interesse em adicionar tal serviço.

Infelizmente não se dá pra fechar a conta do Bradesco pela internet, o banco não optou por isso.

Pagina-inicial-do-site-do-banco-Bradesco-1024x416 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
Diferente do que alguns pensam, o motivo de o Bradesco não ter adicionado essa facilidade em seu sistema não é por falta de permissão do Banco Central, é apenas por desinteresse.

Essa liberação dada pelo Banco Central foi direcionada a bancos cuja política era a de não possuir agências físicas, como o Inter e o Banco Original, por exemplo. No entanto, essa prerrogativa abre espaço para que até as instituições mais tradicionais aderissem a esse novo modelo. Outras pessoas até afirmam que o Bradesco não adicionou essa funcionalidade porque a permissão do BC era muito restrita. No entanto, essa é uma afirmação que não procede, tendo em vista que o BC decidiu que documentos digitalizados, para fins de operações no sistema bancário, possui o mesmo valor legal do documento de origem.

Portanto, o reconhecimento dado pelo Banco Central abre espaço para que haja uma confirmação de identidade do cliente através de fotocópias de documento e verificações de assinatura. Então, já com essas informações, é possível chegar na conclusão de que o único motivo que faz com que o Bradesco não forneça o cancelamento pela internet é por desinteresse.

A função de cancelamento por internet seria seguro?

Uma outra justificativa para que o Bradesco não tenha adicionado essa funcionalidade é porque, em teoria, essa seria uma função bastante insegura. Se for analisado de uma maneira superficial, é até possível concordar com essa afirmação. Afinal de contas, pela internet, não há como ter certeza de que o solicitante de um eventual cancelamento de conta é o real titular da conta, pois os dados poderiam ser roubados. Isso é o que muita gente pensa e utiliza como razão de o Bradesco ainda não dar a possibilidade de encerramento de conta por internet.

Cadeado-em-cima-do-notebook-1024x670 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
Apesar de alguns acharem que essa seria uma funcionalidade insegura, trata-se de um argumento infundado. Afinal de contas, muitos bancos digitais utilizam esse método e nunca tiveram problemas.
(Imagem: TheDigitalWay via Pixabay)

No entanto, basta averiguar essa situação com um pouco mais de atenção que uma afirmação dessas é facilmente derrubada. Primeiro de tudo, deve-se por em relevância que o próprio Banco Central permitiu uma funcionalidade dessas, e o BC é um órgão extremamente rígido quanto essas questões. Em suma, isso quer dizer que o BACEN analisou com muito afinco essa questão e conferiu todas as possibilidades. Não foi uma autorização dada de uma hora para outra, mas muito pelo contrário.

Portanto, o simples fato de esse órgão, que regulamenta todos os bancos vigentes no Brasil, ter aceitado uma proposta dessa, é porque é seguro. Mas como se isso já não bastasse, também é importante relatar que até o Conselho Monetário Nacional (CMN) reconheceu e autorizou os bancos a cuidarem de todo o processo por meio eletrônico. Tendo em vista a permissão de dois órgãos importantes, é possível afirmar com razão que se trata de um procedimento bastante seguro.

Por que é seguro o encerramento pela internet?

Se mesmo depois do tópico anterior você tiver dúvidas em relação ao encerramento de conta pela internet, ainda há algumas questões que podem ser levantadas para lhe convencer da segurança. E a principal delas é pelo próprio relato dado pelo Banco Central. Segundo o BC, a possibilidade de abertura remota de contas poderá dificultar ainda mais as fraudes. E isso acontece porque os meios digitais oferecem mecanismos adicionais de verificação.

Um exemplo disso é a utilização do GPS do smartphone para analisar a localização do cliente e as demais tecnologias de reconhecimento facial e de voz como instrumentos de confirmação de identidade. Ou seja, com todas essas possibilidades de confirmação, torna-se cada vez mais impossível de que os dados sejam furtados e utilizados por terceiros de forma indevida.

Homem-segurando-um-iPhone-preto-1024x682 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
Ao contrário do que muitos pensam, o procedimento de cancelamento de conta é muito mais seguro do que se pode imaginar, pois há várias tecnologias que garantem tal seguridade.
(Imagem: JESHOOTS-com via Pixabay)

Além do mais, caso o Bradesco ou qualquer outro banco resolver implementar uma ferramenta dessas, será necessário passar por algumas averiguações. O Banco Central autoriza esse tipo de serviço desde que haja um mecanismo de verificação adequado para confirmar a identidade do cliente e prevenir fraudes. Pode acontecer de, um dia, o Bradesco passar a oferecer a possibilidade de abrir e encerrar conta por meio da internet. Mas, até o momento, não é possível.

LEIA  Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Santander? Aprenda Várias Formas!

Perguntas frequentes sobre o encerramento de conta Bradesco

Além das questões que foram dissecadas anteriormente, há outras perguntas que os clientes do banco se fazem, e é essencial extirpar qualquer tipo de dúvida. Afinal de contas, muita gente deixa de cancelar a conta no Bradesco por falta de entendimento ou, às vezes, ocorre algum problema no andamento da solicitação pelo fato de não compreender completamente esse assunto. Portanto, para conferir todas as respostas, basta acompanhar os próximos tópicos.

Posso encerrar a conta Bradesco em qualquer agência?

Essa é uma das dúvidas mais comuns e que é necessário desmistificar alguns pontos. Muita gente fica postergando o cancelamento da conta por achar que esse procedimento deve ser feito na mesma agência em que se abriu a conta-corrente. No entanto, essa é uma informação cuja procedência está completamente errada. Isso quer dizer que você pode cancelar a sua conta em qualquer agência física do Bradesco, e isso acontece porque o formulário exigido para dar seguimento ao cancelamento pode ser solicitado em qualquer unidade.

Frente-espelhada-de-uma-agência-bancária-1024x682 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
O formulário que você precisa para poder encerrar a sua conta pode ser encontrado em qualquer agência do Banco. No entanto, há um detalhe que você precisa se atentar.
(Imagem: andreas160578 via Pixabay)

Em suma, isso quer dizer que caso você tenha aberto a sua conta em uma agência de São Paulo, por exemplo, é possível realizar o cancelamento em uma agência de outro estado, haja vista que o formulário de encerramento não muda de agência para agência. No entanto, caso algum funcionário se negue a oferecer esse formulário, você estará no direito de informar o caso ao Banco Central ou fazer uma reclamação no Procon, pois se trata de um direito seu e que deve ser respeitado.

Contudo, ainda é necessário ficar de olho em um pequeno detalhe. O encerramento de conta tem que ser feito em uma agência que corresponda ao segmento da sua conta. Por exemplo, se você é um cliente Bradesco Exclusive, o cancelamento deve ser solicitado em uma agência desse nicho. Do contrário, se for feito em uma agência que não atende o seu perfil, a solicitação será negada e, nesse caso, a agência estará no seu direito. Numa situação dessas, não se deve contatar o BC e tampouco o Procon.

Há um prazo para poder cancelar a conta no Bradesco?

Essa é outra dúvida que abate uma grande parte dos eventuais clientes do Bradesco. Aliás, por falta de esclarecimento, muita gente acaba procrastinando o encerramento da conta. Muitos acreditam que, para terem o direito de cancelar a conta, é necessário manter a conta ativa por um determinado período pré-estipulado. É verdade que isso até pode fazer sentindo, afinal de contas, não seria muito viável abrir uma conta para, em seguida, solicitar o encerramento. No entanto, não é bem assim que acontece.

Quando se abre uma conta-corrente no Bradesco, é necessário assinar alguns documentos. Esses documentos nada mais são do que o termo ou regulamento para os futuros correntistas. Neles, estão contidos todos os direitos e deveres e, ao lê-los, é possível constatar que não há nenhuma cláusula sequer falando a respeito desse assunto. Portanto, tendo conhecimento dessa questão, é perfeitamente factível afirmar que não há um prazo para poder solicitar o encerramento da conta no Bradesco.

Caneta-preta-em-cima-de-um-calendário-1024x682 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
Ao abrir conta no banco, é necessário assinar um termo. Entretanto, esse regulamento não diz nada sobre um tempo mínimo que se deve manter a conta antes de solicitar o encerramento.
(Imagem: webandi via Pixabay)

Em suma, quer dizer que o cliente tem total autonomia para cancelar a conta a qualquer momento, independente do tempo de relacionamento com a instituição. Dessa forma, supondo que você abriu a conta hoje, você terá total direito de cancelar a conta daqui um mês, uma semana ou após poucos dias. Entrementes, para que isso aconteça, o correntista deve estar dentro dos conformes e exigências do Bradesco para que o procedimento não seja interrompido. Falaremos mais a respeito desse assunto no decorrer desse texto.

Posso cancelar a conta no Bradesco tendo empréstimos a pagar?

Essa é uma pergunta bem interessante e algumas pessoas podem até achar que sabem a resposta, mas é preciso analisar alguns pontos. Os mais desavisados certamente responderiam que não é possível cancelar a conta no Bradesco tendo empréstimo pendente. Essa resposta certamente é motivada pelo fato de os bancos não cancelarem contas quando há alguma pendência financeira, e isso é realmente verdade.

Em síntese, isso quer dizer que se você tem faturas ou parcelamento da fatura do cartão de crédito a receber ou qualquer outra pendência financeira, o banco irá negar a sua solicitação. Toda e qualquer instituição financeira tem esse direito e, movido a isso, muitas pessoas acabam afirmando que é impossível cancelar a conta tendo empréstimo a pagar. Mas, na prática, não é bem assim, pois há algumas situações em que é possível dar continuidade a solicitação mesmo com empréstimo.

Calculadora-preta-em-cima-de-papéis-1024x603 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
Não é possível cancelar a conta no Bradesco tendo contas apagar, no entanto, há algumas alternativas para contornar essa situação e poder encerrar sua conta.
(Imagem: stevepb via Pixabay)

Caso você tenha uma pendência financeira da qual você deva arcar por um período muito elevado, há uma alternativa. Você pode tentar um acordo com o Bradesco para que o banco disponibilize o pagamento através de boleto bancário ou por intermédio do débito automático de uma outra conta-corrente. Ou, se for melhor, também é possível migrar, transferir ou portar a sua dívida para uma outra instituição bancária. É necessário adiantar, no entanto, que se trata de um procedimento ardiloso, mas a única opção para os que querem cancelar a conta.

Além do mais, também é importante ressaltar que não é dever do banco aceitar essa proposta. Portanto, o Bradesco estará livre para acatar ou não a solicitação de transferência de dívida. Por isso, indica-se dialogar a cerca desse assunto. Vale salientar que caso você tenha um bom relacionamento com o banco é mais fácil de ele aceitar essa proposta. Afinal de contas, se você sempre foi um bom pagador e foi fiel com as responsabilidades pecuniários, é provável que continue arcando com tais mesmo em outro banco.

O Bradesco cobra taxa de cancelamento?

Devido as diversas taxas que o Bradesco impõe nos seus clientes, alguns até se questionam se existe alguma taxa de cancelamento. Resumidamente falando, não existe nenhuma taxa caso o correntista resolva encerrar a sua conta, independente das circustâncias. Ainda que você tenha aberto a conta hoje, e resolva cancelar daqui a poucos dias, a instituição não tem o direito de lhe cobrar taxa de cancalemanto. Caso isso acontença, recorre aos seus direitos, pois isso não consta no documento assinado durante a abertura de conta.

O Bradesco pode cancelar a conta tendo saldo positivo?

Assim como o Bradesco não pode cancelar a conta com saldo negativo, também não será possível fazer esse procedimento caso o correntista tenha saldo. Inclusive, um dos procedimentos padrão que se pede antes de efetuar o cancelamento é justamente zerar a conta bancária. Isso quer dizer que por mais ínfimo valor que você tenha como saldo, não será possível dar continuidade ao processo. Então, se você deseja prosseguir com o cancelamento sem nenhum problema, o recomendado é ou sacar o valor ou transferir para outra conta, mesmo que seja um centavo.

Mulher-segurando-uma-moeda-de-um-real-1024x680 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
O banco Bradesco fica impossibilitado de cancelar conta quando o correntista tem saldo em conta, mesmo que seja o valor de um real ou inferior a isso.
(Imagem: joaogbjunior via Pixabay)

Entrementes, também é preciso manter atenção em uma questão. Para poder cancelar a conta, o correntista tem que regularizar todos os compromissos assumidos, bem como cheques pré-datados e débitos automáticos. Além do mais, se você tiver assinado uma cesta de serviço, tiver que pagar mensalidade, anuidade ou até taxa de manutenção de conta, será necessário deixar o valor em conta para que o valor dessas dívidas sejam quitadas.

Nessa situação, é possível que a conta seja cancelada mesmo com saldo, pois o valor será usado para arcar com as dívidas. No entanto, você deve saber que, assim que essa solicitação é feita, todas as tarifas bancárias deixam de ser cobradas. Então, caso passe um mês que você fez a solicitação e o banco quiser cobrar novas taxas, fique sabendo que não é seu dever e será necessário contactar o Banco Central ou o Procon para que todos os seus direitos de consumidor sejam preservados.

Como faço para cancelar conta conjunta do Bradesco?

Essa é uma questão bastante relativa, pois depende muito do tipo de contrato que você assinou. No entanto, a principal dúvida que as pessoas têm acerca desse assunto é se os dois titulares precisam estar juntos na hora de solicitar o encerramento, e isso também depende. Geralmente, as instituições têm no contrato de que caso as partes queiram encerrar o relacionamento com o banco, ambos titulares precisam estar presentes no momento da solicitação. No entanto, não se deve levar isso como regra.

Casal-negro-se-abraçando-1024x682 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
Esse é um ponto muito relativo, pois pode depender de contrato para contrato. Portanto, a melhor opção é você contactar a sua agência e verificar essa questão.
(Imagem: Free-Photos via Pixabay)

Como já dito, depende muito do contrato que foi feito durante a abertura de conta. Portanto, dentro dessa situação, o mais recomendado é que você ligue para o seu gerente de conta ou sua agência e questione sobre esse assunto. Pode acontecer de, no seu caso, somente a assinatura de um dos representantes ser o suficiente para dar andamento a solicitação, como também pode não acontecer. Então, para não perder a viagem, contate o Bradesco e tire a sua dúvida.

O Bradesco pode se negar a cancelar a conta?

Em algumas situações específicas, sim, o Bradesco pode se negar a cancelar a sua conta bancária. No entanto, quando isso acontece, geralmente é porque há alguma inconsistência que não permite que o encerramento tenha continuidade. Por exemplo, se você possui débito com o Bradesco, tem saldo em conta ou não seguiu à risca os demais trâmites, a instituição fica impossibilitada de cancelar a conta. Às vezes não é nem porque eles não querem, e sim porque não podem.

No entanto, o Bradesco não pode simplesmente se negar sem nenhum motivo aparente. É verdade que algumas instituições não querem perder alguns clientes, principalmente aqueles que sempre pagam as contas em dia, que usufruem bastante dos serviços ou que até façam investimentos com o banco. Afinal de contas, esse é um perfil bastante atrativo e que de certa forma gera lucro para a empresa, e perdê-lo não seria uma grande vantagem, mas muito pelo contrário.

Homem-com-polegar-para-baixo-1024x682 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
Em algumas situações o Bradesco pode negar a sua solicitação, mas sempre com um motivo aparente. Do contrário, você precisa tomar as medidas cabíveis.
(Imagem: moritz320 via Pixabay)

No entanto, mesmo não querendo encerrar esse vínculo, se o correntista solicitou, é dever da instituição respeitar a vontade do cliente, pois se trata de um dever. Então, se você teve problemas com isso, também podem procurar os órgãos responsáveis para tomar as medidas cabíveis, pois se trata de uma atitude que vai contra as regras pré-determinada pelo Banco Central. Agora que você já está um pouco mais esclarecido sobre essas questões, confira abaixo como solicitar o encerramento de conta no Bradesco.

LEIA  Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Next? Aprenda Várias Formas!

Como encerrar conta Bradesco online?

De todas as dúvidas referente a esse assunto, certamente o que mais as pessoas fazem é como encerrar a conta Bradesco online. Como já falamos no decorrer desse artigo, infelizmente a instituição não possibilita esse tipo de serviço. Porém, como é uma das dúvidas mais frequentes, é pertinente criar um tópico destinado exclusivamente para essa questão. Inclusive, ainda sobre essa dúvidas, muitas pessoas ainda ficam se perguntando como cancelar conta Bradesco pelo telefone. Mas os clientes Bradesco não são contemplados com esse direito.

Homem-com-relogio-mexendo-em-um-notebook-1024x682 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
Indiscutivelmente, a maioria das pessoas prefeririam encerrar a conta Bradesco de forma online, seja pelo telefone, celular, aplicativo, formulário online etc. Porém, até o momento, infelizmente isso não é possível.
(Imagem: Pexels via Pixabay)

Em vista disso, é entendível o motivo de algumas pessoas apontarem o Bradesco como sendo o banco mais tradicional, visto que ele não facilita nessas questões. Ademais, também é bom destacar a impossibilidade de encerrar conta Bradesco pelo app, mesmo os que optaram por abrir por intermédio desse canal. Resumidamente falando, toda e qualquer pessoa que queira encerrar a conta, deverá obrigatoriamente se dirigir até uma agência física da instituição.

Como encerrar conta Bradesco Prime?

O Bradesco possui algumas categorias de conta, como é o caso de quem é cliente Prime. É verdade que por ser uma categoria mais restritiva e segmentada, é normal que a instituição ofereça mais vantagens do que clientes varejo. Inclusive, isso até procede, visto que essa categoria detém mais benefícios do que algumas outras. E, por conta disso, é possível que você pense que o método de encerramento de conta também consta com um certo diferencial. Mas, apesar desse pensamento fazer sentido, na prática, não é bem assim que acontece.

Terno-e-gravata-azul-e-blusa-branca-1024x678 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
É até de se esperar que uma empresa maiores benefícios para os clientes que, de certa forma, dá mais lucro. Diante disso, se você é cliente segmentado, é possível que pense que o método de encerramento de conta Bradesco é mais facilitado. Mas não é bem assim que as coisas acontecem.
(Imagem: Georgex25 via Pixabay)

Isso significa dizer que, mesmo você sendo cliente Prime, será necessário se deslocar até uma agência física para dar prosseguimetno a sua solicitação. Ademais, os que também se questionam sobre como encerrar conta Bradesco Exclusive, o procedimento é mesmo. Porém, um adendo pertinetne é que o cliente segmentado deve procurar a agência adequada para realizar a solicitação. Ou seja, cliente prime só pode cancelar conta em agência prime, e cliente exclusive só pode cancelar conta em agência exclusive.

Quais documentos precisa para cancelar conta Bradesco?

Outra dúdiva bastante pertinente sobre esse assunto é quais os documentos exigidos pelo Bradesco para poder cancelar a conta. Apesar de a instituição ser bastante tradicional, nesse quesito, não há tanta complicação, visto que os únicos documentos necessários é um documento com foto, podendo ser CPF ou RG, comprovante de residência e uma carta escrita à mão (falaremos mais disso nos próximos tópicos). Caso queira ter certeza dos documentos exigidos, é possível entrar em contato com a instituição e tirar essa dúvida.

Como encerrar conta no banco Bradesco?

Como já mencionamos no começo desse artigo, o Bradesco é uma instituição bancária bastante convencional e que ainda não se atualizou nos moldes em que a sociedade moderna requer. Portanto, não é possível realizar essa solicitação por meio da internet, mas todo trâmite deve ser resolvido junto à uma agência física. Mas, antes de tudo, é necessário organizar alguns documentos para poder dar seguimento na solicitação para encerramento de conta.

Essa questão, no entanto, não é tão complexa, pois o único requerido é um documento com foto para comprovar a identidade do titular da conta, e você pode escolher entre o RG e a CNH. Tendo um desses documentos em mãos, o passo seguinte é se preparar para fazer uma solicitação formal escrito à mão. Sim, por mais incrível e retrógado que pareça, para cancelar conta no Bradesco é necessário realizar uma petição por escrito, ou seja, uma carta escrita à mão. Porém, para facilitar um pouco mais essa questão, iremos deixar um modelo de carta que você pode utilizar para dar seguimento ao procedimento.

Carta-escrita-à-mão-e-uma-caneta-de-pena-1024x682 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
Muita gente tem dificuldade ao escrever a carta à mão. Mas, para facilitar, deixaremos um modelo que você pode seguir no próximo tópico.
(Imagem: Bru-nO via Pixabay)

Já com o pedido formal e os documentos em mãos, basta se dirigir a agência do banco mais próxima e solicitar o cancelamento da conta-corrente no Bradesco. Assim que fizer isso, basta entregar a carta e os devidos documentos de identificação. Após isso, o banco irá emitir um protocolo junto com o demonstrativo das obrigações que você deve ter para que o cancelamento seja efetivado sem nenhum problema. Nesse ínterim, é importante você se atentar a algumas coisas.

Para evitar que futuros problemas ocorram, o recomendado é que você exija antes de ir embora um recibo ou cópia da carta feita à mão para poder comprovar que o pedido de cancelamento de conta foi feito. Essa exigência é necessária para que você se resguarde de eventuais cobranças futuras indevidas, uma vez que com esses documentos é possível comprovar de que já havia uma solicitação de encerramento em andamento.

Como dito anteriormente, quando feito essa solicitação, as tarifas bancárias devem deixar de serem cobradas, exceto os devidos juros e imposto como o IOF. Mas, caso isso não ocorra, os comprovantes conseguem manter a situação a seu favor. Depois de seguir esses passos, a conta no Bradesco já estará em processo de cancelamento, e recomenda-se que você não utilize a conta para receber transferências ou utilizar o cartão de crédito, pois esses feitos podem impossibilitar a efetuação da solicitação.

Homem-colocando-cartão-de-crédito-na-maquininha-1024x682 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
Para evitar problemas no andamento do cancelamento de conta, recomenda-se que você deixe de utilizar o cartão de crédito durante e depois desse procedimento.
(Imagem: AhmadArdity via Pixabay)

Outro detalhe que deve ter a sua atenção é que de acordo com as normas estabelecidas pelo Banco Central, toda instituição bancária tem o dever de encerrar a conta em no máximo 30 dias. No entanto, caso já tenha passado esse tempo e a sua conta ainda não tenha sido encerrada, recomendamos que você contate o Banco Central e abra uma reclamação. Além do mais, o Bradesco tem a obrigação de informar a consumação do cancelamento, seja por carta, e-mail ou telefone.

Como encerrar conta Bradesco na pandemia?

Uma dúvida que surgiu recentemente na cabeça de algumas pessoas é sobre como ficou o procedimento de encerramento de conta Bradesco durante a pandemia. Afinal de contas, com toda essa preocupação de distanciamento social e de só sair de casa quando extremamente necessário, muitas empresas se reinvetaram para proporcionar maior segurança aos seus clientes. E como o Bradesco só possibilitava encerramento presencial, muitas pessoas acharam que, com o agravamento da pandemia, alguma solução iria ser encontrada.

Mulher-usando-mascara-cirurgica-1024x682 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
A pandemia obrigou muitas empresas a se reinventarem e se adequar ao novo normal. No entanto, em algumas questões, o Bradesco não reformulou os seus protocolos de segurança.
(Imagem: coyot via Pixabay)

Mas, infelizmente, para encerrar conta Bradesco durante a pandemia, o correntista deverá necessariamente se deslocar até uma agência física e fazer a solicitação. Sem dúvidas esse não seria o procedimento mais recomendável, mas como essa é aúnica escolha, o correntista terá de se expor a esse risco que, honestamente, poderia ser evitado. Afinal de contas, exemplos de instituições financeiras que oferecem cancelamento online é o que não falta, e não é à toa que o Bradesco tem sido bastante criticado por tomar essa posição.

Atualmente, o Bradesco é um dos poucos bancos tradicionais que obrigam o correntista a se dirigir a uma agência física para realizar esse procedimento. Ou seja, isso denota apenas o desinteresse de a instituição investir em um formulário online para cancelamento de conta, por exemplo. Esse seria o momento ideal para trazer esse tipo de inovação, principalmente por visar pela segurança dos clientes, mas até agora o Bradesco não se pronunciou acerca desse assunto.

Modelo de carta para encerrar conta no Bradesco

Como é necessário escrever uma carta à mão para formalizar a solicitação, algumas pessoas têm um bloqueio para redigir a missiva. No entanto, para reduzir esses problemas, há alguns modelos que você pode seguir, e é o que iremos mostrar a seguir. Mas, antes disso, é necessário salientar que a carta deve ser à mão, não podendo ser datilografada ou impressa, pois perde credibilidade. Sem mais delongas, confira o modelo abaixo.

SOLICITAÇÃO DE ENCERRAMENTO DE CONTA

Senhor(a) Gerente do Banco Bradesco
Agência (número da sua agência)

Ref. Pedido de Encerramento de Conta

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado(a) à (rua), nº (informar) – (bairro), CEP (informar), na cidade de (município) – (UF), venho, por meio desta, solicitar o encerramento de minha conta (corrente ou poupança) nº (informar) que mantenho junto a esta instituição financeira. Entrego nesta oportunidade as folhas de cheque restantes, de nº (informar) até (informar) e o cartão magnético. A conta mencionada atualmente se encontra com saldo positivo de R$ X.XXX,XX (valor por extenso), quantia esta suficiente para cobrir o pagamento dos cheques nº (informar) e (informar), que ainda não foram compensados, assim como as próximas despesas de manutenção da conta.

Informo que todos os cheques anteriores já foram devidamente compensados ou inutilizados. Dessa forma, assim que os cheques restantes forem devidamente compensados, minha conta deverá ser encerrada me sendo disponibilizado para saque o saldo restante.

LEIA  Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Agibank? Aprenda Várias Formas!

Termo em que,

Pede deferimento.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome)

Esse é um modelo que você pode seguir, e vale destacar que não há um modelo oficial. Portanto, sinta-se livre para fazer qualquer alteração que você julgar necessário, só não deixe de fazer a sua assinatura ao final da carta.

Quais cuidados preciso tomar ao solicitar o cancelamento da conta Bradesco?

No tópico anterior, você pôde aprender como realizar o cancelamento da conta. No entanto, antes de encerrar uma conta bancária no Bradesco, é preciso se atentar a alguns detalhes. É importante se manter atento nessas questões pois qualquer inconsistência é um motivo para que o banco se recuse a efetuar a sua solicitação, e certamente você não quer isso. Sem mais delongas, confira quais cuidados devem ser tomados logo abaixo.

Cuidado com os cheques

O principal cuidado que você tomar é em relação aos cheques, pois há uma questão que pode gerar uma implicância no seu nome caso você não tenha se atentado. Como você pôde perceber, no modelo de carta para encerrar a conta, cita-se que os cheques já foram compensados ou inutilizados, e isso realmente deve ser feito. Não deixe de conferir se há cheques a serem compensados, pois se houver, o seu nome poderá ser incluso no Cadastro de emitentes de Cheques sem Fundos, o CCF.

Mulher-assinando-cheques-1024x680 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
Esse é um ponto do qual você deve manter muita atenção, pois senão pode acontecer de você ficar com o nome restrito por entrar no CCF.
(Imagem: 5317367 via Pixabay)

Portanto, para evitar esse tipo de problema no seu cadastro, averigue se todos os cheques já foram devidamente compensados. Além do mais, se há algum cheque pré-datado, uma boa solução é deixar saldo suficiente na conta para cobrir o pagamento. E se você tem em mãos algum cheque em mãos que não foi usado, não deixe de inutilizar, pois sem isso não é possível dar prosseguimento a solicitação.

Débito em conta

Já mencionamos que se você tiver qualquer valor em conta, o Bradesco irá se negar a cancelar a sua conta. Portanto, antes de dar início a esse procedimento, é necessário transferir o valor, mas com um certo porém. O banco pode cobrar uma tarifa proporcional ao tempo de utilização da conta no mês decorrente da solicitação. Portanto, averigue essa questão com o banco e deixe um saldo em conta com o valor necessário para arcar com essas despesas, se houver.

Calculadora-em-cima-de-dinheiro-1024x682 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
Caso você tenha que pagar uma tarifa referente ao tempo de utilização, o valor poderá ser deixado na conta. Nessa situação, não haverá impedimento para que o Bradesco encerre sua conta, pois o valor será debitado automaticamente para quitação de dívida.
(Imagem: Bru-nO via Pixabay)

Nessa situação, o banco não poderá se negar a efetuar o cancelamento, pois o valor que estará em conta será apenas para arcar com as taxas bancárias. Além do mais, outro detalhe que você precisa se atentar é de cancelar todos os débitos automáticos, pois caso não faça, também poderá gerar complicações para o seu nome.

Cheque especial

Em relação ao cheque especial, o recomendado é que você evite utilizá-lo pelo menos a partir do mês anterior em que você deseja solicitar o encerramento da conta no Bradesco. Isso é importante porque acaba evitando que o banco cobre juros e IOF após você retirar todo o saldo em conta. No entanto, se isso não for possível, lembre-se de deixar saldo suficiente na conta para arcar com tais despesas.

Investimento

O Bradesco oferece algumas possibilidades de investimentos, e é possível que você tenha aproveitado dessa oportunidade. Se esse é o seu caso, também é importante ter um certo cuidado em relação a esse assunto. Dentre as opções de financiamentos, há alguns com CDB ou fundo de investimento. Portanto, anterior a cancelar a sua conta, é inteligente retirar todos os seus aportes, independente de qual tipo de investimento você escolheu fazer com a instituição.

Tela-de-um-Home-Broker-1024x682 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
Para evitar perder os seus aportes, recomenda-se que você retire todos os seus investimentos antes de encerrar conta no Bradesco.
(Imagem: AhmadArdity via Pixabay)

Entretanto, dentre todas as opções, há também a possibilidade de realizar aplicações em previdência privada. Se é esse o investimento que você fez, é possível tentar realizar novas contribuições por intermédio de um boleto bancário. Ou, caso prefira, você também pode tentar portar a dívida para uma outra instituição. E para fazer isso, basta entrar em contato com o banco.

Programa de relacionamento

É normal dos bancos ou dos cartões de crédito oferecer um programa de relacionamento. Esses programas consistem basicamente em, a cada valor gastado, você resgata pontos, e esses pontos podem ser trocados por mercadorias ou outros benefícios. Porém, ao cancelar a conta, todos esses pontos se perdem. Por isso, antes de encerrar a conta no Bradesco, pode ser interessante resgatar os seus pontos e aproveitar os benefícios. Esse não é uma questão que impedirá que a sua conta seja encerrada, mas é bom se atentar.

É possível cancelar o cartão do Bradesco?

É possível que você goste dos serviços que o Bradesco ofereça e, por isso, não queira encerrar a conta, mas somente o seu cartão. Se essa é a sua intenção, saiba que é perfeitamente possível e, diferente do processo para encerrar a conta, esse não é tão tradicional. Com isso, queremos dizer que não é necessário ir até uma agência física para poder dar início a esse procedimento, pois ele pode ser feito por intermédio do telefone celular ou com o auxílio da internet.

Há um ponto que também precisa ser destacado. Muitos clientes acabam achando que esse encerramento não pode ser feito caso haja alguma pendência de pagamento, como parcelamentos. E esse é um raciocínio que até tem sentido. Afinal de contas, se não é possível encerrar a conta-corrente em débito, por que seria possível cancelar o cartão estando em pendência com o banco? No entanto, a resposta para essa pergunta é bem simples. Ainda que o cartão seja cancelado, as parcelas continuarão chegando na conta-corrente, evitando, assim, inadimplência.

Cartões-de-crédito-dentro-da-carteira-1024x768 Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas! Banco Bradesco
Diferente do que se pode imaginar, é possível cancelar o cartão mesmo tendo débitos a receber. Portanto, não é necessário adiar o encerramento do cartão até que todas as parcelas da sua fatura sejam pagas, por exemplo.
(Imagem: lcb via Pixabay)

Também é necessário saber que é possível cancelar só uma função específica como também o cartão por completo. Ou seja, se você quiser encerrar a função crédito ou a função débito, é possível, basta solicitar no momento do atendimento. Porém, se houver o cancelamento da função crédito, e depois quiser voltar a ter o cartão, terá que solicitar uma nova proposta de outro cartão. Como consequência, estará sujeito a uma outra análise de crédito.

Então, mesmo com compras parceladas ou pendências de pagamento, as suas faturas continuarão chegando normalmente até a quitação completa das parcelas. Além disso, vale esclarecer que as parcelas da fatura não serão adiantadas assim que houver o cancelamento. Agora que você compreende melhor essa questão, pode acompanhar com mais detalhes sobre como cancelar o cartão do Bradesco.

Como cancelar o cartão do Bradesco?

Como já mencionado, o meio de realizar esse procedimento não é tão burocrático e é muito mais cômodo, pois é possível solicitar o cancelamento tanto por telefone, pelo fone fácil ou pela internet. Sabendo disso, é válido esclarecer que esses são os únicos três meios para conseguir esse feito, e explicaremos tudo nesse artigo para evitar qualquer tipo de dúvida, basta conferir os próximos tópicos.

Pelo telefone

O cancelamento do cartão do Bradesco pelo telefone é vantajoso para uma grande parcela de pessoas, haja vista que ele é mais cômodo do que se dirigir até uma agência física. Basta solicitar pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), também chamado de “Alô Bradesco”. Esse serviço é recomendado porque ele funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, fora o fato de ser um atendimento gratuito. Os números que você deve ligar são:

  • Cartões Visa e MasterCard: 0800 727 9988 ou;
  • Cartões de crédito e de compra American Express: 0800 721 1188.

Esses são pontos de atendimentos dedicados a realizar cancelamentos do cartão. Portanto, se você tem certeza de que é isso que deseja, basta ligar para um dos telefones citados acima. Contudo, não deixe de ligar para o telefone numérico do qual você se encaixe, pois de nada adianta você ligar para o número que trata de cartões Visa e MasterCard se você quer encerrar um American Express.

Fone Fácil

O Fone Fácil, como o próprio nome já sugestiona, trata-se de uma iniciativa advinda do Bradesco cujo principal intuito é de facilitar alguns serviços. Através do Fone Fácil, é possível acessar a conta para adquirir produtos ou fazer transações de qualquer lugar e a qualquer hora. E, nesse caso, também é possível encerrar o seu cartão do Bradesco, e para realizar esse procedimento, é só ligar para um dos seguintes números:

  • Capitais ou regiões metropolitanas: 4002 0022;
  • Demais regiões: 0800 570 0022 ou;
  • Deficientes auditivos e fala: 0800 722 0099.

Você também deve ficar atento ao horário de atendimento do Fone Fácil, que é de segunda à sexta-feira das 09h às 21h e aos sábados das 09h às 15h. Fique sabendo também que ao cancelar o cartão Bradesco, todos os cartões adicionais também serão encerrados, uma vez que eles são dependentes do titular.

Internet

A internet é um dos meios mais democráticos para poder realizar esse tipo de serviço, uma vez que ele está disponível 24h por dia e 7 dias por semana. Se você costuma ter uma rotina pesada e não dispõe tempo para contatar o Bradesco por telefone, então essa é a sua melhor opção. Portanto, em caso de furto, roubo ou extravio, basta acessar a página de cancelamento de cartão Bradesco, logar com as suas informações e ir em “cancelar cartão de crédito”.

E essa são todas as informações que você precisa saber acerca desse assunto. Se gostou desse artigo, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais para que outras pessoas também possam ter acesso a todas essas informações. No mais, se tiver qualquer outra dúvida, basta utilizar o espaço de comentários. Nos vemos na próxima!

3 Comentários Em: “Como Cancelar / Encerrar / Fechar Conta no Bradesco? Aprenda Várias Formas!

  1. O Bradesco não permite cancelar a conta pela internet, só indo em uma agência física mesmo… Até dá pra cancelar pela internet a conta no Bradesco, se você tiver feito a abertura dela pelo APP do Bradesco. Acontece que muito pouca pessoa abriu conta por esse meio… Não vejo a hora deles se atualizarem, e permitirem o cancelamento de conta do Bradesco pela internet nessa pandemia… eles fazem isso pra não perder o fluxo de clientes na agência, só pode… e com isso expõe as pessoas a insegurança sanitária… vai entender.

  2. Obrigado pela publicacao. Inacreditavel que em plena pandemia nao deixem cancelar contas pela internet. Bradesco nunca mais. Lixo.

Deixe um comentário sobre esta matéria